Pular para o conteúdo principal

Baía da Traição recebe médico do programa federal “Mais Médicos”

“O que nós queremos são médicos compromissados com seu trabalho e com as pessoas mais carentes”, explicou o prefeito Messias

A cidade de Baía da Traição recebeu na manhã desta segunda-feira 23, o médico espanhol ‘Rafael’, fruto de uma parceria firmada entre governo municipal e federal inserido dentro do programa ‘Mais Médicos’. O prefeito Messias foi o único gestor do Vale do Mamanguape, assim como o de Itapororoca, a escrever o município para ser contemplado com o benefício do governo da Presidente Dilma Roussef.

  Confira mais fotos (clicando aqui)
Para receber o médico, a Secretaria Municipal de Saúde preparou uma modesta solenidade com a apresentação da Banda Fanfarra da Escola Estadual da Aldeia Akajutibiró, do grupo ‘Bate Lata’, da Secretaria Municipal de Ação Social e o ritual do tore, através dos índios potiguaras.
 
Em contato com a reportagem do PBVale, o médico Rafael afirmou: “eu tinha muita vontade de chagar até aqui, o percurso foi muito duro. Eu sou casado com uma brasileira daqui de Campina Grande, então quando nós víamos para a Paraíba, ficávamos aqui em Baia da Traição, assim, me apaixonei pela Baia da Traição”, revelou.
 
O médico revelou ainda que, antes de chegar no local em que irá trabalhar, passou por um curso de 1 mês com aulas de português e dos costumes local.
 
O secretário de Saúde da cidade, José Carlos, afirmou que, com a chegada do novo profissional de medicina, haverá um melhor atendimento na atenção básica, “hoje já temos regulamentado os agentes comunitários de saúde, com isso já podemos abrir um concurso pra novos agentes comunitários e solicitar ao ministério da Saúde um novo PSF para comportar essa aproximação dos 9 mil habitantes de Baía da Traição”, disse.
 
Para o prefeito baiense, Manoel Messias (PMDB), “mais um médico significa mais atendimento, e vindo com essa vontade e com esse compromisso com que estão vindos os médicos estrangeiros e com afinidade com atenção básica, e nós estamos precisando de pessoas que atenda aos munícipes com carinho, com vontade de acertar, e de fazer o melhor”, salientou. 
 
Messias assegurou que o espanhol Rafael quer fazer o possível para se integrar o mais rápido a comunidade indígena e toda a população de Baia da Traição. “O que nós queremos são médicos compromissados com seu trabalho e com as pessoas mais carentes”, explicou.
 
Participaram da recepção no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, além do prefeito Messias e a primeira dama Jacq ueline Rodrigues, os secretários de Saúde, José Carlos; assuntos indígenas, Josafá Padilha; da pesca, Wellington; representante da Funai, Irenildo Cassiano; diretores de escolas, padre Edriano Batista; representante do CNI, Capitão; vice-prefeito Roberto Carlos; caciques das aldeias e vereadores Luiz e Beto Bass.
 
Da redação/PBVale


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...