segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Índios Potiguara da Paraíba e Tabajara/PB, participam da 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba


O segmento Indígena teve Participantes nas três etapas da Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba nas etapas: Locail (Baia da Traição/PB - 30/04/2015), Regional (UFPB - João Pessoa/PB - 06 e 07/07/2015) e Estadual (Espaço Cultural - João Pessoa/PB - 20 e 21/08/2015), para garantir  aprovações de propostas que irão beneficiar os Povos Indígenas da Paraíba. Nos dias 20 e 21 de agosto de 2015 foi realizada a 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba.
Comida de verdade no campo e na cidade, por direitos e soberania alimentar
Com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade, por direitos e soberania alimentar”, a conferência teve o objetivo de abordar avanços e obstáculos para a alimentação adequada e saudável, além das escolhas estratégicas para alcance das políticas públicas.

Delegados da conferência Estadual de Segurança Limentar e Nutricional
Na ocasião foram votadas todas as propostas em um total de 90, distribuidas em três eixos temáticos. Relatório final, Declaração Política e Moções.
O segmento Indígena: Teve representantes (Delegados) do Povo Potiguara da Paraíba e do Povo Tabajara da Paraíba. Com apoio dos delegados de outros seguimentos conseguimos aprovar todas nossas propostas para a conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e a nossa Moção que tem como tema "Repudio a PEC215".
Plenária

A escolha dos(as) Delegados(as), titulares e suplentes, para a V Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, ocorreu em plenárias simultânias, em separado, por segmentos, garantindo a pariedade de representação de homens e mulheres, e a diversidade regionais a partir das conferências realizadas. 
A mesa conferindo os nomes dos delegados titulares e suplentes, eleitos para a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em Brasilia/DF, entre os dias 03 e 06/11/2015.
As vagas foram destribuidas na seguinte quantidade:
Sociedade civil - Presidente do Consea: 01, Subtotal das cotas: 11, Sociedade Civil Comum: 14, Total da Sociedade Civil: 30.
Governo: 12.

SUBTOTAL DAS COTAS = 11
Segmentos: Indígenas/PB = 02, Quilombolas/PB = 02, PMA¹ - Povos de Matriz Africana e Povos de Terreiro = 01, População Negros = 03, PCTs² - Povos e Comunidades Tradicionais = 01, Pescadores = 01, Ciganos = 01.
No geral foram escolhidos 45 Delegados (as), sendo 15 do segmento I (setor público), e 30 do segmento II (sociedade civil).

Delegados de diversos segmentos.
No segmento dos Indígenas, foram eleitos 02 delegados, pelos delegados (as) Indígenas participantes da 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba que foi realizada nos dias 20 e 21 de agosto de 2015, os seguintes representantes eleitos foram: Genildo Avelar Cardoso da Aldeia Indígena Potiguara Carneira, Marcação/PB e Paulo Tabajara da Aldeia Indígena Tabajara, Conde/PB, para representarem os Indígenas da Paraíba na Conferência Nacional de Segurança Alimentar, em Brasilia/DF, de 03 à 06 de novembro de 2015. Também foram eleitos 02 suplentes, sendo 01 do Povo Potiguara da Paraíba (Elissandra Potiguara da Aldeia Indígena Potiguara Alto do Tambá, Baia da Traição/PB, e 01 Indígena do Povo Tabajara, Conde/PB).
Delegados eleitos para a Conferência Nacional,Alessandra Potiguara (Suplente),
Genildo Avelar Cardoso (Titular)
" Queremos primeiramente agradecer ao nosso Deus Tupã pelas nossas propostas Indígenas, terem cidas todas aprovadas para irem para V conferência Nacional, e aos nossos parentes delegados participantes da Conferência Estadual, que depositaram seus votos de confiança em minha pessoa, para representar e defender as propostas encaminhadas, as quais trarão melhorias para nós Indígenas da Paraíba. Em nome de todos Indígenas Potiguara e da Paraíba, quero afirmar minha dedicação oa meu povo, e serei sempre incansável na luta por melhorias, viva aos Potiguara da Paraíba, viva aos Índios da Paraíba. Disse Genildo Avelar Cardoso - Delegado eleito para a Conferência Nacional, pelos delegados Potiguara da Paraíba".

                                              "juntos somos mais fortes"
Texto e Fotos: Índios Potiguara da Paraíba em Foco