Pular para o conteúdo principal

Índios Potiguara e Tabajara se reúnem na Baía da Traição-PB

Presidente da Funai participando do Ritual do Toré dos Índios Potiguara da PB,na Baia da Traição-PB

O encontro ocorreu na última segunda-feira (09) com a presença da presidenta da Funai, Maria Augusta Assirati, lideranças indígenas da Paraíba e representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena- Sesai, em Baía da Traição, município da Paraíba.


Na pauta questões como demarcação de terras, saúde, educação e a necessidade de fortalecimento do órgão indigenista.

Ao iniciar a reunião os índios saudaram à todos com o tradicional ritual do Toré. Na fala de abertura, a presidenta da Funai, chamou a atenção para o atual momento da Fundação, que envolve questões como críticas por parte do Congresso Nacional e de pessoas ligadas ao agronegócio ao órgão indigenista, o orçamento reduzido e a falta de pessoal para executar os trabalhos da Funai, "com mais gente e presença efetiva de servidores nas Coordenações Regionais e Técnicas Locais teremos condições de fazer um trabalho melhor pelas políticas indigenistas", afirmou a presidenta.

Para Maria Augusta, os povos indígenas são parte da solução dos problemas do país, "é a luta de vocês que mantêm os Povos Indígenas vivos no Brasil", afirmou.
Durante o encontro foram dadas respostas de demandas anteriormente apresentadas à Funai, como a troca do coordenador regional da CR Nordeste II, uma melhor distribuição dos recursos e de pessoal para atender de forma mais eficiente as necessidades de todos os Povos Indígenas da região, apoio da Funai para realização do Censo, unindo esforços como Sesai e governo do Estado, além de uma reforma na CTL, construída em 1930 e que nunca passou por obras de reparação.

Ao final do encontro, os indígenas entregaram documentos para a presidenta com pedidos de reivindicação fundiária da Terra Indígena Tabajara, com fotos de algumas invasões e empreendimentos dentro da Terra Indígena, além de uma reiteração de solicitação do Povo Indígena Potiguara da Paraíba, localizados nas Terras Indígenas Potiguara, Monte Mor e Jacaré de São Domingos, nos municípios de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto, com uma população de aproximadamente 21 mil indígenas.

O Povo Potiguara

No início do século XVI, a região onde está localizada a Baía da Traição, era habitada pelos Potiguara. Com a chegada do "desenvolvimento" e a invasão dos não índios na região, o índio Potiguara começou a se dividir. Hoje são quase nove mil índios e vinte e quatro aldeias.
Os Potiguara buscam meios de reafirmar os valores sociais, retomando a língua nativa, o Tupi Antigo, desde 2001, além das tradições.

O Toré

O Toré é uma dança sagrada, significa a própria cultura indígena, ele é o símbolo da luta e resistência ao longo dos 505 anos. O toque dos tambores e o som da gaita significam que os guerreiros ainda lutam e resistem.
As músicas entoadas durante o Toré, retratam os momentos de lutas e vitórias, relatam também a crença e a beleza doa animais nativos.
A pintura corporal é feita com o urucum para realçar ainda mais o ritual indígena.




Fonte:http://www.funai.gov.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...