Pular para o conteúdo principal

Conselho debate Educação Indígena no Dia do Índio Reunião

Aconteceu na Aldeia São Francisco, em Baía da Traição.

A Sessão Plenária do Conselho Estadual de Educação (CEE), desta quinta-feira, 19 de abril, Dia do Índio, ocorreu na Escola Estadual Pedro Poti, na Aldeia São Francisco, no município de Baía de Traição, no Litoral Norte. Durante a sessão, presidida pela representante dos Potiguaras no CEE, professora Miriam Gomes do Nascimento, foi debatido o tema “Educação Indígena na Paraíba: desafios e perspectivas” e contou com palestras das professoras Nilda Faustino, Maria Sonia Barbalho e da gestora da escola, Sueli Vieira, além do presidente da Organização de Professores Indígenas Potiguaras (OPIP), Pedro Lobo.
As professoras Nilda Faustino e Sonia Barbalho enfatizaram que a educação  indígena se realiza a partir de três grandes fontes: a família indígena, que educa os filhos a partir dos valores e princípios fundamentais; a comunidade indígena, que ensina e proporciona conhecimentos culturais, de valores, cosmogonias e sentimento de coletividade e pela própria natureza. “Todos são também considerados professores e professoras da vida. A Educação Escolar Indígena deve, portanto, cuidar desta realidade e trabalhar na interface dessa Cultura e modo de vida”.
O professor Pedro Lobo e a diretora Sueli Vieira destacaram os avanços significativos do Plano Estadual de Educação da Paraíba (2015-2025) em particular na criação da categoria de Escola Indígena. “Notamos e reconhecemos os avanços, muito significativos”, ponderou a diretora.
O professor Pedro Lobo ressaltou como é ímpar para o Estado da Paraíba e para o Povo Potiguara que os indígenas tenham um assento cativo no Conselho Estadual de Educação. “Trata-se de um reconhecimento e uma representação de um povo, do povo Potiguara”, disse.
O presidente do CEE, Carlos Enrique Ruiz Ferreira, agradeceu a hospitalidade e ressaltou: “se esta é hoje a casa do Conselho de Educação, queremos registrar que o Conselho é a casa permanente dos povos indígenas, pois não se pensa educação sem se pensar diversidade. E os conhecimentos e saberes indígenas são fontes inesgotáveis para toda a Educação”. O presidente do CEE disse também que o Brasil seria outro se a educação e as instituições aprendessem mais com os povos indígenas e afrodescendentes.
De acordo com o professor Carlos Enrique, a Organização das Nações Unidas lançou recentemente a Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável, mas é preciso que se diga que esse conceito, essa filosofia de sustentabilidade é criada e praticada há séculos pelos povos indígenas. “Hoje se fala muito, no âmbito da educação, da inteligência emocional; mas quando vamos incorporar com mais afinco, em nossas grades curriculares, em nossas metodologias de ensino, em nossos livros didáticos, os saberes ancestrais que tanto podem nos ensinar e nos tirar de uma série de crises, moral, cultural, ambiental, que enfrentamos?” indagou o presidente.
O vice presidente do CEE, Américo Falcone, falou em nome dos demais conselheiros, destacando que se tratou de “um momento ímpar da história do Conselho Estadual de Educação”. A presidente da sessão, conselheira Miriam Gomes, encerrou os trabalhos, falando sobre a defesa do meio ambiente e dos direitos do povo indígena: “Tudo que fere a terra fere também os filhos da terra. O índio é filho da terra. A terra é nossa vida e nossa liberdade”, concluiu.
Índios Potiguara da Paraíba.Com
Com PBVALE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...