sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Os povos indígenas ajudam a preservar a natureza?


Cacique Toinho da Aldeia Carneira,Cacique Bel da Aldeia Três Rios e Euflausio da Aldeia Carneira,Marcação-PB

Apesar de não serem "naturalmente ecologistas", os índios têm consciência da sua dependência – não apenas física, mas, sobretudo cosmológica – em relação ao meio ambiente. Em função disso, desenvolvem formas de manejo dos recursos naturais que têm sido fundamentais para a preservação da cobertura florestal no Brasil.

Trata-se de um fato visível nas regiões onde o desmatamento tem avançado com maior rapidez, como nos estados do Mato Grosso, Rondônia e sul do Pará. Em levantamento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), por exemplo, as Terras Indígenas aparecem como verdadeiros oásis de florestas.

É fato que muitos povos indígenas, como os Suruí, Cinta-Larga e os Kayapó, tenham se atrelado ativamente a formas predatórias de exploração dos recursos naturais, hoje em vigor na Amazônia, fazendo alianças principalmente com empresas madeireiras. Todavia, é preciso reconhecer que eles as fizeram por terem passado por pressões concretas, contínuas, ilegais e como sócios menores desses negócios.

Quem já pensou nos índios como homens "naturais", defensores inatos da natureza, "naturalistas" está a um passo de vê-los como mera extensão do meio ambiente: deveriam, portanto, ser "conservados" e mantidos à distância do mundo "civilizado". Essa visão deriva, no entanto, de uma concepção da natureza que é própria ao mundo ocidental: natureza como algo que deve permanecer intocado, alheio à ação humana. Mas o que os próprios povos indígenas têm a dizer sobre o assunto é bem diferente.

As concepções da natureza certamente variam bastante conforme o povo indígena que consideremos. Porém, se algo parece comum a todos eles, é o fato de que a natureza está sempre em interação com a ação humana, não sendo jamais intocada.

Fotos:


Rio jacaré de São Domingos,Aldeia Carneira,Marcação-PB

Rio jacaré de São Domingos,Aldeia Carneira,Marcação-PB

Rio jacaré de São Domingos,Aldeia Carneira,Marcação-PB

Praia  do da Baía da Traição-PB

Praia  do da Baía da Traição-PB

Praia da Aldeia Forte,Baia da Traição-PB

Mangabeira árvore  da Aldeia Carneira,Marcação-PB

Cachoeira ponto turístico da Aldeia Carneira,Marcação-PB 


Árvores nas margens do Rio Jacaré de São Domingos Aldeia Carneira,Marcação-PB


Índias tomando banho no Rio Jacaré de São Domingos Aldeia Carneira,Marcação-PB
  Aldeia Carneira,Marcação-PB

 Aldeia Carneira,Marcação-PB

Cachoeira ponto turístico da Aldeia Carneira,Marcação-PB 




Fonte: Instituto Socioambiental | Povos Indígenas no Brasil  (TEXTO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!