Pular para o conteúdo principal

Governo entrega benefícios e anuncia ações para indígenas na Baía da Traição

sejel jogos indigenas 2014 foto stefano wanderley 1 270x191 - Governo entrega benefícios e anuncia ações para indígenas na Baía da TraiçãoO Governo do Estado participa das comemorações do Dia do Índio, a partir das 9h, desta quarta-feira (19), na Okakaraíba, terreiro sagrado da Aldeia São Francisco, no município de Baia da Traição. Na ocasião, o Governo distribuirá sementes e alevinos e divulgará ações na área da Educação, como a continuidade do PBVest, cursinho para Enem voltado para indígenas, além de entrega de bibliotecas, laboratórios e kits para alunos.
O anúncio de ações intersetoriais para a população indígena integra parte da programação da Semana Indígena promovida pelo Governo do Estado, e tem o apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. A Paraíba tem uma população de 22 mil índios da etnia Potiguara e Tabajara divididos nos municípios de Baía da Traição, Marcação, Rio Tinto e Conde.
24.04.13 jogos indigenas fotos roberto guedes secom pb 18 270x191 - Governo entrega benefícios e anuncia ações para indígenas na Baía da TraiçãoA secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, disse que as ações são intersetoriais e envolvem, por exemplo, a Educação, que continuará com o curso pré-vestibular para indígena, o PB-Vest na Escola Estadual Pedro Potí, dentro da Aldeia São Francisco. Serão atendidos mais 362 estudantes indígenas matriculados no 3º ano do Ensino Médio.
24.04.13 jogos indigenas fotos roberto guedes secom pb 16 270x191 - Governo entrega benefícios e anuncia ações para indígenas na Baía da TraiçãoTambém será assinado o decreto de Criação do Conselho Estadual de Educação Indígena, atendendo à demanda da Conferência das comunidades educativas dos povos Potiguara e Tabajara da Paraíba (Coneei).
24.04.13 jogos indigenas fotos roberto guedes secom pb 12 270x191 - Governo entrega benefícios e anuncia ações para indígenas na Baía da TraiçãoNa área de educação, serão entregues oito bibliotecas móveis, cada uma com 75 títulos, num total de 300 obras; jogos pedagógicos para todas as turmas das séries iniciais em 10 escolas indígenas, três laboratórios de Ciências e três de informática, 200 bicicletas e kit escolares para todos os níveis de ensino.
O Governo vem apoiando projetos de pesca e agricultura nas áreas indígenas nos últimos cinco anos e entregará sementes de milho e feijão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).

Índios Potiguara da Paraíba.Com
Com Site do Governo do Estado da Paraíba


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...