Pular para o conteúdo principal

RC avisa a ministro que não aceita “ameaça” e acusa Cássio de “boicotar” a Paraíba

RC avisa a ministro que não aceita “ameaça” e acusa Cássio de “boicotar” a Paraíba


A obra do viaduto do Geisel, em João Pessoa, segue com impasse entre o Governo do Estado e o Governo Federal. De um lado o governador Ricardo Coutinho (PSB) reivindica os R$ 17,8 milhões que foram retirados da conta do Estado e promete ir à justiça para recuperar o recuso, do outro o ministro das Cidades, Bruno Araújo, declara que a verba foi extraída para “melhor gestão do orçamento” e afirma que aguardará o transito em julgado da decisão se assim o governador der continuidade com a intervenção judicial.



A declaração dada através de nota pelo ministro foi entendida pelo governador como uma ameaça. Devido à morosidade da justiça brasileira, na concepção de Ricardo Coutinho, essa verba só deveria chegar aos cofres do Estado em 15 ou 20 anos. “A ameaça é não repassar nada. Porque se fomos apelar pela justiça, que é direito de qualquer cidadão, o governo só repassará o recurso após o transito em julgado, ou seja, daqui a 15 ou 20 anos. Isso é uma ameaça e eu não vivo de ameaça”, repeliu.



Na nota, o ministro destacou “que o governo afastado liberou a integralidade da verba sem que a obra estivesse com o nível de medição de acordo com os critérios necessários para o recebimento do valor questionado” e criticou o Governo do Estado por buscar receber “tratamento privilegiado em detrimento às centenas de obras pelo país”.



Ainda segundo o ministro a obra do viaduto só chegou a 22% da sua execução o que impediria a manutenção da verba de R$ 17,8 milhões. O governador rebateu afirmando que “por desconhecimento” o ministro se “equivoca”, já que segundo ele a execução da obra já ultrapassa 60%.


“O que tem 22% é o que a Caixa atestou. A aferição demora a ser feita. Faz de 30 dias ou em outras obras 45 dias. Mas o governo faz a medição e manda para a Caixa que manda para o governo federal e até este domingo a obra foi 62% executada”, disse.



O governador insinuou que o ministro está sendo “mal assessorado por políticos paraibanos” e afirmou que a discussão foi partidarizada. Ricardo citou o nome do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) para acusá-lo de tentar “boicotar a Paraíba”, já que segundo ele, o tucano, “prefere defender a retirada do dinheiro do que defender os interesses do estado”.


“A Paraíba não aceita que se retire o dinheiro que já estava depositado. Não pode se fazer proselitismo. Não se pode ocupar para mentir e ser desmentido pela própria nota do ministério. Eu lamento que pessoas com mandados federais não coloquem os interesses da Paraíba em primeiro lutar prefere o embate com o governador. Lamento o boicote de um senador contra a Paraíba”, criticou.
O governador ainda argumentou que verbas federais para execuções de obras nos estados sempre foram depositadas antecipadamente. “Isso não existe? Sempre existiu. A obra do PAC, por exemplo, recebe adiantamento para a obra para poder pegar ritmo. Não tem nenhum problema com isso. Acho que é no mínimo uma falta de respeito. A Paraíba não tem é intransigente, mas não abre um milímetro para a falta de respeito”, declarou.


Blog do Gordinho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...