sábado, 7 de setembro de 2013

Etapa Distrital do DSEI Potiguara avança nas discussões sobre melhorias no atendimento


VEJA FOTOS:

As plenárias da Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara transcorreram conforme a programação para os três dias do evento, iniciado na terça-feira (3). Ainda no primeiro dia, os painéis apresentados abordaram os eixos temáticos sobre o “Controle Social e Gestão Participativa”, “Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional” e “Saneamento e Edificações de Saúde Indígena”, cujos expositores foram, respectivamente,  Manoel Eufrásio, do Conselheiro Distrital local; Jordane Reis, diretor-técnico do Hospital Universitário Doutor Lauro Wanderley, de João Pessoa; e Carlos Madson Reis, diretor do Departamento de Saneamento e Edificações Indígena (DSESI), da Sesai.
Para o conselheiro Manoel Eufrásio, a Conferência tem essa premissa, de estimular o debate. Embora não seja lei, porém, torna-se um documento reivindicatório importante para que as propostas sejam atendidas em beneficio da população indígena. “O que está sendo discutido agora também já foi abordado em outras conferências, mas o que se propõe é que essas ações sejam realizadas”, observou Eufrásio.
Outro conselheiro presente na abertura, o presidente do Conselho Distrital (Condsi Potiguara), Natanael Benedito da Silva, ressaltou a importância da Conferência para os povos indígenas. “Apesar dos empecilhos, temos expectativas de melhorar a saúde local”, resumiu.
Durante os debates foram levantadas outras questões, como o atendimento aos povos indígenas urbanos e da etnia Potiguara, habitante no estado vizinho do Rio Grande do Norte. Como solução, no caso das comunidades urbanas, foi sugerida a realização de uma reunião com os gestores parceiros no intuito de encaminhar os fluxos como forma de fortalecer o atendimento, entre os quais o  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No tocante aos vizinhos norte-rio-grandenses, o melhor entendimento proposto foi de apresentar uma moção apoiando a criação de um novo distrito.
Os trabalhos da Etapa Distrital Potiguara encerram-se nesta quinta-feira (5), com a escolha dos delegados e a conclusão das propostas discutidas em plenária. Durante os três dias, o grupo indígena apresentou a dança do Toré, ritual típico do povo potiguara. O secretário especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, participou de um desses rituais, a convite dos indígenas.

Por João Bosco de Araújo
Fotos: Luís Oliveira/Sesai-MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!