quinta-feira, 27 de março de 2014

DSEI Potiguara realiza capacitação para Agentes Indígenas de Saneamento



O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara promove, entre os dias 4 e 8, mais uma capacitação aos Agentes Indígenas de Saneamento (AISAN) junto às Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI) da região. Ao todo, são 48 AISAN divididos em três turmas, sendo que o curso já foi realizado em duas turmas durante o mês de outubro. O evento acontece na sede do DSEI, em João Pessoa (PB), e tem como objetivo orientar os 48 AISAN na promoção da educação ambiental e mobilização social.

Segundo o chefe do Serviço de Edificação e Saneamento Ambiental Indígena (Sesani), Djalma de Brito Quirino, a capacitação está sendo realizada em parceria com o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). “Os instrutores que vieram ministrar o curso são do DSEI Pernambuco e abordam temas como: Resíduos sólidos; Qualidade da água no sistema de abastecimento da comunidade; Conhecer as formas de mobilização comunitária; e Atividades dos AISAN”, detalha.

De acordo com a engenheira civil do DSEI Potiguara, Kaline de Almeida, as aulas foram divididas em teórica e prática. “Pela manhã, os participantes aprendem a teoria e, no período da tarde, eles praticam nas aldeias e nas escolas. Dessa forma tem sido muito positivo, porque dá uma injeção de ânimo aos participantes. Melhor ainda tem sido para os agentes recém-contratados que ainda não passaram por capacitação. É sempre bom ter cursos no DSEI”, finaliza.


Por Vivianne Paixão

terça-feira, 25 de março de 2014

Jogos Indígenas 2014 é lançado oficialmente em Rio Tinto, no Litoral Norte da PB

"As modalidades a serem disputadas são: futebol, futsal, mini maratona, arco e flecha, canoagem, corrida do toro e arremesso de lança e cabo de guerra."
  •    

Foi lançada nesta quinta feira (20) a edição de 2014 dos Jogos Indígenas da Paraíba. O evento, que é realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) em parceria com as prefeituras de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, está marcado para acontecer entre os dias 26 e 29 de abril, na aldeia Jaraguá.
No lançamento onde o ginásio ficou lotado, os caciques representantes das 30 tribos que irão participar dos Jogos, fizeram atividades ligadas à cultura potiguara, típica da região e ainda uma apresentação alusiva ao esporte como também a dança do toré. “É típica do povo indígena a dança do toré e serve também para cultivar a cultura local”, disse a prefeita de Rio Tinto, Dudú de Brizola.
O secretário executivo de juventude, esporte e lazer, José Marco, reafirmou que é a terceira edição consecutiva dos Jogos Indígenas e ressaltou o engrandecimento do esporte na Paraíba. “Há três anos que o Governo do Estado realiza esses Jogos e isso mostra o comprometimento com o esporte em todos os segmentos da sociedade”, frisou.
Participaram da solenidade de lançamento dos Jogos Indígenas 2014, os prefeitos Manoel Messias e Dudú de Brizola, representando Baía da Traição e Rio Tinto, respectivamente, além de Lili, vice prefeita de Marcação e o executivo da Sejel, José Marco.
Modalidades - As modalidades a serem disputadas são: futebol, futsal, mini maratona, arco e flecha, canoagem, corrida do toro e arremesso de lança e cabo de guerra.
Fonte: PBVALE Da redação, com informações da Assessoria

Representantes de 30 Aldeias participam do lançamento dos Jogos Indígenas 2014

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), lançou, nessa quinta feira (20), no Ginásio ‘Fernandão’, em Rio Tinto, a edição de 2014 dos Jogos Indígenas da Paraíba. O evento, que é realizado em parceria com as prefeituras de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição, acontece entre os dias 26 e 29 de abril, na aldeia Jaraguá (Rio Tinto).
Durante a solenidade, os caciques, representantes das 30 Aldeias que irão participar dos Jogos, promoveram atividades ligadas à cultura Potiguara, típica da região, e ainda uma apresentação do Toré. “A dança expressa a força da cultura local”, disse a prefeita de Rio Tinto, Dudu de Brizola.
O secretário Executivo da Sejel, José Marco, destacou que esta é a terceira edição consecutiva dos Jogos Indígenas e ressaltou o engrandecimento do esporte na Paraíba. “Há três anos que o Governo do Estado realiza esses Jogos e isso mostra o compromisso com o esporte em todos os segmentos da sociedade”, frisou José Marco. As modalidades que serão disputadas são futebol, futsal, mini maratona, arco e flecha, canoagem, corrida do toro, arremesso de lança e cabo de guerra.
Também participaram da cerimônia, o prefeito Manoel Messias, da Baía da Traição; e a vice-prefeita de Marcação, Eliselma de Oliveira (Lili).

Governo realiza mais uma edição dos Jogos Indígenas









O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), confirmou nesta quarta feira (12) a realização de mais uma edição dos Jogos Indígenas. Neste ano, o evento vai acontecer na aldeia Jaraguá, localizada no município de Rio Tinto, entre os dias 24 e 28 de abril. As modalidades oferecidas são: arco e flecha, canoagem, corrida do toro, futebol de campo, mini maratona, futsal e cabo de guerra.
A expectativa é que mais de 500 indígenas de 42 Aldeias dos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição participem dos Jogos que serão realizados pelo terceiro ano consecutivo. “Pela terceira vez consecutiva, o Governo do Estado realizará um evento esportivo destinado aos índios. A expectativa é que mais de 500 representantes de várias tribos marquem presença”, disse o coordenador José Hugo.
O secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira, afirmou que o Governo tem o compromisso de apoiar o esporte em todos os segmentos da sociedade. “Realizar mais uma edição dos Jogos Indígenas demonstra a preocupação de movimentar o esporte nos diversos segmentos. A cada ano, aumenta o número de participantes e isso traz empolgação para investir em eventos como este”, destacou Tibério.
Os Jogos Indígenas da Paraíba são organizados pelo Governo do Estado por meio da Sejel. O evento conta com o apoio das prefeituras de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição.
Fonte:http://www.paraiba.pb.gov.br/