Pular para o conteúdo principal

ALDEIA JARAGUÁ promove PROJETO: “O Mini atletismo formando campeões”

Projeto está sendo desenvolvido por professores da Escola Indígena Cacique Domingos da Aldeia Indígena de Jaraguá, em Rio Tinto.

Equipe (amarela) foi a campeã

Desde tempos imemoráveis, as crianças e adolescentes das unidades de ensino têm tido interesse em competir entre si e em buscar comparar‐se com outras. O Atletismo, com sua variedade de eventos, proporciona uma excelente oportunidade para este tipo de interação entre pares. Já que o Atletismo oferece uma ocasião especial para esse intercâmbio, os responsáveis pelo nosso desporto tiveram a ideia de competições totalmente apropriadas para os educandos.
 
Na maioria das vezes, as competições de crianças e adolescentes neste esporte são um modelo proporcional às competições de adultos. Esta padronização inadequada, que é claramente contra as necessidades desse público alvo para um desenvolvimento harmonioso. Leva também quase a um elitismo que é prejudicial à maioria desses jovens.
 
Após numerosas iniciativas de pesquisas e estudos sobre a situação atual, o desafio também de nossa unidade de ensino tem sido formular um novo conceito de Atletismo que é unicamente trabalhado para desenvolver as necessidades do alunado. Pois, após realizarmos a etapa escolar do Programa de Formação Esportiva Escolar Atleta na Escola, estamos nos preparando para a etapa regional, inserindo uma metodologia inovadora e que agrada aos educandos participantes das aulas de Educação Física. 
 
Logo, o atletismo é, ou deveria ser um conteúdo clássico dentro da Educação Física escolar, entretanto este é muitas vezes esquecido por parte dos professores, que alegam vários empecilhos para a realização desta modalidade esportiva dentro do ambiente escolar, dentre estes empecilhos estão a falta de espaço físico, a falta de materiais adequados além do desconhecimento e conseqüentemente desinteresse dos alunos por este esporte. (SEDORKO; DISTEFANO, 2012).

Enfim, após os quatro estágios selecionados e preparados pelo corpo discente em parceria com o Educador Físico Emerson Felipe, que contara com o apoio do professor Wellington David, o secretário escolar Rafael Sousa e o empresário Daniel Martins promoveram esse grandioso evento nessa segunda feira, dia 29 de julho do corrente ano, no Campo de Futebol da Aldeia Jaraguá. Onde todos os alunos participantes saíram vitoriosos, pois, foram contemplados com uma viagem educacional-cultural para a capital do estado. Porem, a equipe “Amarela”, que tinha como líder, a educanda Vaniele Herminio, sagrou-se campeã numa disputa bastante acirrada com as outras três equipes (branca, verde, vermelha).
Texto: Professor Emerson Felipe
fonte:PBVALE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...