Pular para o conteúdo principal

Marcação: alunos da Emília Gomes são aprovados na Escola Técnica de Mamanguape; direção destacou projetos educacionais

Escola técnica de Mamanguape/PB
19 alunos concluintes do 9º ano da Escola Municipal de Marcação, Emília Gomes da Silva (fundamental II), foram aprovados nos cursos de informática e agro campo da Escola Técnica Estadual do Vale do Mamanguape. A diretora da unidade de ensino, Tatiana Lima Pereira destacou os avanços na melhoria do sistema de ensino no município, nos últimos quatro anos, a partir da elaboração de projetos e valorização salarial dos professores.


Diretora da escola Tatiana Lima Pereira
Entre os projetos elencados pela diretora estão: sala limpa, qualificando campeões, o estudante encontrando o folclore e o esporte: “nós somos verdadeiras obras de arte”, Dia nacional da consciência negra, simulado prova Brasil, o olhar do aluno em fotos, a língua tupi na Escola, educar para preservar, literatura grega em sala de aula, descobrindo o prazer pela leitura e escrita, saindo da sala com ciências: invertebrados marinhos, aluno monitor, ética na escola, Arraiá do Emilia: “tradição e alegria tudo a ver”, e a I Mostra Cultural Indígena: ser ou não ser Potiguara, eis a questão.
Dentre os projetos elaborados, um dos primordiais foi o “ética na escola”, que serviu-se da matemática por exemplo, para conscientizar em números os alunos em que grau de corrupção estamos inseridos como cidadãos.
A Escola conta atualmente com uma superestrutura física resultado das últimas reformas realizadas pelo governo do Prefeito Adriano Barreto, quando ganhou piso cerâmico em toda sua extensão, salas climatizadas e forradas, além de ampliações em salas de aulas e espeço para reuniões e pequenos eventos.
Com cerca de 25 funcionários entre merendeira, vigilantes, e pessoal de apoio; além de um amplo quadro de professores seguramente capacitados, em 2015 a Escola aprovou dos 478 alunos matriculados 448 estudantes. Com apenas 30 deles reprovados.

Leia mais em: PBVALE

Alunos que conseguiram aprovação para Escola Técnica de Mamanguape:
01- Alex da Silva Rodrigues
02- Flavio Dilacio da Silva Filho
03- Marcela Ferreira da Silva
04- Maxwel Vicira de Carvalho
05- Thainara Tomaz Araújo de Lima
06- Thais Ferreira de Lima e Silva
07- Aristone Rodrigues
08- Kallys Soares
09- Jefersson neves da Silva
10- Janaina Ferreira de Oliveira
11- Maurilio da Silva de Aumeida Junior
12- Wanderson Gomes da Silva
13- Daniel Junior Nascimento
14- Flaviana Ferreira de Azevedo
15- Mateus Rodrigues da Silva
16- Suzana da Conceição Ferreira
17- Suelem Da Silva Ferreira
18- Liliane Conceição de Azevedo
19- Antonio da Silva Ferreira

Índios Potiguara da Paraíba em Foco 
Via: redação, PBVale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...