Pular para o conteúdo principal

Espep inscreve servidores públicos para 14 cursos gratuitos em setembro

Foto da web.
O Governo do Estado, por meio da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), abriu inscrições nesta terça-feira (18) para 14 cursos gratuitos voltados para servidores públicos que tenham interesse em aperfeiçoar os conhecimentos profissionais nas mais diversas áreas.
Com carga horária total de 20 horas/aula, pela manhã serão ofertados os cursos de Qualidade na Prestação dos Serviços: enfoque humano; Higiene e Segurança no Trabalho; Redação Oficial e Relações Interpessoais e Mediação de Conflitos no Serviço Público.
No período da tarde há vagas disponíveis para os cursos de Oratória: expressão verbal e corporal; Conceitos Básicos de Pregão; Combate ao Bullying no Serviço Público; Acordo Ortográfico e Introdução à Auditoria.
Já no período noturno, com aulas realizadas três vezes por semana, os interessados poderão se qualificar nos cursos de Diretrizes para Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Curso; Organização e Administração de Eventos Públicos; Acordo Ortográfico e Introdução à Auditoria. Quinzenalmente, a Espep também disponibilizará os cursos de Direção Defensiva e Evasiva (carros e motos), bem como Inglês Instrumental II.
Serviço – Para mais detalhes sobre as qualificações, os interessados podem acessar a lista da programação no portal do Governo Estadual WWW.paraiba.pb.gov.br/administracao/espep , no site da própria Espep (espep.pb.gov.br) ou através do email nuset.espep@hotmail.com.
A Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep) funciona na Rua Neuza de Sousa Sales, s/n – Mangabeira VII, em João Pessoa. Telefone: (83) 3214.1984 / 3214.1991.
- See more at: http://www.paraiba.pb.gov.br/espep-inscreve-servidores-publicos-para-14-cursos-gratuitos-em-setembro/#sthash.276PfuRF.dpuf


Índios Potiguara da Paraíba em Foco

Via:  http://www.paraiba.pb.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...