quarta-feira, 1 de julho de 2015

ETAPA LOCAL DA 1* CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICA INDIGENISTA DO POVO POTIGUARA DA PARAÍBA

"A realização da 1ª Conferencia Nacional de Política Indigenista representa para nosso povo o fortalecimento do nosso território e da nossa cultura."
                                                                                         Lideranças Potiguara

Lideranças Potiguara e Paceiros 
A etapa Local da Primeira Conferencia Nacional de Politica Indigenista dos Índios Potiguara da Paraíba foi realizada do dia 17 ao dia 18 de junho de 2015, no tubarão club, Baia da Traição/PB, com um público de aproximadamente 300 participantes Indígenas Potiguara da Paraíba.       
Momentos da Conferencia 
                                                                                                                                            Principais temas da etapa local: Povos Indígenas, Desenvolvimento Sustentável de Terras e Povo indígenas, Diversidade Cultural e Pluralidade Étnica no Brasil, Direitos Individuais e Coletivos dos Povos Indígenas, Direito à memória e à Verdade, Autodeterminação, Participação Social e o Direito à Consulta, Política de saúde e educação para os povos indígenas.   Todos os palestrantes estão de parabéns, pois todos os temas administrados foram muito importante para nós Potiguara da Paraíba.   Agradecemos a todos parentes e parceiros que participaram de nossa conferência, que teve como objetivo maior buscar melhorias em todas as áreas para nosso povo.
Mesa temática
Após um longo processo de debate, construção coletiva e participativa, entre as organizações indígenas, entidades sociais e instituições públicas locais, a etapa local da Conferência Nacional de Política Indigenista que traz como tema, "A relação do Estado Brasileiro com os Povos Indígenas no Brasil sob o paradigma da Constituição de 1988", programada para ocorrer no mês de novembro de 2015.  

A Conferência, convocada pela Presidência da República por meio do Decreto 24 de Julho de 2014, tem como objetivos avaliar a ação indigenista do País, bem como reafirmar as garantias reconhecidas aos povos indígenas e propor diretrizes para a construção e consolidação da política nacional indigenista. A Fundação Nacional do Índio (Funai), a partir da composição de uma comissão organizadora formada pelas organizações indígenas, entidades sociais e órgãos públicos, é a executora da ação em todas as regiões do Brasil por meio das Coordenações Regionais.
PROGRAMAÇÃO DIA 16/06/2015 08:00 h - Chegada dos participantes e credenciamento 9h30min - Ritual do Toré 12:00h - Almoço Cerimonialista Josafá Padilha 14:00h - Mesa de abertura 15:00h - Filme - Índio Cidadão 15:30min - 16:30h - Roda de conversa sobre o histórico e objetivo da conferência - Capitão Potiguara (Representante indígena da CNPI - Comissão Nacional de Política Indigenista) 16:00 h - Mesa temática : Territorialidade e o Direito Territorial dos Povos Indígenas - Fábio Moura (Professor da UFPB) e Sandro Gomes Barbosa (Cacique Geral Potiguara) - Coordenação - Josafá Padilha 16h:30min - Debate 16h:50min - Grupos de Trabalho 17h:50min - Lanche 
18:00 - Encerramento
Realização/Organização
Fundação Nacional do Índio e Povo Potiguara da Paraiba

Fotos e texto: Índios Potiguara da Paraíba em Foco
Genildo Avelar Cardoso


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!