Pular para o conteúdo principal

Carnaval 2013: MPPB realiza reunião com prefeitos do Litoral Norte, Polícia e SUDEMA


O Ministério Público da Comarca de Rio Tinto, através do promotor de justiça Raldeck Oliveira, realizou no início da tarde desta quarta-feira (6), uma importante reunião com os gestores dos municípios de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição. Ainda presentes na reunião, representantes das Policiais Militar e Ambiental e, a SUDEMA, órgão responsável pelo controle, fiscalização e aferição de som.
Participaram do encontro Prefeito de Baía da Traição, Manuel Messias, Rio Tinto Dudú de Brizola e Emília Barreto, representando Adriano Barreto.

Entre os temas que foram debatidos estão: horário dos eventos (shows musicais) e o abuso de som, promovido paredões (som automotivo). Ficou determinado que, os shows terminarão às 02:30 horas da madrugada, com tolerância de meia-hora. Já na questão dos paredões, todo e qualquer som automotivo que estiver perturbando a ordem pública será penalizado e apreendido.
Para o promotor Raldeck, é preciso aproveitar os festejos de carnaval da melhor formar, porém, com alguns limites. “A questão do limite de horário, é simplesmente, uma questão de segurança pública. Onde cidadão possa sair de casa com sua família e ter tranquilidade e paz. Podendo aproveitar o lazer e a brincadeira. Mas, é preciso brincar com certos limites”, frisou.
O comandante do Batalhão Ambiental e um dos coordenadores da SUDEMA, major Tibério, adiantou que a reunião foi de suma importância para a formação de parcerias no comprimento da ordem pública, ‘onde estado, municípios e segurança, estiveram pontuando situações’. “Tudo partiu do consenso entre os prefeitos, polícia e MP (Ministério Público). Nós iremos tomar as providencias tanto ao que foi acordado durante a reunião, quanto na legislação ambiental e no que a lei determina”, disse.
O Tenente Washington da Polícia Militar representou o comandante da 2ºCIAPM Independente de Mamanguape, Capitão Alberto Filho, ele acrescentou que a PM juntamente com a SUDEMA irão reforçar as fiscalizações junto aos paredões de som. Para a autoridade policial, o uso do paredão é abusivo. “Os que infringirem a lei serão apreendidos e terão consequências na justiça, talvez criminal dependendo de como se proceda à ocorrência, além da SUDEMA que estará conosco realizando a aferição do equipamento”, lembrou o oficial. “As consequências não serão agradáveis para as pessoas que insistirem com o som abusivo”, ratificou o PM.
O tenente Washington ainda frisou que a Lei Seca será uma forte arma na segurança dos foliões e usuários das vias públicas, livrando-os dos motoristas irresponsáveis.
A Polícia Militar irá trabalhar em média, por dia, com 70 homens e variações no Policiamento de Trânsito, Corpo de Bombeiros e o Batalhão Ambiental, com o apoio da SUDEMA e oficiais de justiça.


FONTE:  Da redação/PBVale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...