O lançamento contou com as participações de integrantes do setor de turismo no Estado, agentes de turismo e representantes das cidades de Alagoa Grande, Baía da Traição, Bananeiras, Belém, Bayeux, Boqueirão, Campina Grande, Cabedelo, Conde, Cabaceiras, João Pessoa, Monteiro, Pedras de Fogo, Patos, Santa Luzia, Serraria, Solanea e Sousa, além do ‘São João da Casa do Cumpade’, do distrito de Galante e o ‘Memorial do Maior São João do Mundo’.
O lançamento das festas juninas, que faz parte no calendário de eventos da Paraíba, disponibilizou estrutura e espaço exclusivos para a colocação de material institucional de cada cidade representada. O público encontrou, além de muito forró, danças e artesanato, distribuição de folders com as programações das festas e roteiros turísticos. Foi ainda uma oportunidade para degustar bebidas e comidas típicas.
As três principais festas comemoradas em junho são Santo Antônio, no dia 13; São João, no dia 24; e São Pedro, no dia 29. Ao longo de todo o mês, as datas são comemoradas por todo o Nordeste, e a Paraíba realiza o Maior São João do Mundo, em Campina Grande.
Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a principal característica das festas juninas na Paraíba é a diversidade. “Nossa intenção é reunir os operadores de turismo e de receptivos, o trade turístico e os turistas num ambiente só, para ampliar o processo de divulgação das festas, e apresentar a todos as programações de cada cidade, com as suas atrações e peculiaridades”, enfatizou a executiva.
O secretário de Turismo da Baía da Traição, Allison Padilha, única cidade representando o Vale do Mamanguape antecipou a programação junina do município, que irá do dia 12 ao dia 28 de junho.
Dia 12 de junho: Seresta dos namorados na Praça José Barbosa
Dia 22 de junho: Apresentação de quadrilhas, vendas de comidas típicas e artesanato indígena.
Dia 23 de junho: muito forró pé-de-serra na Praça e o tradicional banho de São João.
Dia 24 de junho: São João do ECC (Encontro de Casais com Cristo);
E dia 28 de junho: São Pedro no morrinho com a banda ‘Di torá’.
Dia 22 de junho: Apresentação de quadrilhas, vendas de comidas típicas e artesanato indígena.
Dia 23 de junho: muito forró pé-de-serra na Praça e o tradicional banho de São João.
Dia 24 de junho: São João do ECC (Encontro de Casais com Cristo);
E dia 28 de junho: São Pedro no morrinho com a banda ‘Di torá’.
Secretário de Turismo Allison Padilha, sec. geral Gaime e sec. de assuntos indígenas Josafá Padilha.
A programação será realizada em parcerias com a Secretaria de Turismo, Assuntos Indígenas e Ação Social. Em contato com a nossa reportagem, o secretário Allison Padilha afirmou que a sua pasta está de portas abertas para qualquer informação sobre a programação cultural da cidade e que os festejos tem o objetivo de promover a cultura local e resgatar as tradições do São João que, este ano terá o tema: “Não é o maior São João, mas, é o mais charmoso do mundo”, disse.
fonte: Da redação/PBVale
Com assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!