Pular para o conteúdo principal

Vice-governador visita Praia de Coqueirinho em Marcação e declara: “estou encantado”



O vice-governador da Paraíba, Romulo Gouveia (PSD), visitou na última terça-feira 22, pela primeira vez, a Praia de Coqueirinho do norte, por ocasião do I Seminário Socio Ambiental de Marcação, organizado pela Prefeitura local.
Romulo Gouveia parabenizou o prefeito da cidade, Adriano Barreto, pela iniciativa e a preocupação com a sustentabilidade. Ele considerou que esta é uma área que deve ser preservada.
“Tanto as comunidades indígenas como a Prefeitura quer a visitação nessa região, mas, que seja um turismo com sustentabilidade, se não houver esse tipo de postura, daqui a mais um tempo não iremos conseguir manter o que temos aqui. O turismo é uma grande indústria, desde que haja a preservação”, declarou o vice-governador.
Pela primeira vez visitando a antiga Praia habitada pelos indígenas, Gouveia disse que se encantou pelo lugar e fez um convite: “quem não conhece, vale apena conhecer”.
Já o prefeito Adriano Barreto, em contato com a reportagem do PBVale, ressaltou que hoje, naquela comunidade, há problemas de impacto ambiental tais como: acúmulo de lixo (principalmente trazidos por veraneio turista), desmatamento vegetação nativa, e construção desordenada.
Segundo o gestor, isso vem gerando um desequilíbrio presente e futuro. “Até então seria uma praia de difícil acesso e consequentemente não tínhamos esses problemas anteriormente, antes da estrada ter sido inaugurada pouco mais de um ano”, afirmou.
E acrescentou: “Praia de coqueirinho como foi explicado e debatido no Seminário, faz parte da APA área de proteção ambiental, como também reserva indígena potiguara e, juntamente com a população local e a prefeitura de Marcação tomamos a iniciativa de realizar aquele Seminário como forma de conscientização juntamente com a louvável participação e contribuição de órgãos tão importantes e atuantes na área, tais como; SUDEMA, APA, FUNAI, PROCURADORIA FEDERAL, MEIO AMBIENTE, UFPB - DEPARTAMENTO DO CURSO DE ECOLOGIA, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE DA PREFEITURA DE MARCAÇÃO. Enfim, educadores, associações, comunidade local e representantes públicos políticos tais como, o vice -governador Rômulo Gouveia, Presidente da Federação dos Municípios Buba Germano, e vereadores da cidade. Todos juntos num objetivo comum: A preservação e o cuidado, conscientização com a participação de todos sobre o bem estar comunitário da população de coqueirinho o qual hoje ainda é um reduto de tartarugas, peixe boi marinho e outra espécies, como também a vegetação nativa a ser preservada”.



Por Felipe França
FONTE: PBVale.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...