Pular para o conteúdo principal

Mobilização Nacional Indígena ocupa Esplanada dos Ministérios em Brasília

Fabio Nascimento/Mobilização Nacional Indígena
















  • A semana que antecedeu a comemoração do Dia do Índio(19/04) foi marcada por protestos e mobilização na capital do país. Representantes de diversas tribos, entre elas, os Pataxó Hãhãhãe, Kayapó, Munduruku, Yanomami e Guajajara tomaram as principais avenidas do eixo central de Brasília.

Os integrantes da Mobilização Nacional Indígena protestam contra a votação uma Proposta de Emenda à Constituição - a PEC 215. A medida quer transferir do Executivo para o Congresso o poder de demarcar terras indígenas, territórios quilombolas unidades de conservação. Atualmente, a demarcação destas áreas é definida pelo Ministério da Justiça, com base em pareceres da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Segundo os líderes do movimento, as propostas legislativas atacam seus direitos e as comunidades indígenas não teriam sido consultadas sobre a decisão.

Na quinta (16/04), cerca de 180 indígenas participaram de duas sessões - uma na Câmara e outra no Senado - para tentar dialogar com os parlamentares. Com gritos de "Demarcação já!", eles pediam que a PEC 215 seja arquivada. Além do protesto nas duas casas legislativas, os povos indígenas também montaram um acampamento na Esplanada dos Ministérios.

A PEC 215 é bastante polêmica. Os defensores dos direitos indígenas temem que, se aprovada, os índios fiquem ainda mais desprotegidos e vulneráveis. Além disso, afirmam que sem a demarcação de áreas de proteção e da presença das tribos, as florestas brasileiras correm maior risco de serem derrubadas.

Em encontro com lideranças indígenas no começo da semana, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, afirmou que "não há pressa para a votação da PEC 215".


Índios Potiguara da Paraíba em Foco

Valter Campanato/Fotos Públicas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...