Pular para o conteúdo principal

Etapa Distrital do DSEI Potiguara avança nas discussões sobre melhorias no atendimento


VEJA FOTOS:

As plenárias da Etapa Distrital da 5ª Conferência Nacional de Saúde Indígena (5ª CNSI) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Potiguara transcorreram conforme a programação para os três dias do evento, iniciado na terça-feira (3). Ainda no primeiro dia, os painéis apresentados abordaram os eixos temáticos sobre o “Controle Social e Gestão Participativa”, “Etnodesenvolvimento e Segurança Alimentar e Nutricional” e “Saneamento e Edificações de Saúde Indígena”, cujos expositores foram, respectivamente,  Manoel Eufrásio, do Conselheiro Distrital local; Jordane Reis, diretor-técnico do Hospital Universitário Doutor Lauro Wanderley, de João Pessoa; e Carlos Madson Reis, diretor do Departamento de Saneamento e Edificações Indígena (DSESI), da Sesai.
Para o conselheiro Manoel Eufrásio, a Conferência tem essa premissa, de estimular o debate. Embora não seja lei, porém, torna-se um documento reivindicatório importante para que as propostas sejam atendidas em beneficio da população indígena. “O que está sendo discutido agora também já foi abordado em outras conferências, mas o que se propõe é que essas ações sejam realizadas”, observou Eufrásio.
Outro conselheiro presente na abertura, o presidente do Conselho Distrital (Condsi Potiguara), Natanael Benedito da Silva, ressaltou a importância da Conferência para os povos indígenas. “Apesar dos empecilhos, temos expectativas de melhorar a saúde local”, resumiu.
Durante os debates foram levantadas outras questões, como o atendimento aos povos indígenas urbanos e da etnia Potiguara, habitante no estado vizinho do Rio Grande do Norte. Como solução, no caso das comunidades urbanas, foi sugerida a realização de uma reunião com os gestores parceiros no intuito de encaminhar os fluxos como forma de fortalecer o atendimento, entre os quais o  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). No tocante aos vizinhos norte-rio-grandenses, o melhor entendimento proposto foi de apresentar uma moção apoiando a criação de um novo distrito.
Os trabalhos da Etapa Distrital Potiguara encerram-se nesta quinta-feira (5), com a escolha dos delegados e a conclusão das propostas discutidas em plenária. Durante os três dias, o grupo indígena apresentou a dança do Toré, ritual típico do povo potiguara. O secretário especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, participou de um desses rituais, a convite dos indígenas.

Por João Bosco de Araújo
Fotos: Luís Oliveira/Sesai-MS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...