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PRESIDENTE: Genildo Avelar Cardoso
Telefone: (83) 991394891
Aldeia Indígena Potiguara Carneira, 001 - Zona Rural - Marcação/PB
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Regimento do CLSI - Conselho Local de Saúde Indígena Potiguara Polo Base Marcação
CONSELHO LOCAL DE SAÚDE
INDÍGENA POLO BASE MARCAÇÃO - PB
REGIMENTO
INTERNO DO CONSELHO LOCAL DE SAÚDE INDÍGENA POTIGUARA – CLSI
CAPÍTULO I
DA NATUREZA E FINALIDADE
Art. 1º
O presente instrumento regulamenta as atividades e atribuições do Conselho Local
de Saúde Indígena – CLSI do Polo Base de Marcação , criado
em consonância com as propostas, diretrizes e políticas estabelecidas pela Lei
nº 9.836, de 23 de setembro de 1999, que dispõe sobre o Subsistema de Atenção à
Saúde Indígena do SUS (SASISUS), instituído nos termos da Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990 e da Resolução nº 453,CNS/MS de 10 de maio de 2012, e
pela Portaria nº 755, de 18 de abril de 2012, sendo um órgão colegiado, consultivo,
propositivo e de natureza permanente para o exercício de controle social das
ações de saúde indígena no âmbito das Aldeias/Comunidades Indígenas Potiguara,
vinculado jurídica e administrativamente ao Polo Base Marcação. do Distrito
Sanitário Especial Indígena Potiguara, sediado em Avenida Epitácio Pessoa, S/N,
Tambauzinho, João Pessoa – PB.
CAPÍTULO II
DAS COMPETÊNCIAS
Art. 2°
Compete ao Conselho Local de Saúde Indígena – CLSI Polo Base Marcação:
I – Manifestar-se sobre as ações e os serviços
de atenção à saúde indígena necessários à respectiva comunidade;
II – Acompanhar e avaliar a execução das ações
de atenção à saúde indígena na respectiva comunidade;
III – Eleger os Conselheiros representantes das
comunidades indígenas para integrarem o respectivo Conselho Distrital de Saúde
Indígena – Condisi, bem como para o Conselho Municipal de Saúde e Conselho Estadual
de Saúde, conforme o caso;
IV – Fazer recomendações ao Condisi por
intermédio dos Conselheiros eleitos.
V – Aprovar ou modificar o presente regimento
interno, com suas normas de organização e funcionamento, adequando-o sempre que
houver necessidade as deliberações delegadas pela legislação e de suas
instâncias superiores e em reunião ordinária convocada para esta finalidade;
VI – Manifestar-se sobre assuntos de sua
competência, principalmente, os casos omissos a este Regimento.
CAPÍTULO III
DA COMPOSIÇÃO
Art. 3°
A composição do Conselho Local de Saúde Indígena do Polo Base Marcação – CLSI
PB Marcação deverá ser constituída pelos Caciques das Aldeias, membros das comunidades indígena e urbana, observando
a organização local de cada povo indígena, composto por 58 membros,
distribuídos conforme os seguintes critérios:
I – Por aldeias.
a)
Aldeia Jacaré de São Domingos.
b)
Aldeia Lagoa Grande.
c)
Aldeia Três rios.
d)
Aldeia Ybykuara.
e)
Aldeia Brejinho.
f)
Aldeia Carneira.
g)
Aldeia Jacaré de Cesar.
h)
Aldeia Caeira.
i)
Aldeia Tramataia.
j)
Aldeia Camurupim.
k)
Aldeia Coquerinho.
l)
Aldeia Estiva Velha.
m)
Aldeia Grupiuna.
n)
Aldeia Val.
o)
Aldeia Candidos.
p)
Caciques.
q)
Urbana.
Art. 4º
A distribuição das vagas deverá obedecer à ordem que segue:
a)
Aldeia Jacaré de São Domingos - 04
b)
Aldeia Lagoa Grande - 04
c)
Aldeia Três rios - 04
d)
Aldeia Ybykuara - 02
e)
Aldeia
Brejinho - 02
f)
Aldeia Carneira - 02
g)
Aldeia Jacaré de Cesar - 02
h)
Aldeia Caeira - 02
i)
Aldeia Tramataia - 06
j)
Aldeia Camurupim - 04
k)
Aldeia Coquerinho - 02
l)
Aldeia Estiva Velha - 02
m)
Aldeia Candidos - 02
n)
Aldeia Val - 02
o)
Aldeia Grupiuna– 02
p)
Caciques – 15
q)
Urbana - 01
Art. 5º
A cada Conselheiro titular corresponderá um suplente que o representará em seu
afastamento e impedimento legal junto ao Conselho Local de Saúde Indígena. Os
membros suplentes poderão participar das reuniões do Conselho apenas com
direito a voz, e na ausência dos membros titulares, substituirão estes, com
direito a voto, sendo vetado o voto por procuração.
Art. 6º Os indígenas da comunidade poderão
participar das reuniões, somente com direito a voz.
CAPÍTULO IV
DOS CONSELHEIROS
Art. 7º
Aos Conselheiros Locais de Saúde Indígena compete:
I – Zelar pelo bom andamento das reuniões
plenárias e total desenvolvimento das atividades do Conselho;
II – Propor, considerar e relatar nos prazos preestabelecidos,
matérias, recomendações, propostas sobre assuntos de interesse da saúde, dando
ciência e consultando a comunidade sobre as deliberações, podendo estas ser
alteradas ou não, de acordo com discussões na comunidade indígena, para
posterior aprovação pela plenária do CLSI,
III – Acompanhar, verificar e supervisionar o
funcionamento dos serviços de saúde no âmbito das Aldeias, Polos-Base e das
Casas de à Saúde do Índio, quando for o caso, dando ciência a comunidade e a
plenária do CLSI;
IV – Representar o CLSI em suas relações
internas e externas, quando indicado pelo
Presidente do CONDISI, com anuência do Presidente do CLSI;
V – Assinar as atas das reuniões do CLSI;
VI – Desempenhar outras atribuições do Conselho
delegadas pelo Presidente do CLSI e aprovadas pela plenária;
Art. 8º As comunidades indígenas formalizarão a
Secretaria do Conselho Local de Saúde Indígena – CLSI os
seus representantes, por meio de carta, na condição de titulares e suplentes, e
estes participarão do pleito onde serão eleitos dentro dos membros indicados pelo
Presidente e o Vice-Presidente para a condução e realização dos trabalhos
necessários ao alcance dos objetivos do CLSI;
Art. 9º As funções de Conselheiros não serão
remuneradas, mas consideradas de relevância pública e, portanto, garante sua
dispensa do trabalho sem prejuízo para o Conselheiro, durante o período das
reuniões, capacitações e ações específicas do Conselho.
CAPÍTULO V
DO MANDATO
Art. 10º
A Presidência e a Vice-Presidência do CLSI serão exercidas por Conselheiros
eleitos para tal dentre os demais membros indicados pelas comunidades
indígenas:
I - A eleição do Presidente e Vice-Presidente
deverá ocorrer na reunião ordinária anterior ao término do mandato;
II - O mandato do Presidente, Vice-Presidente
será de 2 (dois) anos, com direito a 1 (uma) reeleição, por igual período;
III – O
mandato dos Conselheiros terá duração de 2 (dois) anos, podendo estes serem
reconduzidos, a critérios de suas
respectivas comunidades indígenas, por igual período, porém, sendo renovado 30%
do colegiado;
IV - Os membros do Conselho Local tomam posse
perante o Presidente do CLSI, e o Presidente e Vice-Presidente perante o Chefe
do Dsei e o Presidente do Condisi, mediante assinatura de termo de posse em
livro próprio;
V – Para concorrer a Presidente e
Vice-Presidente os candidatos devem ser membros do Conselho Local de Saúde
Indígena – CLSI.
Parágrafo Único. Ao Vice-Presidente, compete
substituir o Presidente nos seus afastamentos ou impedimentos legais e em caso
de ausência de ambos será convocada nova eleição no prazo de 8 (oito) dias
úteis.
CAPÍTULO VI
DA ORGANIZAÇÃO E
FUNCIONAMENTO
Art. 11.
O Conselho Local de Saúde Indígena do Polo Base Marcação – CLSI terá a seguinte
estrutura organizacional:
I – Plenária;
II – Presidência;
III – Secretaria.
Seção I
DA PLENÁRIA
Art. 12.
A reunião plenária é o órgão máximo do Conselho Local de Saúde Indígena - CLSI,
de deliberação plena e conclusiva sobre todos os assuntos a ela submetidos,
formados pelos Conselheiros Locais no
exercício pleno de seus mandatos;
Art. 13. O Conselho Local reunir-se-á
ordinariamente, quadrimestralmente (3 reuniões anuais),
conforme calendário aprovado na última reunião plenária do ano, observando
organização e costumes de cada comunidade indígena;
Art. 14. As reuniões extraordinárias devem
ocorrer para tratar de matérias especiais e urgentes, quando convocadas pelo
Presidente ou por requerimento da maioria simples de seus membros, ou seja, 50%
(cinquenta por cento) e mais 1 (um) membro e deverá seguir rigorosamente a
pauta que deu origem a sua convocação, verificado o quórum mínimo no início da
sessão, por meio da assinatura dos Conselheiros na lista de presença
Art. 15. Todas as reuniões ordinárias do CLSI,
serão convocadas com antecedência mínima de 10 (dez) dias úteis e a convocação
das reuniões extraordinárias, será com antecedência mínima de 48 (quarenta e
oito) horas, conforme necessidade;
Art. 16.
As reuniões do CLSI serão conduzidas pelo Presidente e, na ausência
deste pelo Vice-Presidente e na hipótese de ausência destes, e quando de
convocação por maioria simples dos membros, por conselheiro escolhido pelos
membros especialmente para presidir a reunião;
Art. 17. A sequência de trabalhos da reunião
plenária será a seguinte:
I – Leitura, votação e aprovação da ata da
reunião anterior;
II – Leitura dos despachos de expedientes pelo
Secretário;
III – Discussão e votação de relatórios,
pareceres e recomendações;
IV - Escolha e designação dos relatores, bem
como, a distribuição de tarefas e matérias para relatoria pelos Conselheiros;
V – Organização da pauta da reunião posterior;
VI – Assuntos diversos.
Seção II
DA PRESIDÊNCIA
Art. 18.
Ao Presidente do Conselho Local de Saúde Indígena do Polo Base Marcação - CLSI
compete:
I – Convocar, instalar, presidir, organizar a
pauta e a ordem dos trabalhos da reunião plenária;
II – Representar o Conselho em suas relações
internas e externas, ou designar um membro para tal, com aprovação da plenária;
III – Tomar parte das discussões e votações e,
se for o caso, exercer o direito do voto de desempate;
IV – Cumprir e fazer cumprir as deliberações da
reunião plenária, por meio da Secretaria e assinar as correspondências oficiais;
V – Informar ao Coordenador do Dsei e ao
Presidente do Condisi a relação de Conselheiros eleitos que integram o CLSI,
com o objetivo de que seja feita a Portaria de designação para publicação em Boletim
de Serviço;
VI – Encaminhar ao Coordenador do Dsei o
Regimento Interno do CLSI, aprovado pela reunião plenária para que seja publicado
em Boletim de Serviço;
VII – Representar o CLSI junto ao Conselho
Distrital de Saúde Indígena – Condisi, na condição de titular - Presidente e
tendo o Vice-Presidente como suplente;
VIII – Propor e organizar as instalações
físicas, ou seja, salas e equipamentos, para o CLSI junto ao Polo-Base, para o
bom andamento das atividades do controle social na saúde indígena;
X– Participar e colaborar na realização das
reuniões e capacitações dos Conselheiros Locais de Saúde Indígena;
IX – Convocar o processo eleitoral e de
renovação do Conselho a cada 2 (dois) anos, com antecedência de 30 (trinta)
dias.
X – Emitir e baixar atos resultantes das
deliberações do Conselho, sob a forma de resoluções e encaminhá-las ao
Presidente do Condisi para homologação do Coordenador do Dsei e publicação em
Boletim de Serviços – BS;
XI – Distribuir trabalhos aos Conselheiros
alternadamente, conforme decisão da reunião local junto à comunidade indígena;
XII – Comunicar as autoridades, ao Condisi e ao
Dsei as decisões do CLSI, encaminhando as resoluções que exigem providências,
em especial, aquelas urgentes;
XIII – Cumprir e fazer cumprir o presente
Regimento Interno submetendo os casos omissos à apreciação da plenária;
Seção III
DA SECRETARIA
Art. 19. À Secretaria compete a administração e
operacionalização do CLSI, contando com infra-estrutura adequada junto ao
Polo-Base para o seu funcionamento, nas seguintes condições:
I – Preparar as reuniões juntamente com o Presidente
do CLSI e convocar os Conselheiros para as reuniões ordinárias e
extraordinárias;
II – Organizar a pauta de cada reunião,
selecionando os temas, priorizando aqueles deliberados na reunião antecedente;
III – Lavrar a ata de cada reunião de
preferência em meio magnético (computador) e submetê-la ao Presidente do CLSI,
para posterior aprovação na reunião subsequente;
IV – Encaminhar cópias dos documentos contendo
atas, decisões, resoluções e outros atos do CLSI, que necessitam de divulgação
com antecedência máxima de 24 (vinte e quatro) das reuniões para os membros do
Conselho;
V – A documentação com as demandas apresentadas
ao CLSI será classificada anualmente por ordem cronológica de entrada e
distribuídas aos membros por intermédio da Secretaria para conhecimento,
análise, relatoria e solução dos pleitos, com posterior arquivamento junto ao
Polo-Base;
VI – Instruir os processos e fazer cumprir as
diligências determinadas pelo Presidente e aprovadas em reunião;
VII– Organizar, participar e promover o apoio
necessário para realização do processo eleitoral do Conselho;
VIII – Exercer outras atribuições que lhes
forem delegadas pelo Presidente do CLSI, assim como pela plenária;
Art. 20. O Secretário e seu substituto serão
indicados pelo Chefe do Dsei de comum acordo com o Presidente do Condisi e o
Presidente do CLSI e de preferência que seja um servidor administrativo do
Dsei, que atue no Polo-Base e aprovados pela reunião plenária.
CAPÍTULO VII
DO EXPEDIENTE
Art. 21. Durante o expediente da reunião
plenária e não superior a 30 (trinta) minutos poderá ser apresentado por meio
da Secretaria:
I – Requerimento de urgências, preferências,
moções e propostas para apreciação imediata de questões inscritas na ordem do
dia, bem como, as matérias não inscritas na ordem dia.
Parágrafo Único – A preferência da discussão ou
votação de uma proposição sobre outra é decidida pela plenária.
Art. 22. Dando sequência ao expediente, serão
tratados os seguintes assuntos:
I – Comunicações e informes do Secretário;
II – Justificativa de faltas, pedidos de
licenças e afastamentos de Conselheiros;
III – Pedidos de inclusão de matéria, na ordem
do dia, da próxima reunião ordinária do Conselho Local;
IV – Organização da pauta para inclusão na
ordem do dia de assuntos emergenciais, devidamente justificados e aprovados
pela plenária;
Parágrafo Único. Não se tratará no expediente
de nenhuma matéria que não conste na ordem do dia.
CAPÍTULO VIII
DA ORDEM DO DIA
Art. 23.
Após apresentação da ordem do dia, o Presidente do Conselho Local de Saúde Indígena
submeterá a plenária à sequência dos assuntos nela estabelecida;
Art. 24. A sequência de temas estabelecidos na
ordem do dia pode ser alterada nos seguintes casos:
I – Preferência;
II – Urgência;
III – Adiamento.
Art. 25. Pode ser concedida preferência para
defesa e votação de qualquer assunto que conste da pauta, se for apresentado o
pedido por membro do Conselho e aprovado pela plenária;
Art. 26. Concede-se urgência para imediata
discussão e votação de qualquer assunto que não conste na pauta da reunião,
desde que devidamente instruído e documentado e que não seja sobre alteração do
presente Regimento, devendo ser aprovado pela plenária;
Art. 27. O adiamento de discussão de quaisquer
matérias pode ser proposto pelo Presidente ou solicitado por um Conselheiro,
sendo decidido pela plenária;
Art. 28. O pedido de vistas de um documento
apresentado ao CLSI é concedido automaticamente a todo Conselheiro que
solicitar, quando o conteúdo dos autos for apresentado pela primeira vez na
plenária, não podendo retê-lo em seu poder por mais de 72 (setenta e duas)
horas, e havendo mais de um pedido, a vista é dada na ordem em que foi
solicitada na Secretaria;
Art. 29. As questões de ordem e encaminhamentos
serão permitidas aos Conselheiros, sempre que houver a necessidade de
esclarecimento de dúvidas, interpretação, aplicação ou inobservância de
dispositivos legais e regimentais em relação à matéria que esteja sendo
discutida ou votada, cabendo ao Presidente da mesa avaliar a pertinência de
acatá-las;
Art. 30. Quanto aos apartes, será permitido aos
Conselheiros em intervenção para contra-argumentação, relativo à matéria em
discussão que entrará em regime de votação, com a permissão do orador que
estiver fazendo uso da palavra, por intermédio e a critério da Secretaria e do
Presidente da mesa plenária;
Parágrafo Único. Da ordem do dia deve constar o item sobre “assuntos
diversos”, somente para as reuniões ordinárias, para uso da palavra pelos
Conselheiros.
CAPÍTULO IX
DA VOTAÇÃO
Art.
31. Encerrada a discussão das matérias
em pauta, será iniciado o processo de votação, conforme segue:
I – O processo comum de votação será o
simbólico por meio de levantamento do crachá, salvo nos casos em que algum
Conselheiro requerer junto a Secretaria a votação nominal;
II – As matérias não destacadas da ordem do dia
serão votadas globalmente por votação simbólica, antes da apreciação dos
destaques e das propostas apresentadas pelos Conselheiros;
III – Na votação simbólica, o Presidente da
plenária solicitará aos Conselheiros que se manifestem favoráveis, contrários
ou abstenham-se, levantando o crachá, e o resultado será pelo contraste ou pela
contagem de votos;
IV – Quando a votação for nominal, os
Conselheiros respondem “sim”, “não” ou “abstenção”, à chamada feita pelo
Presidente da mesa, procedendo à anotação das respostas pelo Secretário e a
proclamação do resultado final;
V – Havendo dúvida quanto ao resultado final do
pleito e se for requerida a verificação
de votos por algum Conselheiro, a recontagem de votos será realizada de
imediato pelo processo simbólico ou quando solicitada pelo processo nominal;
VI – O Conselheiro que se abstiver e manifestar
o desejo de fazer a declaração de voto poderá fazê-la após a votação e
proclamação do resultado, pelo prazo de 3’ (três) minutos ou a critério do
Presidente da mesa plenária, ou entregar a justificativa por escrito ao
Secretário para registro em ata e arquivamento na integra do seu pronunciamento
para eventual consulta futura.
CAPÍTULO X
DA ATA
Art. 32.
Havendo quórum e declarada aberta a reunião, a ata da reunião anterior,
previamente distribuída aos Conselheiros, será lida e aprovada, se não houver
sugestões, propostas de complementações, supressões ou impugnação da mesma;
Art. 33. A ata será lavrada e assinada pelo
Secretário, Presidente e pelos membros do Conselho, quando de sua aprovação pela
plenária, no máximo na reunião posterior a sua elaboração;
Art. 34.
No documento da ata devem constar necessariamente os seguintes itens:
I – O tipo e natureza da reunião, a data,
inclusive o ano e o local de sua realização, seu presidente e os integrantes da
mesa, o que aconteceu na reunião, com resumo de cada informe, onde conste o
nome do Conselheiro e o assunto ou sugestão apresentada;
II – Mencionar o nome completo dos Conselheiros
presentes e dos ausentes e a justificativa de suas ausências, bem como, se
titular ou suplente e o órgão ou entidade que representa;
III – As declarações de votos dos Conselheiros
transcritas corretamente, registrando o número de votos contrários, favoráveis
e as abstenções para cada matéria aprovada pela plenária;
IV – Enumerar em separado as propostas,
encaminhamentos e deliberações.
Parágrafo Único – As ementas e correções das
atas propostas pelos Conselheiros deverão ser entregues ao Secretário, 30
(trinta) minutos antes da reunião que a apreciará.
CAPÍTULO XI
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 35.
O Conselho Local de Saúde Indígena – CLSI deverá fazer gestões junto ao Condisi
e ao Dsei para que seja assegurada dotação orçamentária e financeira anual e no
Plano Distrital de Saúde Indígena, com a finalidade de viabilizar as ações de controle
social no âmbito de suas comunidades indígenas;
Art. 36. O Dsei - Potiguara/PB e o Condisi,
proporcionarão as condições necessárias para o pleno e regular funcionamento do
CLSI, mediante o fornecimento de suporte técnico, gerencial e administrativo ao
Conselho;
Art. 37. Todas as vezes que se fizer
necessário, o Chefe do Dsei, juntamente com o Presidente do Condisi e o
Presidente do Conselho Local de Saúde Indígena - CLSI poderão tomar decisões
“ad-referendum” da plenária, submetendo-a para aprovação na primeira reunião
ordinária subsequente.
Art. 38. O
presente Regimento poderá ser modificado no todo ou em parte, em reunião
ordinária convocada para tal com antecedência mínima de 30 (trinta) dias,
através de votação por maioria absoluta, devendo estar presente no mínimo 2/3
(dois terços) dos membros do CLSI.
Art. 39.
Os casos omissos e as dúvidas surgidas na aplicação do presente
Regimento Interno serão esclarecidas e solucionadas pelos Presidentes do CLSI e
Condisi, com aprovação da plenária do Conselho Local de Saúde Indígena;
Art. 40. O presente Regimento Interno entrará
em vigor na data de sua publicação em Boletim de Serviço - BS.
Presidente do CLSI Secretário do CLSI Presidente do Condisi
Homologado em: ______/_____/______
Chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena -
Dsei
Conselheiros que votaram a aprovação deste
Regimento Interno:
1)
...................................................................................................................
2)
...................................................................................................................
3)
...................................................................................................................
4)
--------------------------------------------------------------------------------------
5)
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6)
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7)
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8)
--------------------------------------------------------------------------------------
9)
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10) --------------------------------------------------------------------------------------
11) --------------------------------------------------------------------------------------
12) --------------------------------------------------------------------------------------
13) --------------------------------------------------------------------------------------
14) --------------------------------------------------------------------------------------
15) --------------------------------------------------------------------------------------
16) --------------------------------------------------------------------------------------
17) --------------------------------------------------------------------------------------
18) --------------------------------------------------------------------------------------
19) --------------------------------------------------------------------------------------
20) --------------------------------------------------------------------------------------
21) --------------------------------------------------------------------------------------
22) --------------------------------------------------------------------------------------
23) --------------------------------------------------------------------------------------
24) --------------------------------------------------------------------------------------
25) --------------------------------------------------------------------------------------
26) --------------------------------------------------------------------------------------
27) --------------------------------------------------------------------------------------
28) --------------------------------------------------------------------------------------
29) --------------------------------------------------------------------------------------
30) --------------------------------------------------------------------------------------
31) --------------------------------------------------------------------------------------
32) --------------------------------------------------------------------------------------
33) --------------------------------------------------------------------------------------
34) --------------------------------------------------------------------------------------
35) --------------------------------------------------------------------------------------
36) --------------------------------------------------------------------------------------
37) --------------------------------------------------------------------------------------
38) --------------------------------------------------------------------------------------
39) --------------------------------------------------------------------------------------
40) --------------------------------------------------------------------------------------
41) --------------------------------------------------------------------------------------
42) --------------------------------------------------------------------------------------
43) --------------------------------------------------------------------------------------
44) --------------------------------------------------------------------------------------
45) --------------------------------------------------------------------------------------
46) --------------------------------------------------------------------------------------
47) --------------------------------------------------------------------------------------
48) --------------------------------------------------------------------------------------
49) --------------------------------------------------------------------------------------
50) --------------------------------------------------------------------------------------
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