Pular para o conteúdo principal

Prefeito entrega 04 ônibus, 89 notebooks, fardamentos e kits escolares

599199_283442818453793_1987940573_n
Com um sol quente e muito calor. Mas contrastando com um sorriso de satisfação, que talvez fosse mais de um docente do que do gestor municipal. Foi assim que o prefeito e professor de Marcação (Litoral Norte da Paraíba) Adriano Barreto (PSB) lançou oficialmente na última sexta-feira (15), pela manhã, o ano letivo de 2013, que na prática, teve início na segunda-feira (11).
Na praça principal da cidade Adriano, que estava ao lado da vice-prefeita Lili Oliverira (PSB); da secretária de Educação Municipal Avenys Soares; da chefe de Gabinete Mônica Fernandes; do secretário de Cultura Luciano Oliveira e vereadores, entregou 04 ônibus escolar, 89 notebooks para os professores, fardamentos e kits escolares para as 13 escolas municipais.
Em seu discurso, ele disse que Marcação vive novos tempos, com uma administração voltada para o coletivo e bem estar dos mais necessitados.
Ele colocou que no Vale do Mamanguape, nenhum município tinha obtido tantas conquistas, e que esse avanço era fruto de uma equipe compromissada com a qualidade e com as conquistas públicas.
“Pela primeira vez na história do nosso município o ano escolar começa com todo material e condições de estudo. Aos poucos vamos acabando com o assistencialismo, implantando uma nova mentalidade de conquistas para cada cidadão, dando a eles mais qualidade de vida e autoestima”, disse o prefeito aoblog.
A abertura da solenidade foi feita pelas crianças do grupo de dança Toré, dos índios Potiguaras (foto com o prefeito).


FONTE: Blog Fábio Araujo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FOTOS DE CRIANÇAS INDÍGENA POTIGUARA,O FUTURO DO NOSSO POVO!

       Somos Índios Potiguara com muito orgulho e sabemos que nosso povo sempre vai existir ,a cada dia lutaremos por nossos direitos á educação,saúde e nossas terras,Potiguara povo guerreiro e vitoriosos! Crianças Indígena Potiguara -Paraíba TIRADAS NA ÁREA INDÍGENA POTIGUARA-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA CARNEIRA,MARCAÇÃO-PB ALDEIA JACARÉ DE CESAR,MARCAÇÃO-PB ALD...

MINI-DICIONÁRIO TUPI-GUANRANI

PALAVRAS EM TUPI-GUARANI E SEUS SIGNIFICADOS: Aaru: espécie de bolo preparado com um tatu moqueado, triturado em pilão e misturado com farinha de mandioca. Abá: Veja auá Ababá: tribo tupi-guarani que habitava as cabeceiras do rio Corumbiara(MT). Abaçaí: a pessoa que espreita, persegue, gênio perseguidor de índios espírito maligno que perseguia os índios, enlouquecendo-os. Abacataia: peixe de água salgada, parecido com o peixe-galo. Abacatina: Veja Abacataia. Abacatuaia: Veja Abacataia. Abacaxi: fruto cheiroso. Abacutaia: Veja Abacataia. Abaetê: pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada. Abaeté: Veja Abaetê. Abaetetuba: lugar cheio de gente boa. Abaíba: noivo, Namorado. Abaité: gente ruim, gente repulsiva, gente estranha. Abanã: (gente de) cabelo forte ou cabelo duro. Abanheém: Veja Avanheenga. Abanheenga: Veja Avanheenga. Abaquar: senhor (chefe)do vôo. Abaré: Veja Avaré. Abarebêbê: de homem distinto que voa, o padre voador. Abaruna:...

A DANÇA DO TORÉ

OS POTIGUARA EM BRASILIA-DF ALDEIA TRÊS RIOS   A dança do toré dos índios potiguara   A dança do   toré  apresenta variações de ritmos e toadas dependendo de cada povo.                  O  maracá  – chocalho indígena feito de uma cabaça seca, sem miolo, na qual se colocam pedras ou sementes – marca o tom das pisadas e os índios dançam, em geral, ao ar livre e em círculos. O ritual do   toré   é considerado o símbolo maior de resistência e união entre os índios potiguara. Os índios potiguara da Aldeia Carneira           Dançam o toré para celebrar atos, fatos e feitos relativos à vida e aos costumes. Dançam enquanto preparam a guerra; quando voltam dela; para celebrar um cacique, safras, o amadurecimento de frutas, uma boa pescaria ou homenagear os mortos em rituais fúnebres; espantar doenças, epidemias e outro...