Pular para o conteúdo principal

2º CONFERENCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO


 Imagem



Moção de repúdio contra a violação aos direitos dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais (APROVADO NA 2 CONFERENCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E SOLIDÁRIO)
Os povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais presentes na 2ª Conferencia Nacional de Desenvolvimento Rural, Sustentável e Solidário, vem a público manifestar que há 513 anos vivemos acreditando em nossas verdades, que não há nada mais sagrado que a terra em que vivemos e fazemos viver.

Historicamente os Povos Indígenas e Quilombolas, Comunidades Tradicionais têm seus direitos violados com a aniquilação de suas culturas, invasão, devastação de seus territórios e extermínio de sua população. Entendemos que é do interesse de uma pequena parcela da população a exploração desordenada dos recursos naturais existentes nos territórios ocupados por esses povos, que tem insistentemente apresentado pautas nas duas casas legislativas propondo a revisão da legislação visando o cerceamento de liberdades e a extinção de direitos desses povos.

Queremos o arquivamento da PEC 215 (que altera artigos 49, 225 e 231 da Constituição Federal) e o Projeto de Lei Complementar (PLP) 227, que altera o artigo 231 da Constituição Federal. Esses artigos são essenciais para a garantia dos direitos conquistados com inúmeras lutas, que garantem a demarcação democrática de terras e preservação das culturas destes povos.

A PEC 215 transfere a competência da demarcação de terras indígenas, da titulação de quilombos e da criação de Unidades de Conservação Ambiental do Poder Executivo para o Poder Legislativo. O PLP 227 autoriza a exploração dos territórios indígenas pela rede de Agronegócio, empresas de mineração, além de empreendimentos ligados a interesses das esferas de governo (municipal, estadual e federal), muitas vezes permeados por pressões de grandes empresas e negócios privados.

Estes povos se opõe a essas duas iniciativas especificamente, por compreender que ambos os projetos (PEC 215 e PLP 227) abrem espaço para a violação a direitos já conquistados, além de fortalecer a intolerância e intensificação do extermínio dos Povos Indígenas, e Comunidades Tradicionais.

POR RITINHA FERNANDES,ALDEIA CAEIRA,MARCAÇÃO-PB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...