quinta-feira, 8 de maio de 2014

Jogos Indígenas da Paraíba reúnem índios de 32 tribos do Litoral Norte

Para cacique Geral das aldeias Potiguara, Sandro Potiguara, os Jogos são a oportunidade de unir os índios e reforçar as tradições indígenasra

 cacique Geral das aldeias Potiguara, 

Unir as tribos e manter a cultura da etnia Potiguara através do esporte. Foi com esse objetivo que o cacique geral das aldeias do Litoral Norte da Paraíba, Sandro Potiguara, abriu os Jogos Indígenas do Estado, na Aldeia Jaraguá, no município de Rio Tinto. Índios de 32 aldeias da região renovaram suas tradições através das modalidades de arco e flecha, corrida de tora, cabo de guerra, arremesso de lança e canoagem. Houve também modalidades tradicionais como futebol de campo e futsal, mas o que chama mesmo a atenção são as modalidades mais tradicionais. Os vencedores vão representar a Paraíba na etapa nacional da competição.
Competição de arco e flecha dos Jogos indígenas da Paraíba (Foto: Larissa Keren / GloboEsporte.com/pb)Jogos indígenas da Paraíba foram abertos na quinta-feira e vão até o domingo (Foto: Larissa Keren / GloboEsporte.com/pb)

Para o cacique geral, a etnia Potiguara foi um das que mais sofreu com o processo de aculturação desde a chegada dos portugueses ao Brasil. Sandro Potiguara vê os Jogos como uma oportunidade de mostrar aos mais jovens os valores e a história do seu povo.
Corrida de tora dos Jogos indígenas da Paraíba (Foto: Larissa Keren / GloboEsporte.com/pb)A corrida de tora é uma das modalidades disputadas na competição (Foto: Larissa Keren / GloboEsporte.com/pb)
- Nós temos 514 anos de contato com o homem branco e fazer esses Jogos é um momento em que estamos promovendo a união entre as nossas 32 aldeias. O esporte é forte em nossa cultura, e vamos festejar nossas tradições nestes quatro dias de jogos. O esporte tem nos ajudado também a ocupar os nossos jovens e fazer com que eles não caiam nos perigos modernos, como drogas e violência – contou Sandro Potiguara.

Os costumes são mesmo valorizados pelos Potiguaras. Quem esteve na abertura dos jogos pôde ver a apresentação de danças indígenas típicas e o ritual do toré. As disputas do arco e flecha, corrida de tora e cabo de guerra começaram logo após a cerimônia de abertura.
Os campeões de cada modalidade vão poder representar a Paraíba na etapa nacional dos Jogos Indígenas, que tem a participação de tribos de vários estados do país. Para uma das lideranças indígenas da região, José Ciríaco, o Capitão Potiguara, a possibilidade de intercâmbio com povos de vários locais do país ajuda ainda mais a manter a tradição indígena.
Ritual do Toré, realizado durante os Jogos Indígenas da Paraíba (Foto: Larissa Keren / GloboEsporte.com/pb)Ritual do Toré foi realizado durante a abertura dos Jogos Indígenas da Paraíba (Foto: Larissa Keren / GloboEsporte.com/pb)

- Os Jogos são a oportunidade de os jovens terem mais contato com a nossa cultura. Nós somos um povo aculturado e quando entramos em contato com as tribos que ainda têm a prática dos costumes fortes, como as de lá do Norte, é a possibilidade que temos para renovar nossos conhecimentos sobre a tradição dos costumes indígenas – afirmou Cacique Potiguara. 
Jogos Indígenas da Paraíba é aberto no Litoral Norte do Estado (Foto: Larissa Keren / GloboEsporte.com/pb)Jogos Indígenas da Paraíba: cabo de guerra exige força e agilidade (Foto: Larissa Keren / GloboEsporte.com/pb)


Fonte: http://globoesporte.globo.com/pb/noticia
 Por 
João Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!