sexta-feira, 9 de novembro de 2012

FUNASA: Fundação Nacional de Saúde


Fundação Nacional de Saúde
                         
Fundação Nacional de Saúde
Funasa
Organização
Chefia
Localização
Sede
Histórico
Notas de rodapé
Política sanitária


Fundação Nacional de Saúde - FUNASA é um órgão do Ministério da Saúde do governo do Brasil encarregado de promoversaneamento básico à população. Até 2010 cuidou também da assistência a saúde das populações indígenas, função esta que, atendendo a uma reinvindicação antiga das populações indígenas, passou a ser exercida diretamente pelo Ministério da Saúde com a criação da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI).
A FUNASA detém a mais antiga e contínua experiência em ações de engenharia de saúde pública no País. Ela direciona as ações de saneamento para as comunidades cujos indicadores de saúde denotam a presença de enfermidades causadas pela falta e/ou da inadequação de saneamento.
Atua apoiando técnica e/ou financeiramente o desenvolvimento de ações de saneamento.

Histórico
Advinda pela lei nº 8.029, de 12 de abril de 1990 como resultante da fundição da Fundação Serviços de Saúde Pública - FSESP e da Superintendência de Campanhas de Saúde Pública - SUCAM.

Competências
De acordo com o decreto Nº 7.335, de 19 de outubro 2010, são competências desta fundação :
§  Fomentar soluções de saneamento para prevenção e controle de doenças;
§  Formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde relacionadas com as ações estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental.

Denúncia de desvio de recursos (2011)
Em uma auditoria realizada pela CGU (controladoria geral da união), foi revelado que entre os anos de 2007 e 2010 a Funasa sofreu desvios de verbas totalizando cerca de meio bilhão de reais. Segundo o relatório da CGU, os desvios teriam ocorrido em convênios irregulares, contratações viciadas e repasses a estados e prefeituras sem a devida prestação de contas exigida por lei. A Funasa está sob o comando do PMDB desde 2005, e ao início do governo da presidente Dilma Russef foi alvo da disputa por cargos políticos do segundo escalão. As 948 cobranças da CGU sobre a Funasa para a devolução do dinheiro sob suspeita de desvio somam R$ 488,5 milhões, e os processos não têm prazo para serem julgados no TCU.



FONTE : Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!