sábado, 28 de maio de 2016

Home | Policial Policial Carro capota, uma pessoa morre e duas ficam feridas na PB-041, em Marcação

Veículo onde estavam as vítimas
Veículo onde estavam as vítimas
Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas após um acidente de carro na PB-041, em Marcação, no Litoral Norte paraibano, na tarde deste sábado (28).
Segundo informações da Polícia Militar, o motorista teria perdido o controle do volante em um trecho conhecido por “curva do urso”. O veículo Escort saiu da pista e capotou várias vezes. Equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel e Urgência) foram acionadas para atender os feridos.
Uma das vítimas faleceu no momento em que recebia os primeiros socorros. Outras duas foram encaminhadas para o Hospital de Trauma, em João Pessoa.

Índios Potiguara da Paraíba em Foco

Via: PBVALE

segunda-feira, 16 de maio de 2016

ARTISTAS DE QUATRO ESTADOS REALIZAM ATO EM JP CONTRA EXTINÇÃO DO MINISTÉRIO DA CULTURA


Artistas de João Pessoa, Recife, Natal e Fortaleza promoverão um ato público contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) e em defesa do Ministério da Cultura nesta segunda-feira (16), às 16h, na capital paraibana. A concentração para a manifestação será em frente ao Teatro Santa Roza, na Praça Pedro Américo.

De lá, os manifestantes seguirão em caminhada até o Ponto de Cem Réis, onde haverá o encerramento do evento, com uma ciranda. O objetivo é rechaçar a decisão do presidente interino, Michel Temer (PMDB), de descartar os avanços obtidos no Minc, como o Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC), com a composição paritária de seus membros, Governo e sociedade civil, a institucionalização do Plano Nacional de Cultura, Sistema Nacional de Cultura, além de programas que fizeram crescer a produção das artes e um maior acesso dessa produção pelos brasileiros e brasileiras.

Os artistas deverão levar instrumentos musicais e promover intervenções artísticas durante o ato público. Como parte do projeto de cortes do governo provisório, a cultura acabou voltando-se a fundir ao Ministério da Educação, formando o Ministério da Educação e da Culura. Quem assumiu a pasta foi o até então deputado pernambucano José Mendonça Bezerra Filho (DEM), político com inexpressiva atuação no campo cultural. O novo ministro ainda não se pronunciou sobre seus projetos para a área. As informações são do ParlamentoPB.          Fonte: Portal PARAÍBA Já.


OPINIÃO DO BLOG:  Inimaginável que os artistas de grande parte do Nordeste brasileiro se mantivessem silenciosos diante dessa atitude do Governo interino Michel Temer extinguir o Ministério da Cultura e transformá-lo apenas numa pasta e fazendo-a retornar ao Ministério da Educação onde permanecera por tantos e tantos anos anteriormente.  Se eles há reclamavam diante dos minguados recursos, segundo muitos deles, repassados no Governo Dilma  Rousseff para que pudessem continuar produzindo cultura, imagine-se agora que há mais incertezas quando se trata de uma pasta. 
                    Mas fiquem todos certos de que vêm muito mais apertos por ai, em nome da recomposição econômica  do Brasil.



Índios potiguara da Paraíba em Foco


Via: http://martinhoalves.blogspot.com.br/ 

sábado, 14 de maio de 2016

Obras de quase 1.000.000 um milhão, foi liberada em Marcação-PB, desde 2015. Pavimentação da rua maria alta da silva


Drenagem e pavimentação da rua maria alta da silva, foi publicada no diário oficia do estado da paraíba desde 2015.









Índios Potiguara da Paraíba em Foco


Via: http://www.paraibanews1.com/

Suspensão de novas inscrições para o Programa de Bolsa Permanência - PBP

É com grande tristeza que encaminhamos, em anexo, Ofício Circular Nº 2/2016/DIPES/SESU/SESU-MEC informando sobre a suspensão de novas inscrições para o Programa de Bolsa Permanência - PBP, para estudantes que não sejam quilombolas ou indígenas


Ofício Circular Nº 2/2016/DIPES/SESU/SESU-MEC

Timbre


MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Esplanada dos Ministérios Bloco L, Edifício Anexo II - 3º Andar , Brasília/DF, CEP 70047-900
Telefone: 2022-8042 e Fax: 2022-8042 - http://www.mec.gov.br
Ofício-Circular nº 2/2016/DIPES/SESU/SESU-MEC
Brasília, 11 de maio de 2016.
Aos Dirigentes das IFES

Assunto: Suspensão de novas inscrições para o Programa de Bolsa Permanência - PBP
Referência: Caso responda a este Ofício, indicar expressamente o Processo nº 23000.004199/2016-16.

Magnífico(a) Reitor(a),

Considerando o crescimento do número de beneficiários selecionados pelas instituições públicas federais de ensino superior no âmbito do Programa de Bolsa Permanência – PBP, instituído através da Portaria nº 389, de maio de 2013, com a finalidade de viabilizar a permanência, no curso de graduação presencial, estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de 4.736 estudantes em 2013 para 13.931 em 2016;
Considerando que, conforme o Artigo 5º, parágrafo 2º, da Portaria supracitada, o recebimento dos benefícios do PBP está condicionado à existência de dotação orçamentária anualmente consignada ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, devendo o Poder Executivo compatibilizar a quantidade de beneficiários com as dotações orçamentárias existentes, observados os limites de movimentação e empenho e de pagamento da programação orçamentária e financeira;
Considerando que o Ministério da Educação – MEC repassará, em 2016, às instituições públicas federais de ensino superior recursos na ordem de 1 (um) bilhão de reais para ampliar as condições de acesso e permanência dos jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica no ensino superior público federal, através do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES;
Informamos, a partir da presente data, a suspensão de novas inscrições de estudantes no Programa de Bolsa Permanência - PBP para receber benefícios pagos pelo MEC, via FNDE, diretamente ao cartão benefício do estudante, exceto para os estudantes indígenas e quilombolas;
Orientamos que as novas inscrições para estudantes indígenas e quilombolas continuarão a ser realizadas por meio do Sistema de Gerenciamento de Bolsas – SGB/SESu/MEC  em dois períodos ao ano, no primeiro e segundo semestres. Oportunamente, o MEC disponibilizará as datas para as novas inscrições.

Atenciosamente,

Jesualdo Pereira Farias
Secretário de Educação Superior



logotipo
Documento assinado eletronicamente por Jesualdo Pereira Farias, Secretário, em 11/05/2016, às 19:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento da Portaria nº 1.042/2015 do Ministério da Educação.

QRCode Assinatura
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.mec.gov.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 0230947 e o código CRC 86077818.



Índios Potiguara da Paraíba em Foco


Via: http://www.paraibanews1.com/