Pular para o conteúdo principal

Vice-governador visita Praia de Coqueirinho em Marcação e declara: “estou encantado”



O vice-governador da Paraíba, Romulo Gouveia (PSD), visitou na última terça-feira 22, pela primeira vez, a Praia de Coqueirinho do norte, por ocasião do I Seminário Socio Ambiental de Marcação, organizado pela Prefeitura local.
Romulo Gouveia parabenizou o prefeito da cidade, Adriano Barreto, pela iniciativa e a preocupação com a sustentabilidade. Ele considerou que esta é uma área que deve ser preservada.
“Tanto as comunidades indígenas como a Prefeitura quer a visitação nessa região, mas, que seja um turismo com sustentabilidade, se não houver esse tipo de postura, daqui a mais um tempo não iremos conseguir manter o que temos aqui. O turismo é uma grande indústria, desde que haja a preservação”, declarou o vice-governador.
Pela primeira vez visitando a antiga Praia habitada pelos indígenas, Gouveia disse que se encantou pelo lugar e fez um convite: “quem não conhece, vale apena conhecer”.
Já o prefeito Adriano Barreto, em contato com a reportagem do PBVale, ressaltou que hoje, naquela comunidade, há problemas de impacto ambiental tais como: acúmulo de lixo (principalmente trazidos por veraneio turista), desmatamento vegetação nativa, e construção desordenada.
Segundo o gestor, isso vem gerando um desequilíbrio presente e futuro. “Até então seria uma praia de difícil acesso e consequentemente não tínhamos esses problemas anteriormente, antes da estrada ter sido inaugurada pouco mais de um ano”, afirmou.
E acrescentou: “Praia de coqueirinho como foi explicado e debatido no Seminário, faz parte da APA área de proteção ambiental, como também reserva indígena potiguara e, juntamente com a população local e a prefeitura de Marcação tomamos a iniciativa de realizar aquele Seminário como forma de conscientização juntamente com a louvável participação e contribuição de órgãos tão importantes e atuantes na área, tais como; SUDEMA, APA, FUNAI, PROCURADORIA FEDERAL, MEIO AMBIENTE, UFPB - DEPARTAMENTO DO CURSO DE ECOLOGIA, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE DA PREFEITURA DE MARCAÇÃO. Enfim, educadores, associações, comunidade local e representantes públicos políticos tais como, o vice -governador Rômulo Gouveia, Presidente da Federação dos Municípios Buba Germano, e vereadores da cidade. Todos juntos num objetivo comum: A preservação e o cuidado, conscientização com a participação de todos sobre o bem estar comunitário da população de coqueirinho o qual hoje ainda é um reduto de tartarugas, peixe boi marinho e outra espécies, como também a vegetação nativa a ser preservada”.



Por Felipe França
FONTE: PBVale.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...