quinta-feira, 24 de março de 2016

Educação lembra Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial

Foto:  Blog do Lucas

A Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Gerência Executiva de Diversidade e Inclusão (Gedi), lembrou a luta contra a discriminação racial no dia 21 de março, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como dia de luta pela eliminação da Discriminação Racial. O dia também resgatou a lembrança dos ideais de homens, mulheres e crianças que morreram no “massacre de Sharpeville”, ocorrido em Joanesburgo, na África do Sul, durante o regime do Apartheid, por simplesmente buscarem uma sociedade igualitária sem discriminação racial.
Diante disso, e em apoio ao fim da discriminação racial, a SEE, por meio do Fórum Estadual de Educação e Diversidade Étnico-racial, está comprometida com a efetivação da Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório nos estabelecimentos de ensino, os conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira. O fórum tem como finalidade acompanhar, propor, analisar, incentivar e apoiar políticas públicas para educação das relações étnico-raciais no âmbito do Estado da Paraíba.
Essas políticas públicas devem estar em consonância com as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, instituída pela Resolução nº 01/2004 e pelo parecer nº 03/2004, ambos do Conselho Nacional de Educação.
“O papel da educação é fundamental para mudar essa realidade. É importante que cada diretor, professor em sala de aula, grêmios estudantis, se apoderem dessa realidade e lutem contra ela”, destacou Maria Botelho, gerente da Gedi/SEE.

Índios Potiguara da Paraíba em Foco

Via: Site do Governo da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!