Pular para o conteúdo principal

Ano Letivo 2013: Prefeito Adriano Barreto participa de encontro com profissionais da educação

O prefeito de Marcação Adriano Barreto PSB, participou na última quarta-feira 27, do encontro de lançamento para o Ano Letivo 2013 da rede pública municipal de ensino que teve como tema: ‘Formação de prática de jogos no ambiente escolar’.


O evento bastante prestigiado e organizado, contou também com a participação da secretária de educação da cidade, Evanice Soares, além de professores e profissionais da educação em geral.
 
Uma equipe de profissionais da Consultoria Futura estiveram durante três dias em Marcação, realizando debates, palestras e dinâmicas com os professores. Na abertura, durante a palestra, a consultora Mara discorreu sobre o tema: “Aprender a Ser e Conviver no Cotidiano Escolar”.

Segundo Mara, não basta à pessoa ser apenas um professor de conteúdo, e sim, tem que ensinar a criança e o adolescente a se tornar um indivíduo que possa colaborar, ter uma visão mais ampla das janelas possíveis pra sua mudança, pra seus sonhos, pra seus desejos. Então, ensinar também é conviver, aprender a ser amigo, ser solidário, amoroso com a escola, com os livros, mas, principalmente com as pessoas. Essa é a grande importância do ensinar. Marcação está marcando o ano com essa abertura de acolhimento, junto a todos os professores dessa cidade, mostrando que é possível se tornar um bom professor em sala de aula aprendendo a conviver com seus alunos e com as dificuldades que eles enfrentam todos os dias, explicou a palestrante.

Em conversa com a reportagem do PBVale, a secretária de educação lembrou que, nesta segunda-feira 04, será dado o ‘ponta-pé’ inicial do ano letivo 2013, e que, o gestor da cidade deu total apoio para que a educação realizasse esse encontro de capacitação para o magistério. 
 
- O prefeito Adriano Barreto disse que o município está de portas abertas para os estudantes de Marcação e cobrou mudanças e, pra isso nós queremos fazer diferente, disse Evanice.
 
A secretária revelou ainda que, para o ano de 2013 houve um investimento considerável para o bom andamento da educação, tanto no que diz respeito a equipamentos pedagógicos como na infraestrutura das escolas. 
 
Ela adiantou que, atualmente existem várias escolas recebendo melhoramentos e que, mesmo ainda estando em andamento, isso não interferirá no calendário escolar. “Temos uma meta a cumprir e, além disso, estamos com o programa ‘Mais Educação’ nas escolas a todo vapor, realização de práticas esportivas com o alunado, fomos contemplados com mais de 80 notbook`s e, as escolas que não tem salas de computação estamos fazendo essa adaptação entre outras novidades que teremos em 2013, confessou.

- “Queremos ampliar o número de alunos na rede pública municipal e pra isso estamos envidando os esforços necessários para atingirmos esta meta”, finalizou Evanice.
 
O Prefeito Adriano Barreto que também é professor, cumprimentou a todos, destacando que sempre teve a Educação como bandeira. Parabenizou os professores e os profissionais responsáveis pelo andamento da educação de Marcação e desejou boa sorte aos companheiros de profissão, cobrando empenho e dedicação para que 2013 seja um ano produtivo e positivo para o ensino infantil e fundamental 1 e 2, que é de responsabilidade do município.

Barreto assegurou que os investimentos necessários continuarão para o desenvolvimento e o fortalecimento da educação e, continuará cumprindo rigorosamente a Lei do Piso Salarial Nacional, assim como o fez, concedendo aumento nos vencimentos a classe durante o ano passado.

Mais fotos do encontro:
Confira todas as fotos da abertura do Ano Letivo aqui: 'Formação de Prática de Jogos no Ambiente Escolar'



fonte:PBvale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...