sábado, 14 de maio de 2016

EM REUNIÃO COM LIDERANÇAS, NOVO MINISTRO DA JUSTIÇA PROMETE SEGURANÇA A INDÍGENAS DA TI MARÃIWATSÉDÉ (MT), SOB RISCO DE INVASÃO

Em reunião breve nesta sexta (13), indígenas também questionaram novo ministro, Alexandre de Moraes, sobre risco de revogação de demarcações por Temer e exclusão de Fundação Nacional do Índio (Funai) e Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI) da lista da reorganização dos ministérios
Na tarde desta sexta (13/05), lideranças indígenas tiveram uma breve reunião com o novo Ministro da Justiça, Alexandre de Moraes. As três lideranças entregaram dois documentos da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) a Moraes – um pedindo segurança aos Xavante da Terra Indígena (TI) Marãiwatsédé, em Mato Grosso (MT), sob risco iminente de reinvasão por não-indígenas, e o outro sobre mudanças nos ministérios e rumores de revogação das portarias declaratórias e homologações de Terras Indígenas publicadas antes do afastamento de Dilma Rousseff. Confira aqui eaqui.
Há duas semanas, o Ministério Público Federal (MPF) acompanha a movimentação de pessoas que articulam uma possível reinvasão à TI Marãiwatsédé e as informações dão conta de que na quinta-feira (12), fazendeiros chegaram a anunciar que a reinvasão ocorreria nesta sexta (13), o que acirrou ainda mais o clima de tensão e insegurança entre os Xavante que vivem na área. Em resposta, Moraes afirmou que vai encaminhar denúncia urgente à Polícia Federal e à polícia do estado do Mato Grosso.
Os indígenas também pediram esclarecimentos sobre as informações de que o governo do presidente em exercício, Michel Temer, revisaria todas as portarias declaratórias e decretos de homologação de Terras Indígenas publicados recentemente pelo Ministro da Justiça anterior, Eugênio Aragão, e pela presidente Dilma Rousseff. A informação circulou amplamente na mídia no final de abril, quando foi divulgado que o então vice-presidente Michel Temer teria afirmado a setores do agronegócio que reveria “todas as recentes medidas do governo ligadas a desapropriação de áreas para a reforma agrária e demarcação de terras indígenas”.

Ministro da Justiça garantiu a indigenas proteção a Xavante da TI Marãiwatsédé_Tiago-Miotto_MNI-01
Ministro da Justiça garantiu a indigenas proteção a Xavante da TI Marãiwatsédé – Tiago Miotto/MNI


















“Eu não estava nem sabendo que eu ia fazer. Eu tomei posse ontem às sete horas da noite. Qualquer coisa que for se fazer daqui para a frente, nós vamos conversar”, afirmou o ministro Alexandre de Moraes. “Não houve nenhuma palavra minha, assim como não houve nenhuma palavra do presidente Michel Temer sobre revogação”.
Os indígenas também questionaram o novo Ministro da Justiça sobre o fato de que a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Conselho Nacional de Política Indigenista (CNPI) não aparecem na listagem de organismos ligados ao Ministério da Justiça – ao qual são vinculados – na Medida Provisória (MP) que estabeleceu a nova estrutura de ministérios, com criação, extinção e reorganização de pastas, publicada na quinta-feira (12). Confira a MP.
“Sobre o CNPI, o movimento indígena está muito preocupado em relação aos rumos que vai tomar o conselho, porque foi um processo muito longo para que houvesse a criação desse espaço tão importante para os povos indígenas do Brasil”, afirmou David Martim, do povo Guarani Mbya, um dos presentes à reunião.
O Ministro afirma que vai verificar a situação e que, em posse dos dados sobre a MP, marcará nova reunião para responder aos indígenas: “Vou levantar se houve algum problema com a Medida Provisória, e a questão de portarias, da Funai, nós marcamos uma reunião com eu já tendo a posse dos dados, porque ainda não posso responder. O que posso responder é que só quem fala pelo ministro é o ministro – ou nota oficial do Ministério”, sustentou Alexandre de Moraes.
Clima de tensão em Marãiwatsédé
Há cerca de dois anos, após um conflituoso processo de desintrusão, a comunidade xavante de Marãiwatsédé obteve a posse definitiva de seu território. Desde então, três novas aldeias foram fundadas, mas a comunidade ainda sofre com incêndios criminosos e o trânsito intenso de caminhões na BR-158.
Em setembro de 2015, o Ministério Público Federal denunciou 13 pessoas envolvidas nas sucessivas reinvasões da terra indígena Marãiwatséde, em Mato Grosso, ocorridas depois da desintrusão do território tradicional do povo Xavante. Diante da iminência de uma nova invasão, a comunidade intensificou as rondas por todo o território, com ajuda da Funai, e o MPF instaurou uma investigação sobre as denúncias e encontra-se presente na região, monitorando a situação.

Índios Potiguara da Paraíba em Foco
Via: Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – Apib

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!