Pular para o conteúdo principal

Unidades Integradas da Polícia Militar são inauguradas em Rio Tinto e Baía da Traição

O Patrulhamento em Áreas Indígenas foi lançado no mês de abril de 2012, de forma pioneira pela PMPB.


Base da Unidade Integrada da Polícia Militar da Vila Regina – Rio Tinto.
Proteção de povos indígenas, integração e segurança pública. Foram estes os conceitos que marcaram as comemorações do Dia do Índio, na manhã dessa última quinta-feira (19), no litoral norte da Paraíba. Com ação do governo do estado, em parceria com prefeituras municipais, foram inauguradas e reinauguradas duas Unidades Integradas de Polícia, nas cidades de Rio Tinto e Baía da Traição, sediando as Bases para o Patrulhamento em Área Indígena, colaborando com o atendimento em 32 aldeias, além da população local.
Fundado exatamente há seis anos, de forma pioneira, com atendimento e contato direto com aldeias na região do litoral norte, o Patrulhamento em Áreas Indígenas, realizado pela Polícia Militar, será reforçado com a reinauguração da sede da Unidade Integrada de Polícia em Rio Tinto (foto acima), que compõe a Base I do Patrulhamento. A estrutura agrega, em um único local, a PM e a Guarda Civil Municipal, que na ocasião, recebeu novas motocicletas para reforçar as ações.
A ocasião contou com a presença de secretários de estado, representantes das forças de segurança pública, lideranças indígenas e políticas, além da população local. Já na Baía da Traição, Polícia Militar e Policia Civil estarão juntas na nova Unidade Integrada de Polícia, que será a Base II do Patrulhamento Indígena, também montada com apoio da prefeitura local. “O nosso sonho é exatamente este: que a polícia trabalhe integrada. O cidadão quer resultado, e com essa proposta de trabalho que efetuamos aqui, conseguiremos atender melhor a população”, explicou o secretário da Segurança e Defesa Social, Claudio Lima.
Unidade Integrada em Baía da Traição
Para o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, esse trabalho de integração deve ser celebrado entre instituições e a população indígena e não indígena. “Com ações de integração e proximidade em 32 aldeias, atendendo aproximadamente 25 mil índios, além da população local, a Polícia Militar firma-se ainda mais como instituição que trabalha pela cultura de paz e no respeito aos povos”, declarou. Na ocasião, o coronel Euller foi representado pelo subcomandante geral da PM, coronel Almeida Rosas.
O encerramento das comemorações do Dia do Índio aconteceu com a tradicional dança do Toré, realizado na aldeia São Francisco, com representantes indígenas de diversas aldeias. 
Autoridades políticas e de segurança pública participaram das inaugurações.
6 anos de criação – O Patrulhamento em Áreas Indígenas foi lançado no mês de abril de 2012, de forma pioneira pela PMPB, onde aldeias indígenas tem contato direto, através de uma linha solidária, com o comando local da PM. Já a primeira Unidade Integrada foi inaugurada em Itapororoca, em dezembro do ano passado, onde atuam juntas PM e GCM da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...