Pular para o conteúdo principal

Em Marcação: Governo beneficia agricultores indígenas com jornada de inclusão

Os agricultores familiares indígenas integrantes das 28 aldeias dos municípios de Baia da Traição, Rio Tinto e Marcação estão sendo contemplados com as ações das Jornadas de Inclusão Produtivas, numa iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e a Pesca.
 
Confira mais fotos de produtos artesanais elaborados pela Prefeitura de Marcação (clicando aqui).


As Jornadas de Inclusão Produtiva têm participação de vários órgãos e consistem em oferecer, no mesmo local, acesso aos projetos de assistência rural, financiamentos e oportunidade para ingresso em programas de comercialização de seus produtos, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
 
Já foram realizados três eventos neste mês, em João Pessoa, Baia da Traição e Marcação, e outro nesta última quinta-feira (29) em Cabedelo, informou a coordenadora do escritório regional da Emater, Keyla Leal. Em João Pessoa, o evento aconteceu na comunidade rural de Engenho Velho, com palestra e atendimento do INSS para 50 pessoas. Na Baia da Traição, o atendimento foi na Aldeia São Miguel, com a participação de 120 pessoas e, em Marcação, teve a presença de 100 pessoas.

 
As jornadas são eventos que se realizam de forma articulada entre os governos municipal, estadual e federal, e visam à disseminação entre os agricultores familiares dos projetos de financiamento de crédito rural, de aquisição de imóveis rurais e de comercialização. Durante as Jornadas as famílias têm acesso a tecnologias de captação e uso eficiente de água, inovações e práticas voltadas aos sistemas de produção agropecuário, além de técnicas de processamento de alimentos para segurança alimentar e nutricional e destinação a mercados.
 
Em parceria com a Prefeitura de Marcação, o Governo do Estado beneficiou os agricultores familiares dos três municípios, que puderam tirar dúvidas e encaminhar pedidos de financiamentos agrícolas aos Banco do Brasil e do Nordeste, obtiveram informações sobre o acesso aos financiamentos de crédito rural.
 
Durante a jornada, a extensionista Mônica Eleuthério, proferiu palestra sobre as políticas públicas voltadas aos agricultores familiares, como crédito rural Pronaf, comercialização através do PAA e do PNAE e feiras de produtos e serviços.

 
O técnico Fábio Kleber, do BNB, tirou dúvidas sobre a renegociação de dívidas dos agricultores, e os extensionistas Bruno Medeiros, Igor Melo e Márcia Maciel deram informações sobre DAP para a população indígena. Em Marcação, por exemplo, foram entregues várias DAP a agricultores indígenas.

FONTE: PBVALE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...