Pular para o conteúdo principal

Paraíba realiza Conferência de Promoção da Igualdade Racial nesta quinta-feira



A ÍNDIA POTIGUARA RITINHA FERNANDES SERÁ A REPRESENTANTE DE NÓS POTIGUARA NESTA CONFERÊNCIA!

Representantes de terreiros, povos indígenas, comunidades quilombolas e negros – no total de 200 delegados regionais – participam, a partir desta quinta-feira (22) até o sábado (24), da III Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial. O evento acontece no Hotel Caiçara, em João Pessoa, com o tema “Democracia e Desenvolvimento por um Brasil Afirmativo”.

O governador Ricardo Coutinho fará a abertura do encontro, nesta quinta-feira, às 19h, junto com a secretária Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Silvany Euclênio, a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), Gilberta Soares e a presidente do Conselho Estadual de Igualdade Racial, Mãe Renilda.

Mais de 25 municípios realizaram, neste ano, as conferências regionais e municipais. A programação inclui apresentações culturais e a palestra da secretária Silvany Euclênio, que atua no Governo Federal com comunidades tradicionais. Ela vai debater o tema “Políticas de Igualdade Racial no Brasil: Avanços e Desafios”. O professor doutor Waldeci Ferreira Chagas, da UFPB, também fará palestra sobre “Democracia e desenvolvimento sem racismo: por uma Paraíba afirmativa”.

Coordenadas pela secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares, as atividades seguem até sábado (24) com plenária de discussão e aprovação das propostas. Na sequência, será realizada mesa temática, abordando os eixos: Estratégias para o desenvolvimento e enfrentamento ao racismo nas áreas de educação, cultura, saúde e racismo institucional;Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo nas áreas de: habitação, meio ambiente e questão fundiária; Emprego e geração de renda e juventude negra; Políticas de Igualdade Racial no Estado da Paraíba: avanços e desafios para a inclusão da política de igualdade racial na agenda pública; Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial – SINAPIR (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias) e Participação política e controle social: igualdade racial nos espaços de decisão e os mecanismos de participação da sociedade civil.

A programação continua com a formação de grupos de trabalhos temáticos para apresentação de propostas e escolhas dos delegados que representarão a Paraíba na III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que acontece em novembro, em Brasília.

Conferência Nacional – A III Conapir será realizada em Brasília (DF) de 5 a 7 de novembro de 2013. Cerca de 1,4 mil pessoas, sendo 200 convidados (autoridades, personalidades e representantes de entidades nacionais e internacionais) e 1,2 mil delegados participam do evento. O processo foi iniciado em 21 de março, no aniversário de dez anos da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR-PR), quando foi realizado o primeiro de uma série de seis seminários temáticos, em capitais das cinco regiões do país. As 26 Conferências dos Estados e a Distrital, que acontecem até 30 de agosto, debatem os assuntos ligados ao tema central da III Conapir: “Democracia e Desenvolvimento Sem Racismo: Por Um Brasil Afirmativo”.

O Brasil tem uma trajetória na realização de Conferências, que ganharam progressivamente o papel de instrumento de participação social para a discussão, elaboração e controle das políticas públicas. A interlocução com todos os segmentos da sociedade civil, estados e municípios é decisiva para a construção de um novo país, pois confere legitimidade às ações de Governo e torna o Brasil referência para outras nações do mundo. A III Conapir foi convocada pela presidenta Dilma Rousseff, através de decreto em 16 de abril de 2013.

Programação

Local: Hotel Caiçara – João Pessoa/PB
Data: 22 a 24 de agosto de 2013
22/08/2013 (quinta-feira)
14h – Credenciamento
17h – Recepção, boas vindas.
– Leitura e Aprovação do Regulamento da III COEPIR/PB
19h – Abertura oficial
21h – Coquetel
23/08/2013 (sexta-feira)
9h – Entrosamento
9h30 – Mesa Redonda
- Políticas de Igualdade Racial no Brasil: Avanços e Desafios.
Conferencista: Silvany Euclênio (secretária de Políticas para Comunidades Tradicionais da Seppir)
- Democracia e desenvolvimento sem racismo: por uma Paraíba afirmativa.
Conferencista: Professor Doutor Waldeci Ferreira Chagas (Diretor do Centro de Humanidade
Universidade Estadual da Paraíba – Campus III)
Coordenação da Mesa: Conselho Estadual da Igualdade Racial (Seppir) e Secretaria de Estado da
Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH)
10h30 – Debate
12h– Orientações Metodológicas para os GTs
12h30 – Almoço
14h às 18h – Grupos de Trabalhos (GTs)
GT I - Estratégias para o desenvolvimento e enfrentamento ao racismo nas áreas de educação,
cultura, saúde e racismo institucional;
GT II - Estratégias para o desenvolvimento e o enfrentamento ao racismo nas áreas de: habitação,
meio ambiente e questão fundiária; emprego e geração de renda e juventude negra;
GT III - Políticas de Igualdade Racial no Estado da Paraíba: avanços e desafios para a inclusão da
política de igualdade racial na agenda publica;
GT IV - Arranjos institucionais para assegurar a sustentabilidade das políticas de igualdade racial –
SINAPIR (órgãos de promoção da igualdade racial, fórum de gestores, conselhos e ouvidorias);

FONTE:SITE DO GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...