Pular para o conteúdo principal

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu nesta quarta-feira (29), em Brasília, cerca de 20 lideranças indígenas brasileiras – entre caciques, mulheres e juventude.


O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, recebeu nesta quarta-feira (29), em Brasília, cerca de 20 lideranças indígenas brasileiras – entre caciques, mulheres e juventude. O objetivo da visita de cortesia comandada pelos diretores do Comitê Intertribal, Marcos e Carlos Terena, foi de agradecimento pelo empenho do ministro e sua equipe na criação dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. O encontro contou também com a presença do senador Wellington Dias, recentemente eleito governador do Piauí e dos ex-vereadores indígenas Jeremias Xavante e Darci Javaé.

A versão pioneira do Mundial Indígena - tanto no Brasil quanto no exterior - será realizada em Palmas, em setembro de 2015. O evento reunirá etnias de 30 países e contará com a participação de cerca de 2 mil atletas guerreiros. “Nosso interesse é valorizar os indígenas em suas tradições por meio do esporte”, disse Aldo Rebelo.

Na oportunidade, Aldo Rebelo foi presenteado pela vice-diretora do Comitê Intertribal, Maria Helena Azumezuhero, com dois instrumentos usados nos Jogos Indígenas, em Cuiabá. “A lança feita de madeira sigipa com quase dois metros de comprimento e a bola do leite de mangaba significam a nossa resistência cultural através do esporte”, disse.

O ministro conheceu o cartaz dos VII Jogos Indígenas Pataxó. Realizados pela primeira vez com patrocínio do Ministério do Esporte, o evento reunirá de 13 a 16 de novembro, em Porto Seguro, cerca de 800 guerreiros - jovens, lideranças e anciãos indígenas - em nome do esporte tradicional. “Será uma grande honra recebê-lo em nosso evento”, convidou a liderança da Bahia, Karkaju Pataxó, ao presentear Aldo Rebelo com a camisa dos jogos.

Fonte: Ministério do Esporte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...