Pular para o conteúdo principal

Índios Potiguara da Paraíba e Tabajara/PB, participam da 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba


O segmento Indígena teve Participantes nas três etapas da Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba nas etapas: Locail (Baia da Traição/PB - 30/04/2015), Regional (UFPB - João Pessoa/PB - 06 e 07/07/2015) e Estadual (Espaço Cultural - João Pessoa/PB - 20 e 21/08/2015), para garantir  aprovações de propostas que irão beneficiar os Povos Indígenas da Paraíba. Nos dias 20 e 21 de agosto de 2015 foi realizada a 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba.
Comida de verdade no campo e na cidade, por direitos e soberania alimentar
Com o tema “Comida de verdade no campo e na cidade, por direitos e soberania alimentar”, a conferência teve o objetivo de abordar avanços e obstáculos para a alimentação adequada e saudável, além das escolhas estratégicas para alcance das políticas públicas.

Delegados da conferência Estadual de Segurança Limentar e Nutricional
Na ocasião foram votadas todas as propostas em um total de 90, distribuidas em três eixos temáticos. Relatório final, Declaração Política e Moções.
O segmento Indígena: Teve representantes (Delegados) do Povo Potiguara da Paraíba e do Povo Tabajara da Paraíba. Com apoio dos delegados de outros seguimentos conseguimos aprovar todas nossas propostas para a conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e a nossa Moção que tem como tema "Repudio a PEC215".
Plenária

A escolha dos(as) Delegados(as), titulares e suplentes, para a V Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, ocorreu em plenárias simultânias, em separado, por segmentos, garantindo a pariedade de representação de homens e mulheres, e a diversidade regionais a partir das conferências realizadas. 
A mesa conferindo os nomes dos delegados titulares e suplentes, eleitos para a Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que será realizada em Brasilia/DF, entre os dias 03 e 06/11/2015.
As vagas foram destribuidas na seguinte quantidade:
Sociedade civil - Presidente do Consea: 01, Subtotal das cotas: 11, Sociedade Civil Comum: 14, Total da Sociedade Civil: 30.
Governo: 12.

SUBTOTAL DAS COTAS = 11
Segmentos: Indígenas/PB = 02, Quilombolas/PB = 02, PMA¹ - Povos de Matriz Africana e Povos de Terreiro = 01, População Negros = 03, PCTs² - Povos e Comunidades Tradicionais = 01, Pescadores = 01, Ciganos = 01.
No geral foram escolhidos 45 Delegados (as), sendo 15 do segmento I (setor público), e 30 do segmento II (sociedade civil).

Delegados de diversos segmentos.
No segmento dos Indígenas, foram eleitos 02 delegados, pelos delegados (as) Indígenas participantes da 4ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba que foi realizada nos dias 20 e 21 de agosto de 2015, os seguintes representantes eleitos foram: Genildo Avelar Cardoso da Aldeia Indígena Potiguara Carneira, Marcação/PB e Paulo Tabajara da Aldeia Indígena Tabajara, Conde/PB, para representarem os Indígenas da Paraíba na Conferência Nacional de Segurança Alimentar, em Brasilia/DF, de 03 à 06 de novembro de 2015. Também foram eleitos 02 suplentes, sendo 01 do Povo Potiguara da Paraíba (Elissandra Potiguara da Aldeia Indígena Potiguara Alto do Tambá, Baia da Traição/PB, e 01 Indígena do Povo Tabajara, Conde/PB).
Delegados eleitos para a Conferência Nacional,Alessandra Potiguara (Suplente),
Genildo Avelar Cardoso (Titular)
" Queremos primeiramente agradecer ao nosso Deus Tupã pelas nossas propostas Indígenas, terem cidas todas aprovadas para irem para V conferência Nacional, e aos nossos parentes delegados participantes da Conferência Estadual, que depositaram seus votos de confiança em minha pessoa, para representar e defender as propostas encaminhadas, as quais trarão melhorias para nós Indígenas da Paraíba. Em nome de todos Indígenas Potiguara e da Paraíba, quero afirmar minha dedicação oa meu povo, e serei sempre incansável na luta por melhorias, viva aos Potiguara da Paraíba, viva aos Índios da Paraíba. Disse Genildo Avelar Cardoso - Delegado eleito para a Conferência Nacional, pelos delegados Potiguara da Paraíba".

                                              "juntos somos mais fortes"
Texto e Fotos: Índios Potiguara da Paraíba em Foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...