Pular para o conteúdo principal

Litoral Norte da Paraíba é pauta de turismo de vivência e experiência nesse final de semana

Barra de Mamanguape, barreira dos arrecifes – Foto: Felipe Lima (Divulgação)
Por Lourdinha Dantas
Um novo destino turístico de vivência e experiência será apresentado pelo Sebrae-PB a jornalistas e operadores no próximos sábado (29) e domingo (30), sob a coordenação da gestora de turismo Regina Amorim.
Desta feita, a pauta é o Litoral Norte, e o ponto de partida será a Barra de Mamanguape, com um passeio de barco para apreciar o encontro do Rio Mamanguape com o mar, conhecer a barreira dos arrecifes, com direito a mergulho nas águas do mar e do rio. Trata-se de uma área com uma grande diversidade de fauna e flora. O passeio será conduzido por um condutor local.
Em seguida, o grupo irá almoçar na varanda da casa do Valdemir. Uma casa simples típica da vila de pescadores, localizada ao lado da Igreja da Comunidade. No cardápio, comida caseira à base de peixe e camarão, acompanhada de suco natural.
Na programação da tarde, estão incluídas, visita a um viveiro de camarão da AQUAFER, para conhecer as novas práticas de produção e organização sustentáveis dessa modalidade de cultivo, uma ida à Hospedaria Peixe Boi – Cama & Café e à Varanda do Tapete, atividade de base comunitária, onde os visitantes experimentarão o Dindão de frutas.
O périplo continua com uma visita às pequenas varandas que se transformaram em lojas de artesanato, souvenir, lanchonete, dentre outras atividades.
Próxima parada, Café Brisa Mar, local para degustar um café feito na hora, acompanhado de salgados feitos em forma de peixe boi, cocada e suco surpresa. Depois, visita ao Atelier do Adriano, mestre no artesanato em cipó.
Em seguida, o grupo vai para o Camaratuba Hotel Fazenda, para um jantar com música ao vivo e o pernoite.
No domingo, a manhã será destinada a conhecer as atrações do hotel, como passeio de charrete, o memorial e as brincadeiras, bem como a Feirinha de artesanato do grupo Encontro das Artes, que funciona lá.

img_6099
Passeio de barco pelo Rio Sinimbu, Marcação – PB – Foto: O Concierge

À tarde, no município de Marcação, passeio de barco pelo Rio Sinimbu até o entroncamento com o Rio Mamanguape, passando por uma área de manguezal muito bem preservado.

img_0113
Bar e restaurante do Tingo – Aldeia Camurupim, Marcação – PB – – Foto: O Concierge


A programação se encerra com o almoço no Bar do Tingo, para degustação do famoso Mexidão, e apresentação do artesanato indígena da Bio Poti e da artesã Val.
No final da tarde, retorno para João Pessoa. Sem dúvida, uma programação de encher os olhos e alegrar o coração.
13615210_531153553749365_6770371743613029921_n-150x144
Lourdinha Dantas é jornalista e gosta de compartilhar as experiências que vive quando viaja, e também divulgar eventos culturais, tudo junto & misturado no seu facebook “Diz que fui por aí – Andanças da Lou”.



Índios Potiguara da Paraíba.Com                                                                   Com oconciergeonline.com.b , Fotos: O Concierge

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...