sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Enem 2016 começa neste sábado (5)

O ministro da Educação, Mendonça Filho, declarou que as ocupações não prejudicarão nenhum aluno
O ministro da Educação, Mendonça Filho, declarou que as ocupações não prejudicarão nenhum aluno
Mais de 8 milhões de candidatos farão o exame neste fim de semana; outros 240 mil farão em 3 e 4 de dezembro, devido às ocupações de locais de prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 começa a ser realizado neste sábado (5). No total, 8.386.944 inscritos farão as provas no sábado e no domingo (6) em 1.727 municípios brasileiros.
Outros 240.304 candidatos farão o exame nos dias 3 e 4 de dezembro, devido à ocupação dos locais de prova. Até a manhã desta sexta-feira (4), as ocupações haviam afetado 364 localidades, cerca de 2% do total.
O ministro da Educação, Mendonça Filho, declarou, em pronunciamento na noite da sexta (4), que o fato não prejudicará nenhum aluno nesta edição do Enem.
“O governo federal tomou todas as providências para que tudo ocorra com organização e tranquilidade”, afirmou. “Todo o sistema de segurança está garantido, com a participação das Polícias Militares dos estados, da Polícia Federal, e do Exército Brasileiro”.
Os participantes que se enquadram na condição de pessoas privadas de liberdade (PPL) e jovens que cumprem medida socioeducativa farão as provas nos dias 13 e 14 de dezembro.
Esta edição do exame tem o segundo maior número de inscritos - fica atrás somente da edição de 2014. Do total, 58% são do gênero feminino e 42% masculino. Desses, 57% já concluíram o ensino médio e 22% irão concluir em 2016.  
Inovações
Nesta edição, todos os participantes terão, pela primeira vez, coleta de dados biométricos, que será realizada pelo chefe de sala durante a aplicação. Outra novidade é a utilização de detectores de metais, na entrada e na saída dos banheiros, em todos os participantes e não mais por amostra. Além disso, os inscritos poderão acompanhar todas as fases do exame por um aplicativo para tablets e smartphones.
Segurança
Durante as provas, a avaliação das condições de segurança e da violabilidade das provas será feita pelos coordenadores de sala. “Se houver risco, as provas poderão ser suspensas no momento de sua aplicação, mas os alunos afetados terão garantida a oportunidade de realizar o exame nos dias 3 e 4 de dezembro”, disse a presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Maria Inês Fini.
Os candidatos que tiveram seus exames adiados foram comunicados da mudança por mensagem eletrônica (e-mail), mensagem de texto (SMS), pela página do participante e, ainda, pelo aplicativo Enem 2016.
Durante os dias de realização do Enem, os candidatos também terão à disposição uma central de atendimento para sanar dúvidas e obter informações. Os estudantes poderão acessar as páginas do MEC e do Inep na internet ou, ainda, telefonar para o plantão de atendimento, no número 0800 61 61 61. Nesses canais também será possível consultar os locais de prova com seus respectivos endereços.

Índios Potiguara da Paraíba em Foco
Fonte: Portal Brasil, com informações do Inep e do MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário após a aprovação será postado,obrigado!