Pular para o conteúdo principal

Prefeito Adriano Barreto entrega Kits Escolar e lembra que encontrou município com dívidas de 6 milhões



CONFIRA TODAS AS FOTOS DO EVENTO CLICANDO ("AQUI")

A Prefeitura de Marcação realizou na manhã desta sexta-feira 15, oficialmente a entrega de Kits Escolares para toda rede de ensino municipal, além da entrega de 89 Notebooks, através da Secretaria de Educação para informatização dos alunos, e mais 4 Ônibus Escolares, e EPI's (Equipamentos de Proteção Individual) para os Garis, sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e setor de Transportes. A Secretaria de Ação Social também foi presença marcante e entregou diversos Kits para gestantes.
As ações aconteceram as 09:00 horas, na Praça principal da cidade e contou com a presença de vereadores, secretários e profissionais da educação. O Prefeito Adriano Barreto (PSB), estava acompanhado de sua vice, Eliselma Alves (Lili), e ressaltou os importantes investimentos que sua gestão vem fazendo para melhorar a qualidade da educação na cidade, bem como, evitar a evasão escolar, e alcançar números positivos no IDEB do próximo ano.

Ele lembrou ainda das obras executadas e em andamento do governo municipal, entre outras conquistas, a exemplo da Certidão Negativa do Município no CAUC (Cadastro Único de Convênios), quando estava com (11) onze inadimplências e, assim impossibilitado de receber recursos federais e por meio da MP 589/2012 conseguiu o re-parcelamento da dívida (pois o primeiro parcelamento havia sido quebrado em outras Gestões).

Ele lembrou que, o valor da dívida chegou a cerca de 6 milhões de reais e que seu re-parcelamento foi muito comemorado pela atual gestão. Restando apenas (1) uma última pendência no CAUC.
Adriano explicou que a chamada que lhe foi feita por meio de uma auditoria a 6 meses, referente ao ano de 2009, constatou que foram recolhidos os FGTS, mas não repassados para o GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social). Os valores do FGTS (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social) e que por meio do não repasse o município foi multado em 4 Milhões.
 
Ressaltando as conquistas na educação, o gestor enfatizou que, quando assumiu a Prefeitura, as estruturas das escolas eram inadequadas, e Marcação tinha um centro de informática que não funcionava.

- “Colocamos o conselho escolar pra trabalhar, não era só uma pessoa, passou a ser um grupo de pessoas, sem preferência partidária. Por que estávamos priorizando o crescimento da cidade, e queremos a prestação de contas de tudo isso, é por isso que nós, milagrosamente, por questões de persistências, conseguimos resultados positivos. Todas as escolas estão reformadas, ampliadas, com cerâmica, com novas mobiliarias, e outras ainda estão em andamentos. Foram mais de 120 mil de investimentos em novos equipamentos para as escolas e estamos com uma escola em construção, da base, em Jacaré de São Domingos”, afirmou.
 
Questionado ainda pela reportagem do PBVale, sobre quais seriam as ações do município para evitar a evasão escolar e elevar a nota no IDEB, Adriano frisou que, foi feito vários levantamentos de informações, sobre quantidade de alunos, e por que alguns alunos migraram pra outras escolas, até chegar a um diagnóstico geral. Ele afirmou que, faltava equipamentos, mais capacitação dos profissionais, entre outros investimentos estratégicos. Segundo ele, tudo isso afetou o ensino público municipal, mas que, a partir do momento que a população enxergarem os novos investimentos, com as novas escolas e os compromissos de cada profissional, naturalmente esta realidade irá mudar. ‘E é isso que queremos mostrar e alcançar’, disse.

A secretária de educação de Marcação, Avenis avaliou o evento como bastante positivo, Marcação está de parabéns por esta entrega, “nos esperávamos com muita ansiedade este momento, Adriano fez acontecer na educação e está fazendo, todas as escolas do pré-escolar ao 9º ano, cerca de 800 kits foram entregues hoje aqui”, declarou a secretária.

Os kits escolar do ensino infantil contém fardamentos com chorte e blusa, bolsa, garrafa d água, lápis de colorir, de madeira e de cera, lápis grafite e borracha. Já os kits do ensino fundamental contém fardamentos, lápis grafite, caneta, corretivo, caderno de matéria e bolsa.
 
Com a entrega dos quatros novos Ônibus, a frota de veículos estudantil aumentou para (7).

fonte: PBVale

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...