Pular para o conteúdo principal

Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição: Jogos Indígenas da Paraíba 2013 serão realizados no mês de abril

O Governo do Estado, em parceria com os municípios de Marcação, Baía da Traição e Rio Tinto, promoverá, no período de 24 a 28 de abril, os Jogos Indígenas da Paraíba 2013. Mais de 300 indígenas de 32 tribos participarão das competições. As equipes campeãs receberão premiação em dinheiro e troféus. A abertura acontecerá na Aldeia Três Rios, em Marcação, às 10h.

Confira mais fotos do lançamento dos Jogos Indígenas em Camurupim no link a seguir:www.facebook.com/media/set/

Os índios e índias potiguaras participarão dos Jogos nas modalidades de: cabo de guerra, maratona, canoagem, corrida da tora, futebol de campo, futebol de salão e arremesso de lança.
Com o objetivo de traçar os preparativos dos Jogos Indígenas 2013, uma importante reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (27), em Marcação, na Aldeia Camurupim. “A realização dos Jogos Indígenas é uma das ações do Governo do Estado no olhar especial à cultura e à tradição dos povos potiguaras”, afirmou o secretário da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira.
'Secretário de Esportes da Paraíba durante entrevista ao PBVale'

O secretário executivo do Turismo, Walter Aguiar, o prefeito de Marcação, Adriano Barreto (PSB), o prefeito de Baía da Traição, Manoel Messias (PMDB), e o empresário Brizola, esposo e representante da prefeita de Rio Tinto, Dudú de Brizola (PMDB), participaram da reunião, além do cacique geral Sandro Gomes.
“É muito importante para o município de Rio Tinto, temos 4 aldeias, não podemos ficar de fora. Vamos firmar parceria com o Governo do Estado. O intuito maior é o melhor para o esporte de nossa cidade”, disse o empresário Brizola.
'Brizola garantiu que estará acompanhando a programação esportiva e cobrou mais investimentos para o esporte da região por parte do governo do estado'

O prefeito de Marcação, Adriano Barreto, anfitrião do evento, destacou que os três municípios estão empenhados na parceria com o Governo do Estado para o pleno êxito dos Jogos. “Marcação sente-se muito orgulhosa em presenciar, acolher e, participar dos Jogos. É importante para o Vale do Mamanguape, principalmente, em termos de divulgação, mostrar o que temos de bom em nossas aldeias. Outro aspecto, é a revelação de novos talentos”, frisou Barreto. 
 
Barreto, ainda durante seu discurso agradeceu a parceria com o Governo do Estado e ressaltou que além desse projeto, os municípios do litoral norte também necessitam de convênios para desenvolver o turismo da região. Adriano aproveitou e solicitou do Secretário de Turismo uma audiência para tratar do assunto.
 
Para o gestor peemedebista Manoel Messias de Baía da Traição, o município praieiro espera com expectativa pelos Jogos. “Graças a Deus, está tudo pronto.
Estamos agora na etapa de inscrições das equipes e de atletas. Acredito que, todas as dificuldades apresentadas inicialmente, foram debatidas e sanadas. Torcemos que dê tudo certo”, finalizou Messias.



FONTE: PBVale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...