terça-feira, 19 de abril de 2016

Ricardo anuncia benefícios e entrega obras nas comemorações do Dia do Índio

Foto: PBVALE
O governador Ricardo Coutinho participa, a partir das 11h, nesta terça-feira (19), das comemorações do Dia do Índio, na Okakaraíba, terreiro sagrado da Aldeia São Francisco, no município de Baia da Traição. Na ocasião, ele vai entregar obras e anunciar benefícios para a população indígena como parte da programação da Semana Indígena promovida com apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana.
A Paraíba tem uma população de 22 mil índios divididos nos municípios de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto. O Governo vem apoiando projetos de pesca e agricultura nas áreas indígenas e durante as comemorações o governador Ricardo Coutinho entregará 30 mil alevinos (filhotes de peixes) e duas toneladas de sementes de milho e feijão, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap).
Ainda durante as comemorações, Ricardo também vai entregar pavimentação de rua, assinar um termo de cooperação para restauração de quatro imagens sacras e lançar o projeto Nas Trilhas Potiguaras.
Representantes de secretarias também estarão presentes. A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, disse que as ações são intersetoriais e envolvem, por exemplo, a Educação, que implementará mais um curso pré-vestibular para indígena, o PB-Vest na Escola Estadual Pedro Potí, dentro da Aldeia São Francisco. Serão atendidos 362 estudantes indígenas matriculados no 3º ano do Ensino Médio.
Segundo o cacique Sandro Barbosa, a mensagem que será repassada para o povo indígena será em defesa de mais união. “Quanto mais unificação, mais forte seremos. Quanto mais parcerias, mais benefícios para o nosso povo por meio de políticas públicas que chegam na comunidade”, disse.
Segundo ele, o diálogo com o Governo do Estado vem melhorando e tem ampliado a execução de projetos em favor da população. “A data comemorativa garante um momento de visibilidade da reivindicação do nosso povo. Todo dia é nosso dia. Para nós, ter a presença do Estado é importante, pois podemos realizar em conjunto políticas para os índios. É um momento de agradecer ao Deus Tupã e pedir forças para nossos irmãos”, afirma.

Índios Potiguara da Paraíba em Foco

Via: Site do Governo da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!