Pular para o conteúdo principal

Empossado, prefeito da Baía fala da festa de Emancipação Política e primeiras ações de governo



Empossado na noite do dia 31 de dezembro, sob o ritual do toré, Manuel Messias (PMDB), concedeu sua primeira entrevista como prefeito de Baía da Traição ao site ‘PBVale’ e, falou do sucesso da festa de Emancipação Política da cidade e qual será sua primeira ação de governo.

A cidade indígena de Baía da Traição, localizada a 82km da capital paraibana, no litoral norte do estado, comemorou com uma grande programação nos dias 01 e 02 de janeiro a festa dos 51 anos de Emancipação Política.
 
Para Messias, foi com muita dificuldade financeira que o município realizou as festas de aniversário da cidade. “São eventos que atraem um grande número de turistas, nos esforçamos ao máximo para dar o melhor ao nosso povo e aos turistas que nos visitam”, disse.

'Momento da posse; Messias ao lado do vice Roberto Carlos (PPS)'
Questionado sobre qual seria sua primeira ação de governo, Messias revelou:
 
- “Minha primeira ação é priorizar os setores que apresentarem maior dificuldade e, estudar com muita atenção o quadro financeiro que hoje se apresenta na Prefeitura para que a gente possa iniciar com pé no chão, e com muito cuidado naquilo que se faz”.
 
Messias também considerou que, no ano de 2012 as Prefeituras viveram situações difíceis, considerando-se a redução do IPI, o que segundo ele, dificultou bastante, fazendo com que ficassem nas gestões passadas um déficit considerável. 
 
- “A gente deve considerar esta realidade, temos que estudar bastante e ponderar sobre o que estamos fazendo para que aí possamos acertar o máximo possível”, confessou.
 
A respeito da programação carnavalesca, o gestor afirmou que Baia da Traição vive uma característica diferente das demais cidades.

"Momento de transição de governo: Presenças de lideranças indígenas, religiosas e ex-prefeito Zé de Oscar"

“É importante lembrarmos que, assumimos agora em janeiro, e de início já temos duas grandes festas que são as de emancipação política e o carnaval. Caso algo venha a dar errado, não foi por falta de planejamento e sim, pelas nossas limitações financeiras, Baia da Traição é uma cidade que sobrevive quase que apenas do FPM, e temos uma série de responsabilidades. A cidade tem hoje cerca de 8 mil habitantes e, no carnaval passa a receber cerca de 80 mil. Então, pedimos até a compreensão dos turistas para este caso, é o aumento do consumo de água, acúmulo de lixo e, tudo isso afeta. Mas iremos nos esforçar ao máximo para proporcionar o melhor”, frisou o novo prefeito.
 
Parceria com o Poder Legislativo
 
O prefeito Messias comemorou também a eleição da presidência da Casa Legislativa de Baia da Traição, apesar de serem poderes independentes, o gestor viu um aliado Pedro de Galego assumir o cargo, com 6 votos de maioria, contra apenas 3 da oposição. O prefeito tinha apenas quatro vereadores em sua base, e com as somas dos vereadores eleitos pela oposição, Natan e Chuchú, passa a ter maioria para sustentação governista. Ele ressaltou que, apesar de serem poderes diferentes, irá em busca da união entre o legislativo e o executivo para o bem da população baiense.
 
Secretariado
 
No tocante a escolha dos novos secretariados, o gestor salientou que primou pela inteligência, por acreditar que a capacidade e habilidade de resolver as questões devem ser características essenciais de um secretário. “Foram pessoas que estavam comigo, e tive a oportunidade de observá-los, e saber que eles realmente são pessoas aptas a desenvolver as atividades na pasta que lhes foram confiadas”, concluiu.
 
A Prefeitura Municipal já pela nova gestão realizou várias ações esportivas durante o dia 2 de janeiro, como: torneio de Futebol de Campo, Futebol de Areia e Vôlei de Praia. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura é interesse dessa nova administração valorizar e tornar as práticas esportivas uma realidade na vida dos baienses.

Veja fotos:
 
'Time da Aldeia Silva da Estrada o grande Campeão do Torneio'
'Time da Aldeia São Francisco - Vice Campeão do Torneio'
'Prefeito Messias entregando o Trofeú ao Campeão do Torneio'
'Sec. Pedro com o Melhor Goleiro do Torneio'
'Sec. Alysson com o Artilheiro do Torneio'
'Vereador Luiz entregando o Trofeú ao Vice-campeão'

FONTE:
Da redação/PBVale
Por Felipe França

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...