sábado, 6 de dezembro de 2014

Festival do Marisco movimenta litoral norte da Paraíba neste fim de semana


Evento acontece neste final de semana na Barra de Mamanguape em Rio Tinto
Neste próximo sábado (06), a partir das 10h, acontece a primeira edição do Festival do Marisco, na Barra de Mamanguape, litoral norte da Paraíba. Quem estiver na região poderá aproveitar uma programação especial, com artesanato, gastronomia, apresentações culturais e exposição fotográfica. Será um dia inteiro dedicado ao marisco. O evento é promovido pelo “Projeto Sou Fruto do Mar: Construindo Novas Possibilidades” – um trabalho socioambiental realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos, com apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, por meio do Fundo Costa Atlântica.
“Este festival vem celebrar as marisqueiras, as tradições pesqueiras e confraternizar o que foi trabalhado durante o projeto. Procuramos fazer uma programação que tem tudo a ver com a tradição da região, que fala com o mar, com o coqueiral, que reflete a cultura litorânea local”, diz Daniela Araújo, coordenadora do Projeto Sou Fruto do Mar.
Sou Fruto do Mar – O projeto está atuando na Barra de Mamanguape há pouco mais de oito meses com o objetivo de promover a valorização das mulheres marisqueiras e a melhoria da qualidade de vida de quem vive da pesca artesanal na região, para que nesta atividade tradicional sejam ampliadas oportunidades de renda e segurança alimentar familiar. A iniciativa tem realizado oficinas de capacitação junto à comunidade, abordando temas ligados à saúde, gastronomia, proteção previdenciária, valorização da mulher e geração de renda.

PROGRAMAÇÃO
10h – Oficina de montagem de painel com resíduos do marisco, orientada por Luiz Oliveira (estudante de Design da Universidade Federal da Paraíba/Rio Tinto)
10h – Abertura da exposição fotográfica Sou Fruto do Mar
15h – Apresentações culturais
* Lapinha da Barra de Mamanguape
* Grupo Bato Lata
* Capoeira Nego Fujão
* Coco de Roda Brilho da Lua
* Oficina de coco de roda
* Ciranda Brilho da Lua
Além de feira de artesanato e comidas típicas à base de marisco.

Fonte: PBVALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!