Pular para o conteúdo principal

LATTUF: O MENINO JESUS INDÍGENA E O HERODES DO AGRONEGÓCIO

O cartunista Carlos Latuff se utiliza da temática natalina para criticar o avanço do agronegócio sobre territórios pertencentes aos índios no Brasil.  


Mais uma vez, como venho fazendo nos últimos anos, pois é necessário, venho aqui alertar a todos os ativistas indigenistas, aos simpatizantes da causa, aos amigos guerreiros que defendem nossos irmãos indígenas, QUE:
1) São principalmente nas festas de fim de ano, onde todos se desconectam mais de suas prioridades, que os índios ficam mais vulneráveis aos ataques terroristas de pistoleiros. É durante as festas que eles podem atacar mais, uma vez que os olhos não estão mais voltados com tanto afinco para as aldeias.
2) Você, amigo, durante as cerimônias e festividades que participar, deixe seu celular ligado, conectado a internet e sempre que possível, dê uma olhada para ver se alguém não está pedindo algum socorro.
3) Se você forneceu o número do seu celular para os indígenas, mantenha-o sempre ligado, com bateria e atenda qualquer ligação que você receber, pois pode ser algum irmão indígena pedindo socorro.
Viva o que tem que viver, mas não custa ficarmos atentos...
Em caso de crise dessa natureza, seguem os canais para denúncia:
MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL
\/
\/
DISQUE 100 - DIREITOS HUMANOS
\/
\/
POLÍCIA FEDERAL
\/
\/
Procure também os canais de denúncia local de pronto atendimento em casos de ataques... tenha tudo anotado e a seu alcance.
E se chegar a ver alguma denúncia nas redes sociais, por favor, compartilhe, reposte, marque o máximo de pessoas possível.
O natal para ser feliz, tem que ser feliz para todos!
Obrigado!

Via: PTV- Indigenous International Agency via Contra o Genocídio Negro "

Índios Potiguara da Paraíba em Foco

 Fonte: Brasil 247.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...