Pular para o conteúdo principal

BATATAS-DOCES DE ATÉ 3 KG SÃO PRODUZIDAS NO SERTÃO DA PB, MESMO COM A SECA

Um grupo de dez famílias de agricultores conseguiu plantar e colher cerca de 100 toneladas de batata-doce em pleno Sertão paraibano. A fartura de alimento foi conquistada ainda na primeira safra, enfrentando a seca com a utilização de poços artesianos em um sítio da Zona Rural de Santana dos Garrotes, no Sertão paraibano, a 421 km de João Pessoa. De acordo com um produtor, há batatas-doces que chegam a pesar 3 kg.



A plantação contou uma área de sete hectares. Semeadas durante o mês de agosto, as batatas foram colhidas entre os meses de dezembro e janeiro. Quase toda a safra, segundo José Galego, um dos responsáveis pela plantação, foi vendida para comerciantes de Juazeiro, na Bahia.

Durante a fase de plantio, o agricultor explicou que a maior dificuldade foi conseguir água para irrigar a plantação, já que a perfuração dos poços não era uma garantia.

“Nossa maior dificuldade foi com relação à água por conta da seca. Essa era a nossa primeira tentativa com as batatas e perfuramos os poços na esperança de conseguir uma grande quantidade de água, garantindo um bom crescimento das batatas. Temos dois poços e cada um armazena de 20 a 30 mil litros de água. Isso nos deu garantia de que a safra seria boa”, contou José Galego.

Na colheita, a surpresa dos agricultores foi com relação à qualidade e ao peso conseguido com as batatas. De acordo com José Galego, algumas das batatas-doces chegaram a pesar três quilos.

“Acreditamos muito no nosso trabalho e queremos que isso venha a ser um incentivo para outras famílias. Estamos tendo um lucro viável e mostramos que podemos conviver com a seca e sustentar nossas famílias mesmo com todas as dificuldades do Sertão. A batata-doce foi nosso primeiro passo, estamos agora plantando 3 mil pés de tomate e estamos com o arroz vermelho. Estamos lutando e vencendo”, afirmou José Galego. 


Índios Potiguara da Paraíba em Foco

Fonte: Portal Correio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...