Pular para o conteúdo principal

Relatório final dos Jogos Indígenas da Paraíba – 2016


SECRETARIA DE ESTADO DA JUVENTUDE, ESPORTE E LAZER – SEJEL
GERÊNCIA DO DESPORTO FÍSICO



RELATóRIO FINAL




APOIO:

                                 

PERÍODO
 08 A 12 DE ABRIL DE 2016


RELATÓRIO FINAL

      É com grande alegria que estamos enviando o relatório final dos Jogos Indígenas da Paraíba – 2016, ao Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer – SEJEL, na sua VI Edição, que foi realizado no período de 08 a 12 de abril de 2016, na Aldeia Tramataia, tendo como objetivo fazer uma avaliação do evento.
     A realização destes jogos foi uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, juntamente com prefeitos das cidades de Rio Tinto e Baía da Traição, como forma de garantir o direito de promoção das manifestações esportivas, entre os índios que moram na região indígena da Paraíba. Dentro da competição procuramos valorizar a cultura desses grupos sociais. Durante os Jogos Indígenas, procuramos aplainar o preconceito, a discriminação e valorizar o direito e a realidade de sermos índios brasileiros, além de alcançarmos os nossos objetivos que foi o congraçamento e confraternização dos povos indígenas. Esse ano tivemos um acréscimo de 22% no número de participantes e uma excelente participação de público presente durante as competições, graças ao apoio das prefeituras de Rio Tinto e Baía da Traição. Infelizmente não tivemos o apoio da prefeitura do município de Marcação na realização da competição.



                                                             AGRADECIMENTOS

   Agradecemos ao governador do estado Ricardo Coutinho, ao Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer Carlos Tibério, ao Secretário Executivo de esportes e Lazer José Marco, a Secretária Executiva da Juventude Priscilla Gomes, a prefeita de Rio Tinto Severina Ferreira Alves, ao prefeito de Baía da Traição Manoel Messias, aos secretários de esportes dos municípios envolvidos no evento, como também ao cacique geral Sandro Gomes e em especial ao cacique Elias da Silva da Aldeia Tramataia, por não medirem esforços para a realização desses excelentes jogos. Não poderíamos deixar de agradecer a todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para a execução destes jogos e pelos relevantes serviços prestados.
  Gostaríamos de agradecer em especial aos companheiros da SEJEL, pelo trabalho realizado durante a abertura e de todo o desenrolar da competição dos VI Jogos Indígenas da Paraíba.
Próxima Edição – Aldeia Mont’Mor – Município de Rio Tinto


RESULTADOS FINAIS


CORRIDA DO TORO – MASCULINO                   CORRIDA DO TORO - FEMININO
1º Lugar: Aldeia Jacaré de César e Carneira      1º Lugar: Aldeia Forte
Adenilton / Genildo
2º Lugar: Aldeia Mont’Mor                                     2º Lugar: Aldeia Cumarú

CABO DE GUERRA – MASCULINO              CABO DE GUERRA - FEMININO
1º Lugar: Aldeia Lagoa do Mato                     1º Lugar: Aldeia Lagoa do Mato
2º Lugar: Aldeia Jacará de César                    2º Lugar: Aldeia Baía da Traição

ARCO E FLECHA
1º Lugar: Aldeia Forte - Joab
2º Lugar: Aldeia Lagoa do Mato – Jailson

CAMPEÃO DO DESFILE
1º Lugar: Aldeia Lagoa do Mato
2º Lugar: Aldeia Carneira

CANOAGEM – MASCULINO                                  CANOAGEM - FEMININO
1º Lugar: Aldeia Tramataia - Moisés / Israel                   1º Lugar: A. Tramataia – Josilene / Marilene
2º Lugar: A.Tramataia – Jonathan / Joel                           2º Lugar: A. Tramataia – Bárbara / Edilma

MINIMARATONA
1º Lugar: Aldeia São Francisco – Edival Batista
2º Lugar: Aldeia Brejinho – Manoel Pereira

CORRIDA DO JEGUE
1º Lugar – Aldeia Tramataia – Antonio Filho
2º Lugar – Aldeia Tramataia – Francisco Pereira

FUTSAL MASCULINO
1º Lugar: Aldeia Mont’Mor                   -  2º Lugar: Aldeia Akajutibiró

FUTSAL FEMININO
1º Lugar: Aldeia Tramataia                   -  2º Lugar: Aldeia Baía da Traição


FUTEBOL MASCULINO
1º Lugar: Aldeia São Francisco            -  2º Lugar: Aldeia Ybykuara

FUTEBOL FEMININO
1º Lugar: Aldeia Estiva Velha                  -  2º Lugar: Baía da Traição

- Observação: Pela primeira vez realizamos a apresentação (desfile) das índias Potiguaras, com a participação de 09 aldeias.
     
DADOS ESTATÍSTICOS
- Período: 08 a 12 de abril de 2016
- Local: Aldeia Tramataia – Marcação.

- Municípios envolvidos:
  Rio Tinto: 03 aldeias
  Marcação: 14 aldeias  
  Baía da Traição: 14 aldeias
- Total de Aldeias: 31 Aldeias
- Total de atletas: Masculino: 840 atletas
                                   Feminino: 470 atletas = Total: 1.310 atletas

- Total de jogos:
  Futebol  – 46 jogos
  Futsal      – 21 Jogos

                                             AVALIAÇÃO

- Um dos pontos positivos foi o público presente durante a competição, em média de mais de 2.300 índios/dia assistindo a competição, cerimonial de abertura, premiação, acréscimo de atletas participantes, divulgação do evento, serviço de som, padronização das equipes, a parte cultural, o desfile dos índios, a escolha da musa dos jogos e a corrida de jegue.



 FOTOS DO EVENTO:











VEJAM MAIS FOTOS DOS JOGOS INDÍGENAS DA PARAÍBA 2016


Congresso Técnico do V Jogos Indígena da Paraíba 2016, (SEJEL)




                                                     
          


SEJEL/PB                    


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...