terça-feira, 28 de outubro de 2014

ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE DO CONDISI - CONSELHO DISTRITAL DE SAÚDE INDÍGENA POTIGUARA

Conselheiros Distritais
3ª Reunião Ordinária de Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI) Potiguara
Pauta: Eleição para Presidente e Vice- Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena do DSEI Potiguara Data: 23 de Outubro de 2014 por volta das dez horas, teve inicio a terceira reunião Ordinária do Conselho Distrital de Saúde Indígena, a mesma ocorreu no auditório do DSEI Potiguara, estiveram presentes o Presidente o Sr. Natanael Benedito e o vice o Sr. Elias Geronimo deste conselho, o cacique geral Sandro Gomes Barbosa, o chefe do distrito o Sr. Adriano Andrade e demais conselheiros. Ao iniciar os trabalhos, o Presidente Natanael convida o Senhor Pádua para iniciar o processo eleitoral após esse esclarecer dúvidas sobre a candidatura de Presidente e Vice- Presidente do conselho. O mesmo afirma que aqueles que possuem cargo de confiança com dedicação exclusiva não podem exercer outra atividade, no caso, ser membro dos conselhos de saúde. Após consulta às resoluções nº 453/CNS/MS e nº 333/CNS/MS e leitura para a plenária, ainda suscitou dúvidas por alguns membros sobre o impedimento legal de pessoas que possuem cargo de confiança. O Sr. Marcos Pádua ressalta que irá pesquisar na legislação geral onde existe tal impedimento e trará no segundo dia da reunião para apresentar à plenária.



Comissão eleitoral
Em seguida, o Sr. Natanael convida a Comissão Eleitoral, composta pelos conselheiros do segmento usuários, a Sra. Claudecir Braz e o Sr. Sandro Gomes Barbosa, do segmento trabalhadores, o Sr. Jadson Rolin, e do segmento gestor, a Sr. Célia Silva para iniciar o processo de candidaturas.
Os candidatos a presidência e vice presidência formaram três chapas compostas pelos seguintes candidatos:


Candidatos a presidente
Candidatos a Vice-Presidente

 o Sr. Natanael Benedito e o Sr. Alcides da chapa 1, o Sr. Robson Cassiano e o Sr. Isaias Marculino da chapa 2 e o Sr. Josafá Padilha e o Sr. Antônio Bernardo da chapa 3, respectivamente para presidente e vice presidente. Após as propostas apresentadas dá início ao processo de votação, em que a comissão confere e assina todas as cédulas, conferem a urna de votação e liberam o lacre da urna. Cada conselheiro é convocado para a votação. Após todos os conselheiros presentes finalizarem o ato de votação, a comissão faz a contagem dos votos, totalizando 31 (trinta e um) votos, tendo a chapa 1, 07 (sete votos), a chapa 2, 08 (oito) votos e a chapa 3, 15 (quinze votos), sendo que um voto foi nulo por ter o votante escolhido as três chapas. Portanto, a chapa 3 vence a eleição e o Coordenador Distrital dá a posse aos novos membros da presidência e vice presidência, o Sr. Josafá Padilha Freire e o Sr. Antônio da Silva Bernardo.


Presidente Sr. Josafá Padilha Freire, Aldeia Galego - Baia da Traição-PB e Vice-Presidente Sr. Antônio da Silva Bernardo, Aldeia Estiva Velha - Marcação-PB eleitos para estarem a frente do CONDISI por 2 anos
Encerra-se, então, o processo eleitoral do Conselho de Saúde Indígena Potiguara, finalizando todas as etapas de reestruturação desse conselho.

VEJAM MAIS FOTOS DO EVENTO: ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE DO CONDISI - CONSELHO DISTRITAL DE SAUDE INDÍGENA POTIGUARA


Texto: Míriam Suzane Holanda de Almeida
Fotos: Genildo Avelar Cardoso

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Dilma Rousseff é reeleita presidenta do Brasil

"Dilma Vana Rousseff, 66 anos, foi reeleita, em segundo turno, neste domingo (26), presidente do Brasil. Com quase 98% dos votos apurados, às 20h30, a petista tinha 51,44% dos votos válidos e não podia mais ser alcançada pelo segundo lugar Aécio Neves (PSDB), que somava 48,36".

Dilma concorreu amparada por uma ampla aliança política que compôs a coligação “Com a Força do Povo”, formada por PT, PMDB, PSD, PP, PR, PROS, PDT, PC do B e PRB.
O vice de Dilma, Michel Temer, é o mesmo do primeiro mandato e foi indicado pelo PMDB. Durante a campanha, Dilma Rousseff não apresentou um programa de governo detalhado, apenas diretrizes obrigatórias segundo regras do TSE.
PERFIL
Mineira de Belo Horizonte, Dilma Vana Rousseff tem 66 anos e é filha de um imigrante búlgaro, empresário, e de uma professora brasileira. Nascida em 14 de dezembro de 1947, a presidenta reeleita iniciou sua militância política aos 16 anos, quando ingressou na luta armada contra a ditadura militar.
Durante o regime, Dilma integrou organizações de esquerda, como o Comando de Libertação Nacional (Colina) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). A hoje petista passou quase três anos presa entre 1970 e 1972 e foi torturada nesse período por órgãos da repressão. Após deixar a prisão, Dilma mudou-se para Porto Alegre e formou-se em Economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Dilma viveu grande parte de sua vida no Rio Grande do Sul, onde participou da criação do PDT, em 1980. Permaneceu filiada à legenda até 2001, quando entrou para o PT. Foi casada durante mais de 30 anos com o advogado Carlos Araújo, pai de sua única filha, Paula. O primeiro cargo público foi na prefeitura de Porto Alegre como Secretária da Fazenda.
Também foi secretária estadual de Minas e Energia. Em Brasília, durante a campanha presidencial de 2002, que levou Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto, Dilma participou da equipe responsável por formular o plano do governo na área energética.
Posteriormente foi convidada por Lula a ocupar a pasta de Minas e Energia em 2003. Permaneceu no cargo até 2005, quando substituiu José Dirceu, na Casa Civil, ficando no posto até 2010.
Em 2009, revelou que se submetera a tratamento contra um linfoma descoberto em exame de rotina. Após sessões de radioterapia e quimioterapia, anunciou que estava curada do câncer. Meses depois, teve sua candidatura à Presidência oficializada pelo PT.
Dilma comandou uma extensa campanha pelo País, tendo Lula como seu principal cabo eleitoral.Em segundo turno, foi eleita a primeira presidente mulher do Brasil. Em 2014, em busca do segundo mandato, a presidenta Dilma Rousseff e seu partido, o PT, renovaram a coligação com o PMDB, mantendo o atual vice-presidente Michel Temer na chapa. Sete partidos fazem parte da coligação Com a Força do Povo: PDT, PCdoB, PR, PP, PRB, PROS e PSD. Mais uma vez Lula esteve ao lado da presidenta vitoriosa.


Fonte: Portal EBC

Governador Ricardo Coutinho, do PSB, é reeleito governador da PB

"Adversário do socialista no segundo tuno, Cássio Cunha Lima recebeu 47% dos votos válidos; brancos e nulos somaram 7,92%."

Com 97% dos votos apurados, Ricardo Coutinho (PSB) é reeleito, matematicamente, governador da Paraíba. Socialista já contabiliza 1.097.449 votos. Cássio Cunha Lima (PSDB) tem 987.612 votos.
Quando 89% dos votos tinham sido apurados, às 18h20 (horário local), Cássio deixou Campina Grande para voltar para sua casa em João Pessoa e anunciou que só se pronunciaria sobre o resultado na tarde segunda-feira (27), em coletiva na Asplan.
No primeiro turno, a diferença entre os dois foi de apenas 1,39 ponto percentual (o que equivale a 28.388 votos), com Cássio registrando 47,44% dos votos válidos (um total de 965.397) e Ricardo, 46,05% (o equivalente a 937.009).
Na segunda etapa das eleições, Ricardo Coutinho recebeu apoio do terceiro candidato mais votado no primeiro turno, Vital do Rêgo Filho, e do senador eleito José Maranhão. Os demais postulantes ao cargo de governador – Antônio Radical (PSTU), Major Fábio (PROS) e Tarcio Teixeira (PSOL) – não apoiaram nenhum dos concorrentes no segundo turno.
Com a reeleição de Ricardo Coutinho, o PSB dá continuidade à gestão que teve início em 2011. As pesquisas de intenção de voto neste segundo turno antecipavam um quadro equilibrado, com empate técnico até nos dados divulgados no sábado (25), quando o Ibope indicou Ricardo com 53% e Cássio com 47%, com margem de erro de 3 pontos percentuais.
O socialista de 53 anos nasceu em João Pessoa e é formado em Farmácia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele iniciou a carreira política nos movimentos estudantis e sindicais, passando pelo Centro Acadêmico do curso de Farmácia, pelo Sindicato dos Farmacêuticos, pelo Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde do Estado (SindSaúde), pela Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB) e pelo Sindicato dos Funcionários da UFPB.
"Vou fazer o melhor mandato da minha vida".
Filiado ao PT, foi candidato a deputado estadual em 1990, mas não conseguiu a vaga, ficando apenas na suplência. Dois anos depois, foi eleito vereador de João Pessoa.
Ele ainda tentou novamente uma vaga na Assembleia Legislativa em 1994, mas ficou na suplência mais uma vez. Em 1996, foi reeleito para o cargo de vereador.
Em seguida, em 1998, foi candidato novamente ao cargo de deputado estadual, sendo que, dessa vez, foi eleito, se reelegendo em 2002. Em 2003, foi expulso do PT e se filiou ao PSB, partido em que permanece até hoje.
No novo partido, se candidatou ao cargo de prefeito de João Pessoa, em 2004, e venceu logo no primeiro turno. Em 2008, foi reeleito, mas renunciou ao cargo para tentar ser governador da Paraíba. Aliado a Cássio Cunha Lima, ele derrotou José Maranhão no pleito e tomou posse no Governo.


Fonte: PBVALE 

Parabéns ao Governador reeleito da Paraíba Ricardo Coutinho

Ricardo Coutinho Governador reeleito da Paraíba e Lideranças Potiguara

Queremos neste momento parabenizar o Governador eleito da Paraíba Ricardo Coutinho por sua vitória e agradecer por sua atenção a nós Indígenas Potiguara da Paraíba, desejamos que Deus Tupã possa lhe abençoar nestes quatro anos de mandato que vem e que possa fazer muito mais por nós Índios Potiguara da Paraíba e por todos Paraibanos.


Momento do Governador no Terreiro Sagrado na Aldeia São Francisco, Baia da Traição - PB


#trabalhoéomarcodestegoverno#

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

PROGRAMAÇÃO Oficina - II sobre associativismo e gestão social em Agricultura.

Abertura do Curso


PÚBLICO: Indígenas Potiguara
PERÍODO: 14 a 16 de Outubro de 2014.
MUNICÍPIO: Conde - PB

Objetivo:

Fortalecer as habilidades do público indígena Potiguara em associativismo e gestão das atividades relacionadas a pratica da agricultura, estimulando o desenvolvimento organizacional e produtivo e o incremento da renda familiar.

1º DIA - MANHÃ
- Recepção e Acolhimento
- Inscrição
- Ritual do Toré – Cacique
- Abertura – Diretoria da EMATER
- Apresentação dos participantes – dinâmica

1º DIA - TARDE
- Apresentação “ÍNDIOS POTIGUARA” Power point – José Carlos
- Apresentação em fotos das instalações apícolas nas Aldeias Potiguara
- Comentários e Debate

2º DIA – MANHÃ
- Momento cultural - Cacique
- Exposição dialogada e apresentação do conteúdo técnico em Data-show
- Conteúdo técnico
- Cultura da mandioca
- Debate

2º DIA – TARDE
- Debate Momento cultural - Cacique
- Exposição dialogada e apresentação do conteúdo técnico em Data-show
- Conteúdo técnico
- Cultura de inhame
- Debate

3º DIA - MANHÃ
- Construção de estratégia de trabalho para assessoramento técnico dos Indígenas nas Aldeias - Trabalho em Grupo

3º DIA – TARDE
- Apresentação dos trabalhos em grupos
- Sistematização das Estratégias de trabalho
- Avaliação
- Encaminhamentos

FOTO: Genildo Avelar Cardoso
FONTE: EMATER-PB,PRONATERMDA - SAF .
 — em Pousada Aruanã

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

NOSSOS PARABÉNS AOS PROFESSORES INDÍGENAS POTIGUARA DA PARAÍBA E OS DEMAIS DO NOSSO PAÍS POR ESTA DATA 15 DE OUTUBRO.

Professora Jaciane Lima dos Santos - Aldeia Jacaré de Cesar - Maracação -PB



Nossos parabéns aos  Professores Indígenas Potiguara da  Paraíba e os demais Professores do nosso  País e que Deus TUPÃ possa a cada dia dar força e o desejo de educar nossas Crianças Potiguara da Paraíba.
Aos nossos mestres que, pela sua presença, marcaram nossa vida e em um simples gesto ou até mesmo num olhar transmitiram-nos palavras. A vocês, o nosso simples, mas eterno obrigado.

Professora Dayse Lima da Silva - Aldeia Jacaré de Cesar- Marcação-PB

Professor Isaias Marculino , Aldeia Lagoa do Mato - Baia da traição-PB



Índios Potiguara da Paraíba em Foco

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Vereadores e ex prefeito de Baía da Traição Zé de Oscar anunciam apoio a Cássio


Três vereadores incluindo o presidente da Câmara Municipal de Baía da Traição e o ex-prefeito do PMDB José Alberto Dias Freire oficializaram a adesão à candidatura ao governo do Estado de Cássio Cunha Lima (PSDB) na tarde desta segunda-feira (13). Na sede da campanha eleitoral, no bairro do Renascer, o grupo foi recebido também pelo candidato a vice-governador, Ruy Carneiro (PSDB).
Aderiram à candidatura da Coligação A vontade do Povo, os vereadores Pedrinho (presidente do Legislativo Municipal) Nathan (PSB), Doda (PRB) e do presidente a Organização Indígena Potiguara da Paraíba (OIP), Naasson Santana.
Em reunião com Cássio, articulada pelo presidente da executiva estadual do PTB na Paraíba, Wilson Santiago, os parlamentares e lideranças falaram da situação do município e solicitaram investimentos e incentivos aos pescadores da região, bem como ações voltadas para a população indígena do litoral norte.

Fonte: Cássio45

PROGRAMAÇÃO: Oficina- I sobre associativismo e gestão social em apicultura.




PÚBLICO: Indígenas Potiguara
PEERÍODO: 13 a 15 de Outubro de 2014.
MUNICÍPIO: Conde - PB

Objetivo:

Fortalecer as habilidades do público indígena Potiguara em associativismo e gestão das atividades relacionadas a pratica da apicultura, estimulando o desenvolvimento organizacional e produtivo e o incremento da renda familiar.

                                                                            


1º DIA - MANHÃ
- Recepção e Acolhimento
- Inscrição
- Ritual do Toré – Cacique
- Abertura – Diretoria da EMATER
- Apresentação dos participantes – dinâmica

1º DIA - TARDE
-  Apresentação “ÍNDIOS POTIGUARA” Power point – José Carlos
- Apresentação em fotos das instalações apícolas nas Aldeias Potiguara
- Apresentação do convênio e o objetivo do curso – Keyla Leal
- Comentários e  Debate

2º DIA – MANHÃ
- Momento cultural - Cacique
- Exposição dialogada e apresentação do conteúdo técnico em Data-show
- Conteúdo técnico
- Introdução e importância da Apicultura, no Brasil no Nordeste e na Paraíba
- Organização e estrutura das colméias
- Debate

2º DIA – TARDE
- Debate Momento cultural - Cacique
- Exposição dialogada e apresentação do conteúdo técnico em Data-show
- Conteúdo técnico
- Tipos de apiário: Fixo, Migratórios, importância e diferenciação
- A função primordial das abelhas
- Manejo de apiário
- Pastos apicolas
- Debate

3º DIA - MANHÃ
- Construção de estratégia de trabalho para assessoramento técnico dos Indígenas nas Aldeias  - Trabalho em Grupo

3º DIA – TARDE
- Apresentação dos trabalhos e grupos
- Sistematização das Estratégias de trabalho
- Avaliação
- Encaminhamentos


FOTO: ISAIAS MARCULINO
FONTE: EMATER-PB.


sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Eleições para diretória do Conselho Local de Saúde Indígena - CLSI e Conselheiros Distritais de Saúde Indígena - Condisi


Na manhã desta quarta-feira 01 de Outubro de 2014 foi realizada a 3ª Reunião Ordinária do CLSI - Conselho Local de Saúde Indígena do Polo Base de Marcação-PB, no galpão (ao lado da igreja) na Aldeia Caieira, teve como objetivos as eleições para Presidente, vice-presidente e Secretario(a) do Conselho Local de Saúde Indígena do Polo Base de Marcação e de 05 membros do Conselho local para Conselheiros Distritais de Saúde Indígena - Condisi. Foram realizadas as eleições dentro do Regimento interno do Conselho Local de Saúde Indígena - CLSI, respeitando e obedecendo a tradição dos Indígenas Potiguara da Paraíba, sendo os mesmos eleitos, escolhidos por votos abertos.

DISEI POTIGUARA
Com as presenças do diretor do DISEI Potiguara Adriano, equipe Social, Caciques das 15 Aldeias que formam o Polo Base do Município de Marcação e do Cacique Geral dos Potiguaras da Paraíba Sandro Gomes Barbosa da Aldeia Jaraguá, Rio Tinto-PB.
Foram eleitos os seguintes Conselheiros:
            

Diretoria do Conselho Local de Saúde Indígena – CLSI, Marcação-PB.
Cacique Elias, Aldeia Tramataia, Presidente do CLSI - 10 votos;
Genildo Avelar Cardoso, Aldeia Carneira, Vice-Presidente do CLSI - 09 votos;
Cássia Sena Cruz, Aldeia Camurupim, Secretaria do CLSI



Conselheiros Distritais de Saúde Indígena - Condisi.

1º - Antonio Bernardo, Aldeia Estiva Velha – 29 votos;
2º - Pedro, Aldeia Ybykuara – 25 votos;
3º - Cacique Carlos, Aldeia Jacaré de São Domingos – 24 votos;
4º - Genildo Avelar Cardoso, Aldeia Carneira – 24 votos;
5º - Cacique Oliveiros, Aldeia Ybykuara – 22 votos;

Suplentes de Conselheiros Distritais de Saúde Indígena - Condisi .

1º - Crizelda, Aldeia camurupim – 19 votos;
2º - Edilson, Aldeia Jacaré de Cesar – 10 votos;
3º - Damiana, Aldeia Coquerinho – 07 votos;
4º - Edilene, Aldeia Três Rios – 07 votos;
5º - Bal, Aldeia Caieira – 06 votos;

VEJA MAIS FOTOS: 

Eleições para diretória do CLSI e Conselheiros do Condisi.


Índios Potiguara da Paraíba em Foco

Texto:
Genildo Avelar Cardoso
Fotos: 
Rômildo Araujo e Genildo Avelar Cardoso