Pular para o conteúdo principal

Potiguaras recebem aval para comercializar produtos agrícolas pelo PAA e Pnae






O Governo do Estado entregou nesta quarta-feira (31) as 30 primeiras Declarações de Aptidão do Produtor (DAP) a índios Potiguara dos municípios de Baia da Traição, Rio Tinto e Marcação. Com esse documento, as família indígenas que se dedicam à agricultura poderão comercializar seus produtos através dos Programa Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
O Governo do Estado iniciou uma série de ações para desenvolver a atividade agrícola em 28 aldeias nesses três municípios.
A entrega das DAP foi feita pelo presidente da Emater, Geovanni Medeiros, no escritório regional da Empresa, na Estrada de Cabedelo (BR-230), aos caciques Elias Jerônimo de Lima, da Aldeia Tramataia, de Marcação, e Josafá Padilha Freire, da Aldeia Galego, de Rio Tinto. A presidente do Instituto Potiguara, Luzimar Maria dos Santos Lima, o chefe do escritório da Emater em Marcação, Igor Machado Melo, e a coordenadora regional da Emater, Keila Leal Denningler, presenciaram a entrega dos documentos, como também o diretor administrativo Francionildo de Araújo.
O cacique Elias Jerônimo agradeceu a presença mais constante da Emater nas suas aldeias, algo que os índios reivindicavam há bastante tempo, o que está sendo concretizado depois de visita do governador Ricardo Coutinho à região, por ocasião das comemorações do Dia do Índio, em 19 de abril.
A Emater reforçou a equipe de extensionistas nos três municípios, firmando parcerias com as prefeituras municipais que disponibilizam transportes para o deslocamento de agricultores e equipamentos para a execução das atividades.
Segundo Geovanni Medeiros, a previsão é de que mais de duas mil DAP sejam emitidas pela Emater nos três municípios, o que deve viabilizar maior acesso da produção agrícola local ao mercado. As ações estão ocorrendo a partir da assinatura de convênio com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Governo do Estado, via Secretaria do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
Para o presidente da Emater, Geovanni Medeiros, agora as famílias indígenas estão tendo acesso mais rápido a políticas públicas como o programa nacional de habitação rural e o programa de financiamento da produção, que só podem ser concedidas com a DAP. “Esse foi um compromisso assumido pelo Governo, já que os escritórios da Funai para esse tipo de declarações estão em Fortaleza. O documento poderá ser emitido nos escritórios da Emater-PB facilitando o acesso”, explicou.
A produção artesanal nas aldeias também está recebendo atenção especial por parte da Emater. Foi programada uma série de palestras e capacitação para artesãos, outro segmento que poderá contribuir para a elevação da renda dessas famílias. Haverá cursos de capacitação para merendeiras, que também poderão fornecer alimento para o PAA, e estão em fase de construção 300 casas através do Programa Habitação Rural.

FONTE: SITE DO GOVERNO DO ESTADO DA PB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...