domingo, 15 de setembro de 2013

PM participa de sessão ao lado das comunidades indígenas do Estado

"A PM foi representada pelo comandante da 2ª CIMP de Mamanguape, no Litoral Norte, Capitão Alberto Filho".Polícial 

A Polícia Militar, através do Comandante da 2ª CIPM, Capitão Alberto Filho, esteve presente ao lado dos índios nesta sexta-feira (13), na Assembleia Legislativa, onde foi realizada uma sessão para discutir a reestruturação da Fundação Nacional do Índio (Funai) na Paraíba e também a implantação de medidas contra o avanço do mar que estaria derrubando habitações em comunidades indígenas, nos municípios de Baía da Traição e Marcação, no Litoral Norte da Paraíba.
Nas duas cidades a Polícia Militar disponibiliza há um ano e quatro meses o serviço de patrulhamento rural indígena, que serve para garantir a segurança da população local e manter uma aproximação maior com os índios, inclusive com a patrulha indígena sendo comandada por um policial militar que é índio também.
“É importante participar ao lado dos índios dessas discussões porque a melhoria da qualidade de vida deles é fundamental pra gente, pois hoje a Polícia Militar não se preocupa somente com a segurança do povo, mas sim com seu bem-estar de uma forma geral, isso é uma orientação do Comandante Geral e seguimos ela dentro da filosofia do trabalho de polícia comunitária”, explicou o Comandante da 2ª CIPM, Capitão Alberto Filho.
Durante a sessão, os índios pediram aos deputados presentes medidas emergenciais contra a retirada da coordenação regional da FUNAI da Paraíba, o que foi feito com base no decreto Federal 7.056/2009, que regulamentou o seu estatuto e quadro demonstrativo, deixando a comunidade indígena na Paraíba apenas com as coordenações técnicas locais (CTLs) do órgão.
O diretor da Funai, Antônio Carlos Futuro, participou da sessão e reconheceu que o processo de reestruturação da Funai necessita de algumas adaptações para atender melhor a comunidade indígena. Ele marcou uma audiência com representantes das tribos indígenas da Paraíba, em Brasília, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e com a presidenta interina da Funai, Maria Augusta Boulitreau.


Fonte: pbvale Da redação, com informações da Polícia Militar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!