Pular para o conteúdo principal

Secretária de Ação Social de Marcação avalia evento “Não finja que não viu” como positivo e ressalta “parcerias”


A Secretaria de Ação Social do município de Marcação realizou por mais um ano o evento contra a exploração sexual e o abuso as crianças e adolescente com o tema: ‘Não finja que não viu’, com panfletagem e distribuição de material educativo. A realização coordenada pela secretária da pasta Erica Correia, contou com o apoio e as parcerias de outras secretarias do município. Erica avaliou a campanha como bastante positivo e que foi marcado pela mobilização e participação da comunidade em geral.

“O objetivo da mobilização é o combate às violações de direitos de crianças e adolescentes. Essa ação foi realizada juntamente com o apoio das secretarias de educação, saúde, infraestrutura e eventos mostrando que as secretarias tem que andar de mãos dadas também para que assim haja uma maior singularidade na execução das ações referidas as políticas públicas”, ressaltou Erica Correia.

“Tivemos o apoio do conselho tutelar que é de suma importância nas ações referidas às crianças e adolescentes. Foi mandado um convite para a secretária de Desenvolvimento Humano (Cida Ramos) uma vez que nos encontramos no dia 20 de maio, no Palácio da Redenção onde ocorreu a abertura da Campanha de Proteção Integral aos direitos da Criança e Adolescentes no Estado. Fiz a ela o convite pessoalmente e em seguida mandei formalmente a secretária que não pode vir mas mandou representantes da SEDH, as técnicas Eliane Félix e Gilda e também veio juntamente com elas Fernanda(da assessoria de imprensa)”, afirmou.

“Fiquei muito feliz por ver as pessoas se mobilizando por uma causa que não é só do Governo nem tão pouco do município mas que é nossa pois temos que fazer nossa parte. Marcação apoia esta ação”, concluiu a secretária de Ação Social.

A Secretaria Municipal de Ação Social contou também com a importante parceria do CREAS, CRAS e PROJOVEM. O evento ocorrido no último dia 24, foi marcado com uma linda caminhada pelas Ruas do Centro, com participação de Psicóloga, Advogado e equipe do governo do estado que esteve mostrando para a população local a não fazer vista grossa aos casos de Abuso sexual contra a Criança e o Adolescente.

Data comemorativa
O 18 de Maio é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal N°. 9970/00. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória - ES um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune. Para o governo e o movimento social brasileiro em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, a data é mais um elemento para a mobilização e o envolvimento dos poderes públicos e da sociedade no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Mais fotos:


FONTE:Da redação/PBVale
Por Felipe França

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...