Pular para o conteúdo principal

Polícia Militar terá primeiro Curso de Polícia Comunitária para índios e Proerd no litoral norte

A expectativa é que as aulas ocorram tanto em João Pessoa quanto nas aldeias no litoral norte.



A expectativa é que as aulas ocorram tanto em João Pessoa quanto nas aldeias no litoral norte.
A Polícia Militar da Paraíba terá o primeiro Curso de Polícia Comunitária voltado para comunidades indígenas no estado. A ideia surgiu após reunião realizada na última terça-feira (14), no Quartel do Comando Geral, com autoridades militares e chefes indígenas dos municípios da Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto, representantes do povo potiguara, no litoral norte do estado. O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) também deverá ser implantado na região.
O objetivo do comandante-geral, coronel Euller de Assis Chaves, é capacitar índios, que serão os principais discentes, e policiais, para atuação e prevenção à criminalidade nas comunidades e aldeias. “Vivemos um momento de quebra de paradigmas, união de comunidades e celebração do respeito. Com essa ação que a Polícia Militar irá executar, vamos poder capacitar ainda mais nossos policiais e os representantes do povo potiguara para o atendimento à vida humana, independente de sua origem ou raiz étnica”, afirmou.
Durante o Curso de Polícia Comunitária, que deverá ter instrutores com formação diversificada, incluindo antropólogos indígenas, serão capacitadas as comunidades locais para busca e resolução de conflitos. A expectativa é que as aulas ocorram tanto em João Pessoa quanto nas aldeias no litoral norte, alcançando inicialmente cerca de 35 pessoas.  De 2011 até agora, são 3.202 policiais militares formados pelo Curso de Polícia Comunitária. O Proerd, que realiza capacitações atuando na prevenção primária ao uso de drogas, também deverá ser implantado no litoral norte.
Além do comandante-geral e lideranças indígenas dos municípios, a reunião teve a participação do diretor do Centro de Educação, coronel Ronildo Souza, coordenadorias do Estado-Maior Estratégico, tenente-coronel Ysmar Mota, major Elmer Oliveira, o comandante da 2ª Companhia Independente, major Alberto Filho, e a coordenadora do Proerd, capitã Polyanna Laura.
Comandante presenteado – Durante a reunião, o coronel Euller foi presenteado pelo cacique Alcides, da aldeia da Baia da Traição, com um livro que traz um retrato da cultura e das características físicas da aldeia daquela região.
Índios Potiguara da Paraíba.Com
Com PBVALE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...