Pular para o conteúdo principal

I Encontro de Povos e Comunidades Tradicionais do Sertão.



Entre os dias 21 e 22 de março, foi realizado na aldeia Capateira, TI Entre Serras Pankararu, o I Encontro de Povos e Comunidades Tradicionais do Sertão, esse evento foi idealizado e realizado pela Associação Indígena de Entre Serras Pankararu – AIPES e a Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco, contou também com os apoios da Prefeitura de Tacaratu – PE, Prefeitura de Jatobá – PE, Quilombo Malunguinho, APOINME, Secretaria de Transporte de Pernambuco, Secretaria de Agricultura Familiar de Pernambuco, IPA, Fundarpe, Ministério Publico de Pernambuco, OAB – PE, FUNAI e Pólo Básico da SESAI Entre Serras Pankararu. Esse encontro contou com a presença de mais de 300 pessoas entre elas indígenas, juremeiros, quilombolas, pescadores, ciganos e ribeirinhos, pois o objetivo foi de socializar os conhecimentos tradicionais dos participantes, e com isso unir e fortalecer o movimento e a luta desses seguimentos.
E na abertura do evento teve a apresentação do grupo de dança Pankararu Nação Cultural que mostrou a dança do Búzio Pankararu, em seguinte foi formado a mesa com as diversas autoridades presentes, como os caciques e representantes indígenas, os prefeitos de Tacaratu e Jatobá, promotores públicos de Pernambuco, secretario do meio ambiente de Pernambuco, representantes dos seguimentos presentes, entre outros, após a fala de cada um Sergio Xavier Secretario do Meio Ambiente de PE, assinou um convenio com os prefeitos de Tacaratu e Jatobá, esse convenio é voltado a preservação do meio ambiente nesses municípios, onde cada prefeito se comprometeu a executar essa ação de uma forma que abranja os limites de seus municípios, e com isso favorecer a cultura do bem viver.
Após a assinatura dos convênios, Bernadete Azevedo Procuradora do Ministério Publico de Pernambuco, falou sobre o racismo na atual conjuntura judicial, e segundo ela os procurados hoje estão se preparando para atender e respeitar as diferenças e esficidades de cada povo originário e de cada comunidade tradicional de Pernambuco, para que acabe com os preconceitos judiciários no estado, e dando sequencia aos debates os participantes falaram bastante de suas experiências negativas e preconceituosas, que sofreram no momento que precisaram se dirigir a uma delegacia ou algum estabelecimento judiciário do estado, onde pudemos perceber em alguns relatos a extrema emoção e indignação das pessoas, e que tocou bastante Bernadete, pois ela se mostrou muito sensível a causa e empenhada a mudanças.
Quebrando o protocolo e a pauta do evento, os seguimentos presentes proporcionaram uma noite cultural, onde teve o toré do povo Pankararu, Fulni-ô e o samba de coco puxado pelo mestre Grio Zeca do Rolete e pessoas da jurema e dos quilombos presentes.
No segundo dia foi o momento dos povos e comunidades presentes, onde teve palestras sobre folhas sagradas e medicinais, ancestralidade e tradição, trocas de experiências, trabalhos em grupos para unificar as propostas de todos os seguimentos com o intuito de buscar uma melhoria de vida entre todos e fortalecer seus movimentos sociais. No termino do dia foi eleito a Comissão Sertaneja de povos e comunidades Tradicionais e depois apresentações culturais.
Esse encontro com certeza atingiu seus objetivos, e ficou para a historia e na memória de quem participou dele, e não temos duvida que foi um passo para a união e fortalecimento dos seguimentos.

FONTE:Publicadopor comunicacao apoinme 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

Vídeo de fotos da Comemoração do dia do Índio 2015, realizada no dia 19.04.2015

"Índios Potiguara da Paraíba Povo guerreiro, os Potiguara constituem um grande exemplo de luta entre os povos indígenas no Nordeste brasileiro". Momentos do ritual do Toré dos Índios Potiguara da Paraíba Comemoração do dia do Índio na etnia Potiguara da Paraíba no Terreiro Sagrado, na Aldeia São Francisco, Baia da Traição-PB. Contou com a presença de todas lideranças Potiguara: Cacique Geral Sandro Gomes Barbosa, Pajé Francisco(Chico), Capitão Potiguara, Josafá Padilha, Coordenador da CTL local Irenildo Cassiano, os 32 Caciques com indígenas de suas respectivas Aldeias, O Senhor Ubyratan da cura, Júnior Potiguara e familiares, os Prefeitos(a) dos município de Baia da Traição, Marcação e Rio Tinto-PB e um grande público não indígena. O dia Foi marcado com muita festa, exemplo do ritual do toré, comidas típicas, exposições de fotos, batizados, exposições e vendas de artesanatos indígenas e mais. O evento reuniu aproximadamente 2.0000,00 pessoas, o mesmo teve inicio a...