Pular para o conteúdo principal

Em Marcação, grupo de situação discute dois nomes para 2016

Vereador Lalá (PCdoB) e a vice-prefeita Lili (PSB) postulam indicação para 2016
Vereador Lalá (PCdoB) e a vice-prefeita Lili (PSB) postulam indicação para 2016
Correligionários afirmam que ambos disputam espaços para ganhar o ‘aval’. “Nome escolhido do grupo terá que obedecer a critérios, além de aparecer com privilégio na consulta”, diz prefeito. 
Os bastidores da política no município de Marcação revelam acirramento entre partidários da situação rumo às eleições 2016. Segundo fontes, o prefeito Adriano Barreto (PSB), segue com indecisões no sentido de saber o nome escolhido para sua sucessão. Em recente conversa com a imprensa, Barreto adiantou que, o representante do grupo terá que encaixar-se em alguns critérios, além de aparecer com privilégio na consulta popular.  
Na última semana, a reportagem do PBVale, entrevistou dois pretensos candidatos, vice-prefeita Eliselma Oliveira (Lili/PSB), e o presidente da Câmara Municipal, Marinaldo Aguiar (Lalá/PCdoB). Correligionários alegam que ambos disputam espaços para ganhar o ‘aval’ do chefe do executivo.  
Conforme o parlamentar, ele [Lalá] é uma pessoa de grupo, mas a decisão passa pela maior parte do povo. “Não é de agora que nosso nome é posto. Se nossa população nos escolher, iremos para a disputa”, informou. Ele revelou já ter conversado com o gestor municipal sobre o assunto e, de ter recebido o sinal verde.
Já a vice-prefeita Lili, destacou a posição de fidelidade que tem tido. “Não é uma decisão tomada em particular, mas com todos que nos seguem. Tenho sim, o pensamento de dar sequência ao trabalho já executado. Temos nos mantido em um comportamento que nos dar esse direito”, frisou.
Lili disse que desde o inicio da gestão, já existia um pensamento de continuidade. “Enfrentamos vários desafios. Acima de tudo, cabe ao povo julgar e a nossa equipe abalizar”, finalizou.  

Índios Potiguara da Paraíba em Foco
Via: PBVALE, Da redação, @pbvale1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...