sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Governo do Estado e MDA realizam Conferências Territoriais da Juventude Rural

Conferências Territoriais da Juventude Rural
Conferências Territoriais da Juventude Rural
As etapas territoriais da Conferência Estadual de Juventude estão ocorrendo este mês em vários municípios paraibanos. A Paraíba é o único estado do Brasil que realiza estas etapas em todos os territórios, 15 no total.
Até esta quarta-feira (23), já foram realizadas 11 etapas territoriais, totalizando a participação de mais de mil jovens rurais e de povos tradicionais. As quatro restantes ocorrerão nesta quinta-feira (24), em Sousa, no território do Vale do Piranhas; na sexta-feira (25), em Tavares e Cajazeiras, nos territórios da Serra de Teixeira e Alto Sertão respectivamente, e finalizando no sábado (26), com a conferência do território do Seridó, no município de Juazeirinho.
A realização das Conferências Territoriais da Juventude Rural é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), através da Secretaria Executiva de Juventude, com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Procase, o Cooperar, a Gestão Unificada Emater, Interpa e Emepa, a Rede Estadual de Colegiados/Fóruns Territoriais, a Vínculos, o Instituto de Assessoria à Cidadania e ao Desenvolvimento Local Sustentável (IDS) e a Rede de Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Rural.
Segundo a secretária executiva de Juventude, Priscilla Gomes, as etapas territoriais têm sido uma oportunidade única onde o Governo do Estado tem avançado, além da garantia da realização em todos os territórios, ao ouvir e dialogar com toda a diversidade de juventudes que compõe o meio rural.
“Tem sido um processo fundamental para o avanço da juventude paraibana, com grande participação, debates qualificados e propostas efetivas. É um momento muito importante para o fortalecimento das políticas públicas de juventude (PPJs) em nosso Estado”, afirmou a secretária.
O delegado do MDA na Paraíba, Gonzaga Júnior, destacou o papel fundamental das conferências, que além das pautas da juventude, fortalecem a discussão de temas como o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural, que será lançado em 2016 pelo Governo Federal. “As conferências cumprem um papel essencial no fortalecimento das juventudes rurais ao pautar o desenvolvimento territorial, a consolidação dos comitês de juventude nos territórios rurais e o Plano Nacional de Juventude e Sucessão Rural”, explicou.
Gonzaga Júnior também destacou a importância da realização das Conferências Territoriais nos 15 territórios rurais do Estado, ação que serviu como referência para que o Ministério do Desenvolvimento Agrário fortalecesse a importância da juventude rural em todo o Brasil.
“Queria destacar a sensibilidade política do Governo do Estado através da Sejel e sua Secretaria Executiva de Juventude, em pautar a realização das Conferências Territoriais em nosso Estado, que tem servido como referência para que o MDA paute em todo Brasil a importância da nossa juventude rural”, disse o delegado.

Índios Potiguara da Paraíba em Foco
Via: PBVALE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!