Os agricultores familiares indígenas integrantes das 28 aldeias dos municípios de Baia da Traição, Rio Tinto e Marcação estão sendo contemplados com as ações das Jornadas de Inclusão Produtivas, numa iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Emater Paraíba, empresa vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e a Pesca.
As Jornadas de Inclusão Produtiva têm participação de vários órgãos e consistem em oferecer, no mesmo local, acesso aos projetos de assistência rural, financiamentos e oportunidade para ingresso em programas de comercialização de seus produtos, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Já foram realizados três eventos neste mês, em João Pessoa, Baia da Traição e Marcação, e outro nesta última quinta-feira (29) em Cabedelo, informou a coordenadora do escritório regional da Emater, Keyla Leal. Em João Pessoa, o evento aconteceu na comunidade rural de Engenho Velho, com palestra e atendimento do INSS para 50 pessoas. Na Baia da Traição, o atendimento foi na Aldeia São Miguel, com a participação de 120 pessoas e, em Marcação, teve a presença de 100 pessoas.
As jornadas são eventos que se realizam de forma articulada entre os governos municipal, estadual e federal, e visam à disseminação entre os agricultores familiares dos projetos de financiamento de crédito rural, de aquisição de imóveis rurais e de comercialização. Durante as Jornadas as famílias têm acesso a tecnologias de captação e uso eficiente de água, inovações e práticas voltadas aos sistemas de produção agropecuário, além de técnicas de processamento de alimentos para segurança alimentar e nutricional e destinação a mercados.
Em parceria com a Prefeitura de Marcação, o Governo do Estado beneficiou os agricultores familiares dos três municípios, que puderam tirar dúvidas e encaminhar pedidos de financiamentos agrícolas aos Banco do Brasil e do Nordeste, obtiveram informações sobre o acesso aos financiamentos de crédito rural.
Durante a jornada, a extensionista Mônica Eleuthério, proferiu palestra sobre as políticas públicas voltadas aos agricultores familiares, como crédito rural Pronaf, comercialização através do PAA e do PNAE e feiras de produtos e serviços.
O técnico Fábio Kleber, do BNB, tirou dúvidas sobre a renegociação de dívidas dos agricultores, e os extensionistas Bruno Medeiros, Igor Melo e Márcia Maciel deram informações sobre DAP para a população indígena. Em Marcação, por exemplo, foram entregues várias DAP a agricultores indígenas.
FONTE: PBVALE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!