domingo, 10 de abril de 2016

Governo do Estado realiza mais uma edição dos Jogos Indígenas


Durante quatro dias, a aldeia Tramataia, no município de Marcação, está sendo sede dos Jogos Indígenas da Paraíba 2016, que foram abertos oficialmente nessa sexta-feira (8). O evento, organizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), conta com a participação de 33 tribos das cidades de Baía da Traição, Rio Tinto, além da anfitriã Marcação nas modalidades de arco e flecha, canoagem, arremesso de lança, corrida do toro, mini maratona, futebol de campo e futsal.
O secretário executivo de Esporte e Lazer, José Marco, presidiu a solenidade de abertura, que contou com o desfile das equipes participantes e a dança típica das tribos potiguaras, o toré. 

"Desde 2012 o Governo do Estado, em pleno mês do índio, faz questão de levar o esporte para esses povos que originaram o Brasil. O evento faz com que as aldeias se confraternizem por meio de algo tão saudável e que faz bem para qualquer ser humano”, disse.
Para Priscilla Gomes, secretária executiva de Juventude, os Jogos também são incluídos como políticas públicas para os jovens. “Muitos são os jovens índios que estão disputando esses jogos das tribos potiguaras, e por isso é importante destacar que é uma política pública também de juventude. O Governo vem fazendo o seu papel de contribuir com a sociedade como a sociedade como um todo sem a discriminação de povos”, frisou Priscilla.

O cacique geral das aldeias potiguaras, Sandro Gomes, agradeceu mais uma vez a iniciativa da realização. “Mais uma oportunidade que as tribos potiguaras agradecem ao Governo do Estado toda a atenção pelo quinto ano consecutivo fazer os povos indígenas praticarem o esporte com competições de modalidades que fazem parte da nossa história”, destacou.

Índios Potiguara da Paraíba em Foco


Via: Site do Governo da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!