Pular para o conteúdo principal

Comunidade de Marcação participa de nova reunião com prefeito Adriano Barreto e promotor do Meio Ambiente



O encontro aconteceu na última sexta-feira 1º, em Marcação, no litoral norte paraibano.
 
Veja mais fotos da reunião"Clicando Aqui"
 
A Prefeitura de Marcação realizou sua terceira reunião para tratar do cumprimento da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, a Lei Federal 12.305/10. Participaram os professores da rede pública municipal de ensino, representantes do meio ambiente da cidade, sociedade civil e organizada, além do gestor Adriano Barreto e do promotor do Ministério Público, José Farias, que está palestrando sobre o tema e auxiliando diversos municípios paraibanos no cumprimento da lei.
Segundo a lei, os municípios são obrigados a remediar o passivo ambiental, implantar a coleta seletiva, fazer compostagem e destinar somente os rejeitos para os aterros sanitários. O encontro aconteceu na última sexta-feira 1, pela manhã, no rol da Escola de ensino fundamental Emília Gomes.
O prefeito Adriano Barreto considerou o encontro positivo e disse que para a adequação do projeto, "de agora para frente, todos terão uma empreitada grande, com formação de comissão, comitê, associação de catadores e coletores, tudo passo a passo e, mais do que nunca terá que se realizar, se concretizar, dentro dos conformes da lei dos residuos sólidos", declarou.

"Faremos a questão da reaproveitação do lixo para outros fins, como a para adubos etc. Teremos um terreno apropriado, porque aqui nós fazemos parte da área indígena, e temos que ter todas as liberações legalizadas, nesse momento tivemos uma reunião com os caciques das áreas indígenas, para chegarmos a uma conclusão do local do terreno e a Prefeitura irá atrás de um financiamento para os investimentos necessários", disse Barreto.
O promotor do Meio Ambiente, José Farias, considerou que foi iniciado um processo de concientização da população há 1 ano e, nesta sexta-feira foi retomada as reuniões para elaborar um plano integrado que deverá iniciar em 90 dias, com todo diagnóstico das 15 aldeias existentes em Marcação, como a elaboração dos planos de recuperação de áreas degradadas, para começar a implantação da coleta seletiva.
Terminou neste sábado (2) o prazo para as prefeituras se adequarem à Lei Federal 12.305/10 que determina o fim definitivo dos lixões e a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Entretanto, o promotor argumentou que tem conhecimento das dificulades encontradas pelos municípios para a execução dos projetos. "Sabemos da carência dos recursos técnicos para implantação, precisa do apoio das instituições, uma delas é o Ministério Público", disse.
Ele lembrou que em cada comarca os promotores são independentes para decidir se vai processar ou não os prefeitos. "Agora, a ação civil publica com a obrigação de fazer, isso vai. Todos os municípios que ainda não fizeram, cerca de 150 já tem ações na justiça, outros 83 estarão sendo processados, mas não é no aspecto penal, nem improbidade administrativa, é ação civil com obrigação de fazer", revelou. Ele lembrou que, em um segundo momento, caso estes não deem inicio e conclua os planos, sofrerão ações penais e de improbidade.

Os 23 municípios que estão implantando nos Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos em parceria com o MP recebem orientação que vai desde o diagnóstico, passando por mobilização social, educação ambiental, implantação de coleta seletiva, até a implantação do aterro sanitário propriamente dito.
Segundo Farias, uma parte desses municípios está sendo acompanhado desde o início do ano passado e o restante, a partir de março deste ano. Farias ressaltou ainda que o MP não poderá mais assumir compromisso com novas prefeituras, já que não há tempo suficiente para fazer cumprir o que diz a legislação.




Da redação / PBVale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...