Pular para o conteúdo principal

Paraíba realiza Conferência de Promoção da Igualdade Racial nesta quinta-feira



A ÍNDIA POTIGUARA RITINHA FERNANDES SERÁ A REPRESENTANTE DE NÓS POTIGUARA NESTA CONFERÊNCIA!

Representantes de terreiros, povos indígenas, comunidades quilombolas e negros – no total de 200 delegados regionais – participam, a partir desta quinta-feira (22) até o sábado (24), da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O evento acontece no Hotel Caiçara, em João Pessoa, com o tema “Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo”.

O governador Ricardo Coutinho fará a abertura do encontro, nesta quinta-feira, às 19h, junto com a secretária Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Silvany Euclênio, a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), Gilberta Soares e a presidente do Conselho Estadual de Igualdade Racial, Mãe Renilda.

Mais de 25 municípios realizaram, neste ano, as conferências regionais e municipais. A programação inclui apresentações culturais e a palestra da secretária Silvany Euclênio, que atua no Governo Federal com comunidades tradicionais. Ela vai debater o tema “Políticas de Igualdade Racial no Brasil: Avanços e Desafios”. O professor doutor Waldeci Ferreira Chagas, da UFPB, também fará palestra sobre “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por uma Paraíba afirmativa”.

Coordenadas pela secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, as atividades seguem até sábado (24) com plenária de discussão e aprovação das propostas. Na sequência, será realizada mesa temática, abordando os eixos: Estratégias para o desenvolvimento e enfrentamento ao racismo nas áreas de educação, cultura, saúde e racismo institucional;Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo nas áreas de: habitação, meio ambiente e questão fundiária; Emprego e geração de renda e juventude negra; Políticas de Igualdade Racial no Estado da Paraíba: avanços e desafios para a inclusão da política de igualdade racial na agenda pública; Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial – SINAPIR (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias) e Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e os mecanismos de participação da sociedade civil.

A programação continua com a formação de grupos de trabalhos temáticos para apresentação de propostas e escolhas dos delegados que representarão a Paraíba na III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que acontece em novembro, em Brasília.

Conferência Nacional – A III Conapir será realizada em Brasília (DF) de 5 a 7 de novembro de 2013. Cerca de 1,4 mil pessoas, sendo 200 convidados (autoridades, personalidades e representantes de entidades nacionais e internacionais) e 1,2 mil delegados participam do evento. O processo foi iniciado em 21 de março, no aniversário de dez anos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR), quando foi realizado o primeiro de uma série de seis seminários temáticos, em capitais das cinco regiões do país. As 26 Conferências dos Estados e a Distrital, que acontecem até 30 de agosto, debatem os assuntos ligados ao tema central da III Conapir: “Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: Por Um Brasil Afirmativo”.

O Brasil tem uma trajetória na realização de Conferências, que ganharam progressivamente o papel de instrumento de participação social para a discussão, elaboração e controle das políticas públicas. A interlocução com todos os segmentos da sociedade civil, estados e municípios é decisiva para a construção de um novo país, pois confere legitimidade às ações de Governo e torna o Brasil referência para outras nações do mundo. A III Conapir foi convocada pela presidenta Dilma Rousseff, através de decreto em 16 de abril de 2013.

Programação

Local: Hotel Caiçara – João Pessoa/PB
Data: 22 a 24 de agosto de 2013
22/08/2013 (quinta-feira)
14h – Credenciamento
17h – Recepção, boas vindas.
– Leitura e Aprovação do Regulamento da III COEPIR/PB
19h – Abertura oficial
21h – Coquetel
23/08/2013 (sexta-feira)
9h – Entrosamento
9h30 – Mesa Redonda
- Políticas de Igualdade Racial no Brasil: Avanços e Desafios.
Conferencista: Silvany Euclênio (secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais da Seppir)
- Democracia e desenvolvimento sem racismo: por uma Paraíba afirmativa.
Conferencista: Professor Doutor Waldeci Ferreira Chagas (Diretor do Centro de Humanidade
Universidade Estadual da Paraíba – Campus III)
Coordenação da Mesa: Conselho Estadual da Igualdade Racial (Seppir) e Secretaria de Estado da
Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH)
10h30 – Debate
12h– Orientações Metodológicas para os GTs
12h30 – Almoço
14h às 18h – Grupos de Trabalhos (GTs)
GT I - Estratégias para o desenvolvimento e enfrentamento ao racismo nas áreas de educação,
cultura, saúde e racismo institucional;
GT II - Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo nas áreas de: habitação,
meio ambiente e questão fundiária; emprego e geração de renda e juventude negra;
GT III - Políticas de Igualdade Racial no Estado da Paraíba: avanços e desafios para a inclusão da
política de igualdade racial na agenda publica;
GT IV - Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial –
SINAPIR (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias);

FONTE:SITE DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...